EUA. Padre diz que pedofilia não “mata ninguém” ao contrário do aborto

Lawrence OP / Flickr

Na semana passada, o reverendo católico Richard Bucci publicou uma lista na qual proibia 44 políticos norte-americanos, que votaram a favor da lei do aborto, de comungar na sua paróquia, em Rhode Island, Estados Unidos.

Richard Bucci, de 72 anos, publicou uma lista no folheto mensal da sua paróquia, em Rhode Island, onde proíbe 44 políticos norte-americanos de comungar e de exercer algumas funções nas celebrações religiosas, como ser padrinho ou ler a liturgia em casamentos e funerais.

A razão por trás desta proibição prende-se com o facto de os 44 legisladores se terem mostrado favoráveis à Lei da Privacidade Reprodutiva, aprovada no ano passado, que prevê que o Estado não deve negar ou interferir no direito da mulher em escolher ter um filho ou abortar. O caso ganhou eco depois de uma entrevista do reverendo a uma estação televisiva.

“De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica por 2000 anos, os seguintes membros da legislatura não podem receber a Santa Comunhão, assim como todos os responsáveis do estado de Rhode Island, bem como os membros do Congresso de Rhode Island”, lê-se no panfleto, citado pelo Jornal de Notícias.

Na entrevista à estação WAJR, Richard Bucci explicou a sua tomada de posição e proferiu uma declaração polémica sobre os abusos sexuais perpetrados por elementos da Igreja Católica: “A pedofilia não matou ninguém, isso sim [aborto]“.

As palavras do reverendo não passaram despercebidas, quer nas redes sociais, quer junto de políticos norte-americanos. Carol Hagan McEntee, representante do partido Democrata em Rhode Island, criticou o padre afirmando que este não “entende nada quando diz que a pedofilia não mata ninguém”.

A representante acrescentou ainda que Bucci deveria ter ouvido as vítimas de abusos sexuais por elementos da Igreja.

O Daily Mail avança que a representante democrata e a irmã foram molestadas por um padre da Igreja do Sagrado Coração de West Warwick durante sete anos. O homem acusado pelos crimes já faleceu. “Pessoalmente, sinto que este é um ataque continuado dele [Richard Bucci] a mim e à minha família devido ao que aconteceu à minha irmã”, disse em entrevista à CBS News.

Também Julie Casimiro, uma das visadas na lista polémica da paróquia , teceu duras críticas ao padre, afirmando que o Papa Francisco deveria visitar aquele estado norte-americano.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E está tudo dito sobre os valores e a moral dos “intermediários” de Deus!…
    Só pode ficar admirado quem não conhece o historial dessa seita com “ensinamentos de 2000 anos”!

      • Mau… então os padres e os restantes parasitas da Igreja não são intermediários de Deus?!
        Eles é que estão sempre a dizer que falam com Deus e que Deus os escolheu!…
        Sei que ganham a vida (e que boa vida!) com essas “estorinhas”, mas a única certeza é que tenho é que eles são um bando de inúteis sem o mínimo de vergonha ou bom senso como esse “aborto falhado”, que nem sequer respeita as vítimas dos seus colegas!…
        Para esees animais, um aborto é menos uma possível “presa”!…

  2. quem disse que não mata. deve existir para aí muita gente com tendências suicidas depois de terem sido abusados se é que não se suicidam mesmo, por isso.

RESPONDER

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …