“Vamos todos pagar” a factura do Novo Banco

José Sena Goulão / Wikimedia

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O ex-ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos

O processo de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star acarreta “risco” para o Estado e “mais tarde ou mais cedo, os portugueses vão pagar a fatura”, alerta o ex-ministro das Finanças Teixeira dos Santos que é contra a nacionalização da instituição.

Em entrevista ao Diário de Notícias e à Rádio TSF, a ser divulgada na íntegra no próximo domingo, Fernando Teixeira dos Santos diz não ter dúvidas de que todas as perdas que resultem da operação “serão pagas pelos portugueses”.

Vamos todos pagar isto. Este é um encargo que vai ser repercutido nos cidadãos”, sublinha o ex-ministro das Finanças e atual presidente do banco BIC.

O processo de venda do Novo Banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star está na fase final e a assinatura será feita esta semana, confirmou na quarta-feira o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Londres.

Apesar de, enquanto ministro das Finanças ter decidido, em 2008, nacionalizar o BPN, Teixeira dos Santos considera que essa opção é errada para o Novo Banco.

“É certo que tudo o que forem perdas imputadas ao processo [de venda do Novo Banco] vão estar no Fundo de Resolução. E esse é um encargo que os bancos vão ter que suportar nos próximos 30 anos e que vão ser repercutidos nos cidadãos“, afirma.

De acordo com o presidente do BIC, “na altura em que o BPN foi nacionalizado, não havia instrumentos jurídicos de intervenção que estavam disponíveis quando foi a resolução do BES”. “A nacionalização era o possível à luz do quadro legal existente”, frisa.

Nesta entrevista, Teixeira dos Santos diz que é “a favor da venda do Novo Banco”, mas alerta para os perigos, salientando que, na prática, o “Estado está a dar uma garantia ainda que com outro nome”.

“Quando a venda à Lone Star foi anunciada dizia-se que o fundo queria uma garantia do Estado para acautelar algumas contingências que pudessem vir a afetar o valor do Novo Banco. A solução em que o Estado mantém 25% da participação no banco e é um parceiro mudo, sem qualquer interferência na gestão nem sequer com direito de voto, é uma forma de partilhar um risco da operação, ou seja, é uma forma de garantir que o Estado vai suportar, por essa via, aquilo que possam vir a ser vicissitudes no futuro do Novo Banco”, sublinha.

Segundo Teixeira dos Santos, “não faz sentido o Estado não ter direito de voto”.

Para o ex-ministro, também a nacionalização do Novo Banco “não faz sentido”, até porque os desafios que o banco tem pela frente são grandes.

“Fala-se em fecho de balcões, redução de pessoal e não me parece que, se o banco ficar na posse do Estado, pudesse levar a cabo um plano de reestruturação e de ganho de eficiência que seria necessário”, diz.

O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 03 de agosto de 2014, e que está em processo de venda.

Desde fevereiro que o Governo está a negociar a venda do Novo Banco em exclusivo com o fundo norte-americano Lone Star. Por acordo com a Comissão Europeia, o Novo Banco tem de ser vendido até ao verão deste ano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Mas alguém tem duvidas ou será crente…
    Os bancos tem lucro então os accionistas recebem os seus dividendos, assim como, todo um conjunto de entidades sanguessugas…
    Os bancos tem prejuízo e o Zé Povinho é chamado a pagar esse prejuízo… Os coitados dos accionistas não pagam nada…

  2. Até os burros aprendem… !
    Teixeira dos Santos afirmava há alguns anos, quando tinha responsabilidades governativas, que os portugueses não teriam de pagar um cêntimo quando decidiu nacionalizar o BPN. Tinha razão. Os portugueses não pagaram um cêntimo… pagaram vários milhares de milhões de euros.
    Mas aprendeu com o seu erro de cálculo, e hoje é ele que vem avisar que tudo o que está a ser feito no NOVO BANCO e na CGD será pago pelos contribuintes portugueses. Que descoberta !!! Já pode voltar a ser ministro das Finanças !

RESPONDER

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …