Donativos de 2,5 milhões de euros retidos pelos pais da bebé Matilde

(dr) Facebook

Depois de o Estado ter assumido os encargos na totalidade da compra do medicamento milionário, os pais de Matilde prometeram ajudar “outras Matildes”, mas até agora o dinheiro das doações continua retido pela família.

A bebé Matilde tem Atrofia Muscular Espinal (AME) tipo 1 e começou, esta terça-feira, juntamente com a bebé Natália, a ser tratada com Zolgensma, o fármaco mais caro do mundo. O caso de Matilde chegou ao conhecimento público em junho deste ano e, desde então, uma enorme onda de solidariedade propôs-se a ajudar a recém-nascida.

O fármaco que Matilde precisava custava dois milhões de euros, razão pela qual o Estado decidiu assumir a totalidade dos custos. Antes disso, os pais da bebé já tinham recebido mais de 2,5 milhões de euros em donativos. Como já não precisavam do dinheiro das doações, prometeram ajudar outras bebés com o mesmo problema.

“Todo o valor que não for necessário para o tratamento da Matilde será doado às famílias com outras Matildes”, escreveram os pais, numa publicação no Facebook a 4 de julho.

No entanto, segundo noticia a revista Sábado, passados quase dois meses, os donativos continuam retidos pela família de Matilde, que continua sem ajudar qualquer outra bebé.

Em Portugal, recorde-se, há outras oito crianças diagnosticadas com atrofia muscular espinhal, uma doença rara cuja forma mais grave (tipo 1), detetada sobretudo em bebés, causa perda de força, atrofia muscular e paralisia progressiva.

O Zolgensma é oriundo dos Estados Unidos e custa cerca de 2 milhões de euros, sendo considerado o medicamento mais caro do mundo.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Deviam devolver o dinheiro a quem ajudou… pois quem deu foi pensando que era a única hipótese, uma vez que o estado decidiu ajudar, então acho que o dinheiro deve ser devolvido e as pessoas se assim entenderem ajudar outras causa ajudam!

  2. Quando há donativos deste tipo e dados para um determinado fim, se esse fim não se verificar os mesmos podem ser reclamados por quem os doou. Em qualquer caso, os recebedores dos donativos devem ter escrita organizada sobre os mesmos e o destino que lhes deu, para eventual consulta.

  3. Para quem fez o donativo seria justo poderem pedir o reembolso caso queiram pois o donativo era para a tal droga, e se fosse tipo uma campanha gofundme ou assim o dinheiro serial devolvido aos contribuidores mas os pais não tem qualquer obrigação por lei de devolver o dinheiro pois foi um donativo. Agora com este dinheiro todo que receberam duvido que vão gastar tudo em outras doações para ciranças e não ponham nada no bolso.

RESPONDER

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …