Pais deixaram aluno com covid-19 na escola. Denúncia já chegou à PSP

Paulo Novais / Lusa

Um aluno de uma escola de Leiria que está infectado com o coronavírus foi à apresentação do ano lectivo, nesta quarta-feira, quando já havia suspeitas de que teria covid-19, uma vez que o pai também deu positivo para a infecção.

O caso é reportado pelo Jornal de Leiria que avança que o aluno não cumpriu a quarentena que é recomendada pela Direcção Geral de Saúde quando há contactos directos com pessoas que estão infectadas com covid-19.

No caso do estudante da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, o pai já tinha um diagnóstico positivo de covid-19 e a mãe estava em isolamento profilático, enquanto o jovem aguardava o resultado do teste.

Apesar disso, o aluno foi à escola, marcando presença na apresentação do ano lectivo numa sala com mais 17 alunos, com a presença do director de turma e por onde passaram, ainda, outros funcionários, bem como a directora do estabelecimento.

O aluno terá depois ido almoçar com dois colegas da escola e com um aluno de outro estabelecimento da cidade de Leiria, conforme relata o Jornal de Leiria.

Já depois disso, confirmou-se que o estudante está infectado com covid-19.

A directora da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, Celeste Frazão, conta ao Jornal de Leiria que levou com um “balde de água fria” quando, no final do dia de quarta-feira, a autoridade de saúde de Leiria a informou de que havia um aluno do estabelecimento com um teste positivo.

“Já denunciei a situação à polícia. É uma grande irresponsabilidade da parte dos pais. Esforçámo-nos para criar as melhores condições de segurança sanitária aos alunos e não pode haver atitudes destas que põem em risco toda a comunidade”, analisa Celeste Frazão na mesma publicação.

A directora aponta ainda que a escola já começou a contactar os alunos da turma, bem como o professor responsável pela mesma, que já não foram às aulas na quinta-feira.

“Como tinham uma distância de mais de um metro e meio e estavam de máscara“, nesta sexta-feira já deverão regressar à escola, explica ainda Celeste Frazão.

O médico de saúde pública de Leiria, Rui Passadouro, explica ao jornal local que estão, agora, “a averiguar os contactos de risco que [o aluno] teve, pois alguns terão de ficar de quarentena”.

“Se estiverem em contacto com um caso positivo há um período de 14 dias em que podem ficar infectados. Não ficando em isolamento colocam em risco uma escola ou um local de trabalho”, alerta ainda Rui Passadouro.

Entretanto, os bombeiros já foram chamados à escola para desinfectar a sala onde o aluno infectado esteve.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso a irresponsabilidade dos pais!
    Isto é um ato criminoso que deve ser sem qualquer duvida condenado com pelo menos uma grande multa monetária para doer a sério a esses irresponsáveis!

  2. A ver se publicam aqui o que aconteceu a família. O mais provável é irem de férias para qualquer lado. Como estão os 3 em confinamento…

  3. São os ditos pais que temos atualmente no país e no mundo = irresponsáveis – Não sabem ser pais. Acham que escola é que deve dar a educação. Escola é um complemento da educação, mas principalmente é para instruir areas que os pais não se dignam ou não querem ter conhecimento.
    A lei diz que todo o cidadão tem a obrigação e responsabilidade de tomar conhecimento das suas obrigações e deveres perante a sociedade. Não é só ter conhecimento dos benefícios.
    Estes pais se não forem responsabilizados vai ser : Salve-se quem poder ou o Rei vai Nu

  4. Simplesmente um GIGANTESCO tiro nos pés… Mas ao menos não há hipótese de afirmarem que o “menino” apanhou isto na escola… Depois admiram-se que não haja diminuição de casos, bem pelo contrário. Somos (na maioria dos casos) ignirantes e desobedientes… Nada a fazer, se temos de contar com o bom-senso das pessoas, estamos mal!

  5. Irresponsabilidade total. É por causa de faltas de civismo como esta que a contaminação poderá alastrar rapidamente. Mas a falta de civismo não se vê só aqui. Quantos jovens andam juntos sem máscara com a conivência dos pais?

RESPONDER

Número três do Benfica suspeito de fraude fiscal

Os investigadores da Operação Saco Azul suspeitam que o Benfica desviou 1,4 milhões de euros, dos 1,8 milhões que pagou à empresa informática Questão Flexível. O semanário Expresso avança, na sua edição desta sexta-feira, que o …

OE2022: PCP já reuniu com o Governo, mas chuta discussões para pós-autárquicas. BE resgata propostas

O Governo já começa a apalpar terreno à esquerda para as negociações do Orçamento do Estado para 2022. O executivo reuniu com o PCP, mas o partido diz que só negoceia após as autárquicas. BE …

Harry Kane a caminho do Manchester City por 187 milhões de euros

A confirmar-se este valor, esta será a segunda maior transferência da história, superada apenas pela saída de Neymar do Barcelona para o PSG em 2017. Segundo avança o The Sun, Harry Kane está mesmo a caminho …

Benfica fez sondagem por Kaio Jorge

O jovem ponta-de-lança estará a ser cobiçado pelos italianos do AC Milan, mas os encarnados também não quiseram ficar para trás. De acordo com o jornal Record, o Benfica fez uma sondagem por Kaio Jorge, o …

Governo propõe que avós ou tios possam usufruir de licença parental

O Executivo propôs aos parceiros sociais que, quando a mãe ou o pai de uma criança estão impedidos de gozar a licença parental, os familiares diretos, como avós, tios ou irmãos, possam fazê-lo e receber …

"Jogo de passa-culpas". Detenção de Vieira abre guerra entre Novo Banco e Fundo de Resolução

O Novo Banco acusa o Fundo de Resolução pelo facto de a venda da dívida da Imosteps, empresa de Luís Filipe Vieira, não ter sido vendida isoladamente a um fundo. A detenção de Luís Filipe Vieira …

Santa Clara vence na Macedónia do Norte e está mais perto da Europa

O Santa Clara venceu hoje por 3-0 na visita ao Shkupi, em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, disputado em Skopje, na Macedónia do Norte. No estádio Arena Nacional Todor Proeski, …

Testes e certificados covid falsos à venda na Internet

Existem cada vez mais casos de venda ilícita de testes negativos e certificados covid. Alguns documentos estão à venda na Internet por 21 euros. Com a obrigatoriedade de apresentar testes negativos à covid-19 ou certificados de …

Sporting quer faturar até 35 milhões de euros com Jovane e Matheus Nunes

O Sporting quer faturar em grande com as vendas de Jovane Cabral e Matheus Nunes. Os 'leões' esperam conseguir uma verba entre os 28 e os 35 milhões de euros pelos dois jogadores. Esta pode ter …

Programa para aumentar notas em escolas de contextos desfavorecidos falha em toda a linha

A investigação, para além de comparar notas internas e notas de exames nacionais de escolas públicas de contexto desfavorecidas com as restantes, debruçou-se também sobre campos como as taxas de retenção, as desistências, os “chumbos” …