Pais da bebé Matilde reagem à polémica sobre os donativos

A família de Matilde diz que manteve parte dos donativos para fazer frente aos gastos que podem ter com a bebé no futuro e que a outra parte está a ser distribuída pelas famílias de outras crianças.

No Facebook, os pais da bebé Matilde informaram que a criança está a reagir bem ao medicamento inovador que lhe foi administrado na terça-feira, na esperança que trave a evolução da atrofia muscular espinham tipo 1.

“Nós como pais, e assim como os pais da Natália, Andrea Silva e Fernando Silva, temos os pés assentes na terra, mas acreditamos que as nossas meninas vão superar as expectativas e as limitações. Acreditamos que as suas vidas vão mudar”, escreveram.

Além desta informação, a publicação na rede social confirma que os donativos feitos pelos portugueses continuam na conta dos pais de Matilde. O dinheiro não chegou a ser usado, uma vez que o Estado assumiu o valor do remédio. Ainda assim, os pais da criança adiantam que a “conta foi aprovada pelo Ministério da Administração Interna e a sua utilização é monitorizada”.

Quando o Governo informou que pagaria o medicamento às famílias de Matilde e de Natália, os pais da menina prometeram distribuir o dinheiro por outras famílias com filhos com o mesmo problema de saúde.

Segundo a família da criança, parte do valor continua na conta de Matilde porque “não sabemos quanto vamos precisar para a Matilde agora nem no futuro”. No entanto, a família diz que já contactou “outras mães” e que já “começou a ajudar”, adianta o Observador.

https://www.facebook.com/320629462202840/photos/a.326664721599314/372869516978834/?type=3

De acordo com os pais, a distribuição de uma parte do dinheiro começou no dia 7 de julho. “Desde dia 7 de julho que iniciámos esta missão de ajudar outros bebés com a mesma doença da nossa Matilde. E quis o destino que ajudássemos também outros bebés e crianças especiais com diferentes doenças. Ainda aguardamos confirmação para avançar com ajudas a duas famílias. E vamos começar a ajudar as crianças com atrofia muscular espinhal tipo 2.”

Os pais responderam ainda às críticas que lhes foram tecidas por ainda manterem o dinheiro na sua posse. “Lamentamos muito que, para algumas pessoas, o dinheiro seja mais importante que a vida destes bebés. Continuamos a ser as mesmas pessoas e a fazer a nossa vida humilde para poder proporcionar à Matilde o melhor para ajudá-la a recuperar e ter uma vida normal.”

ZAP //

PARTILHAR

19 COMENTÁRIOS

  1. Por isso é que eu não alinho nestas mobilizações em massa para financiar causas…
    Nunca sabemos depois o que é feito do dinheiro nem onde foi utilizado.

      • O pedido foi para aquisição do medicamento….certo?… sendo comparticipado a 100% por o Estado, o mais correcto era de devolver as somas aos donatários. De forma nenhuma estes Pais são donos do montante colectado. Fico Feliz por a atitude do Estado e por a recuperação da pequena Matilde, e espero o mesmo em relação a todas as “Matildes”. De certeza que o que for necessário de aqui para a frente, será igualmente contemplado por a SS. Quanto a “baboseiras” vem você de produzir uma !

  2. Não haver um organismo que fiscalize estas coisas. Mas depois estes organismos querem uma percentagem do total. Não há seriedade e na sociedade em que vivemos isso é muito triste. Devia existir um comunicado a dizer tudo certo e não estas noticias que falam de umas contas. Na minha opinião ficavam com 50k, as restantes famílias com igual valor e o restante para quem aparecesse com o mesmo problema.

    • Ah?!
      “a conta foi aprovada pelo Ministério da Administração Interna e a sua utilização é monitorizada”.
      Será assim tão difícil ler tudo antes de escreveres disparates?

      • Que disparate é que escrevi? A conta foi aprovada mas é gerida pelos próprios. Quem deveria gerir seria uma entidade neutra. Dispartes? Tens tanta vontade de ofender que qualquer interpretação é válida. Vai dar murros num saco de boxe; pode ser que te livres da maledicência que levas dentro de ti.

      • E desde quando o sistema é justo e honesto?? Nao sejas ingénuo, se o dinheiro não fosse importante ja teria sido devolvido e eles recebiam a parte deles. Lá porque alguém do estado está a “controlar” o que quer que seja, não significa nada… ainda vamos ver alguma notícia sobre esses fundos terem sido usados para coisas que não se devia.
        E para mais os pais quando pediram ajuda foi para comprar o medicamento, se já o têm so lhes ficava bem devolver o dinheiro, já conseguiram mais do que queriam, o medicamento e ajuda do estado.

  3. Considero que os donativos foram feitos para um fim específico e não outros. Na impossibilidade de devolver todo o dinheiro recebido, deveria haver um organismo, tipo associação de doentes, que beneficiaria de toda a ajuda!

    • Concordo plenamente.

      No meu caso fiz uma doação para um fim especifico, que foi para a compra do medicamento. Não acho correto reterem o dinheiro pois não sabem o que vai ser preciso no futuro.. E qual será o meu futuro ou o da maioria dos Portugueses?????

      • Devolução total do dinheiro! Estilo raríssimas era o que queria dizer, e sim, estilo raríssimas, é mesmo disso que se trata!

  4. já existe uma associação raríssimas,
    e parece que depois de resolvido o escândalo da anterior presidente já está a ajudar
    Acho que parte do dinheiro devia ser gerido por essa ou outras associações com transparecia e controle
    No entanto se o dinheiro foi doado para ajudar a Matilde acho que os pais teem direito a manter parte dele

  5. isto só prova que eu não dou donativos infelizmente a não ser eu a fazer, pois realmente o que estas pessoas têm a fazer é entregar o dinheiro a bombeiros hospitais, policia e também para as outras familias que precisem etc, porque na realidade só pediram dinheiro para o medicamento mais nada”ponto” e já estavam contentes,.. as imagens passadas na TV com lágrimas assim o dizem, mas agora vejo arrogãncia dizem “vamos ficar com parte do dinheiro porque não sabemos o futuro da Matilde”, também eu não sei a dos meus filhos e ninguém me dá nada, eles já deviam dár graças a deus, mas agora vêm o dinheirinho dá cá amão e tchau.

RESPONDER

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …