EUA. Padre diz que pedofilia não “mata ninguém” ao contrário do aborto

Lawrence OP / Flickr

Na semana passada, o reverendo católico Richard Bucci publicou uma lista na qual proibia 44 políticos norte-americanos, que votaram a favor da lei do aborto, de comungar na sua paróquia, em Rhode Island, Estados Unidos.

Richard Bucci, de 72 anos, publicou uma lista no folheto mensal da sua paróquia, em Rhode Island, onde proíbe 44 políticos norte-americanos de comungar e de exercer algumas funções nas celebrações religiosas, como ser padrinho ou ler a liturgia em casamentos e funerais.

A razão por trás desta proibição prende-se com o facto de os 44 legisladores se terem mostrado favoráveis à Lei da Privacidade Reprodutiva, aprovada no ano passado, que prevê que o Estado não deve negar ou interferir no direito da mulher em escolher ter um filho ou abortar. O caso ganhou eco depois de uma entrevista do reverendo a uma estação televisiva.

“De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica por 2000 anos, os seguintes membros da legislatura não podem receber a Santa Comunhão, assim como todos os responsáveis do estado de Rhode Island, bem como os membros do Congresso de Rhode Island”, lê-se no panfleto, citado pelo Jornal de Notícias.

Na entrevista à estação WAJR, Richard Bucci explicou a sua tomada de posição e proferiu uma declaração polémica sobre os abusos sexuais perpetrados por elementos da Igreja Católica: “A pedofilia não matou ninguém, isso sim [aborto]“.

As palavras do reverendo não passaram despercebidas, quer nas redes sociais, quer junto de políticos norte-americanos. Carol Hagan McEntee, representante do partido Democrata em Rhode Island, criticou o padre afirmando que este não “entende nada quando diz que a pedofilia não mata ninguém”.

A representante acrescentou ainda que Bucci deveria ter ouvido as vítimas de abusos sexuais por elementos da Igreja.

O Daily Mail avança que a representante democrata e a irmã foram molestadas por um padre da Igreja do Sagrado Coração de West Warwick durante sete anos. O homem acusado pelos crimes já faleceu. “Pessoalmente, sinto que este é um ataque continuado dele [Richard Bucci] a mim e à minha família devido ao que aconteceu à minha irmã”, disse em entrevista à CBS News.

Também Julie Casimiro, uma das visadas na lista polémica da paróquia , teceu duras críticas ao padre, afirmando que o Papa Francisco deveria visitar aquele estado norte-americano.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. E está tudo dito sobre os valores e a moral dos “intermediários” de Deus!…
    Só pode ficar admirado quem não conhece o historial dessa seita com “ensinamentos de 2000 anos”!

      • Mau… então os padres e os restantes parasitas da Igreja não são intermediários de Deus?!
        Eles é que estão sempre a dizer que falam com Deus e que Deus os escolheu!…
        Sei que ganham a vida (e que boa vida!) com essas “estorinhas”, mas a única certeza é que tenho é que eles são um bando de inúteis sem o mínimo de vergonha ou bom senso como esse “aborto falhado”, que nem sequer respeita as vítimas dos seus colegas!…
        Para esees animais, um aborto é menos uma possível “presa”!…

  2. quem disse que não mata. deve existir para aí muita gente com tendências suicidas depois de terem sido abusados se é que não se suicidam mesmo, por isso.

RESPONDER

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …

Três meses depois do anúncio, o apoio de emergência às Artes ainda não chegou

Cinquenta das 311 entidades abrangidas pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, dotada de 1,7 milhões, ainda não tinham esta quinta-feira recebido o valor que lhes foi atribuído, três meses depois do anúncio dos …

Avaliação dos professores, "mock exams" e testes no outono. Britânicos podem "escolher" as próprias notas

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19. De acordo com o jornal britânico The …

Governo reitera que não há exceções para a Festa do Avante. Críticas multiplicam-se

A ministra de Estado e da Presidência destacou que o Governo “não tem competências legais ou constitucionais” para proibir iniciativas políticas como a Festa do Avante!, mas salientou que não serão admitidas exceções às regras. Na …

Trabalhadores que estiveram em lay-off durante pelo menos 30 dias também vão ter bónus

O Conselho de Ministros aprovou um decreto-lei que clarifica que os trabalhadores que estiveram em lay-off por mais de 30 dias consecutivos, mesmo sem completar um mês civil, vão receber o complemento de estabilização. "Criado com …

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …