Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Paulo Novais / Lusa

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também deu positivo para a infecção.

O caso é reportado pelo Jornal de Leiria que avança que o aluno não cumpriu a quarentena que é recomendada pela Direcção Geral de Saúde quando há contactos directos com pessoas que estão infectadas com covid-19.

No caso do estudante da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o pai já tinha um diagnóstico positivo de covid-19 e a mãe estava em isolamento profilático, enquanto o jovem aguardava o resultado do teste.

Apesar disso, o aluno foi à escola, marcando presença na apresentação do ano lectivo numa sala com mais 17 alunos, com a presença do director de turma e por onde passaram, ainda, outros funcionários, bem como a directora do estabelecimento.

O aluno terá depois ido almoçar com dois colegas da escola e com um aluno de outro estabelecimento da cidade de Leiria, conforme relata o Jornal de Leiria.

Já depois disso, confirmou-se que o estudante está infectado com covid-19.

A directora da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Celeste Frazão, conta ao Jornal de Leiria que levou com um “balde de água fria” quando, no final do dia de quarta-feira, a autoridade de saúde de Leiria a informou de que havia um aluno do estabelecimento com um teste positivo.

“Já denunciei a situação à polícia. É uma grande irresponsabilidade da parte dos pais. Esforçámo-nos para criar as melhores condições de segurança sanitária aos alunos e não pode haver atitudes destas que põem em risco toda a comunidade”, analisa Celeste Frazão na mesma publicação.

A directora aponta ainda que a escola já começou a contactar os alunos da turma, bem como o professor responsável pela mesma, que já não foram às aulas na quinta-feira.

“Como tinham uma distância de mais de um metro e meio e estavam de máscara“, nesta sexta-feira já deverão regressar à escola, explica ainda Celeste Frazão.

O médico de saúde pública de Leiria, Rui Passadouro, explica ao jornal local que estão, agora, “a averiguar os contactos de risco que [o aluno] teve, pois alguns terão de ficar de quarentena”.

“Se estiverem em contacto com um caso positivo há um período de 14 dias em que podem ficar infectados. Não ficando em isolamento colocam em risco uma escola ou um local de trabalho”, alerta ainda Rui Passadouro.

Entretanto, os bombeiros já foram chamados à escola para desinfectar a sala onde o aluno infectado esteve.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso a irresponsabilidade dos pais!
    Isto é um ato criminoso que deve ser sem qualquer duvida condenado com pelo menos uma grande multa monetária para doer a sério a esses irresponsáveis!

  2. A ver se publicam aqui o que aconteceu a família. O mais provável é irem de férias para qualquer lado. Como estão os 3 em confinamento…

  3. São os ditos pais que temos atualmente no país e no mundo = irresponsáveis – Não sabem ser pais. Acham que escola é que deve dar a educação. Escola é um complemento da educação, mas principalmente é para instruir areas que os pais não se dignam ou não querem ter conhecimento.
    A lei diz que todo o cidadão tem a obrigação e responsabilidade de tomar conhecimento das suas obrigações e deveres perante a sociedade. Não é só ter conhecimento dos benefícios.
    Estes pais se não forem responsabilizados vai ser : Salve-se quem poder ou o Rei vai Nu

  4. Simplesmente um GIGANTESCO tiro nos pés… Mas ao menos não há hipótese de afirmarem que o “menino” apanhou isto na escola… Depois admiram-se que não haja diminuição de casos, bem pelo contrário. Somos (na maioria dos casos) ignirantes e desobedientes… Nada a fazer, se temos de contar com o bom-senso das pessoas, estamos mal!

  5. Alguém sabe se a criança ou os pais estavam doentes?
    Ou estão daquela pandemia de casos que agora está na moda, sem doentes.

  6. Irresponsabilidade total. É por causa de faltas de civismo como esta que a contaminação poderá alastrar rapidamente. Mas a falta de civismo não se vê só aqui. Quantos jovens andam juntos sem máscara com a conivência dos pais?

RESPONDER

Congressista republicana persegue Ocasio-Cortez nos corredores do Capitólio

A congressista republicana Marjorie Taylor Greene perseguiu a democrata Alexandria Ocasio-Cortez pelo corredores do Capitólio, acusando-a de ser cobarde e de apoiar terroristas. A congressista do Partido Democrata Alexandria Ocasio-Cortez saiu à frente de Marjorie Taylor …

Sérgio Conceição admite pausa na carreira

O treinador do FC Porto terá em cima da mesa a possibilidade de fazer uma pausa na carreira, mas só vai decidir o seu futuro depois do fim do campeonato. Quem avança esta possibilidade é o …

Ministra garante que Ticão não será extinto e que "nada ficará como antes"

A ministra da Justiça disse, esta quinta-feira, que "nunca nada ficará como antes" no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), o chamado Ticão, mas que não será extinto. Falando à margem da reinauguração das instalações do …

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? Editor da Lusa demite-se após referência racista a deputada do PS

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …