Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

António Cotrim / Lusa

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado regulado em 2022.

O preço da eletricidade não vai aumentar para os consumidores domésticos em 2022. A garantia foi dada esta terça-feira, pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

O Governo “está em condições de dizer que não haverá aumento do preço da eletricidade para os consumidores domésticos do mercado regulado no ano de 2022 e que haverá uma redução de pelo menos 30% na tarifa de acesso às redes para os industriais”, disse o governante, em conferência de imprensa, citado pelo Jornal de Notícias.

As medidas, cujo pacote ascende a 430 milhões de euros, devem ser tidas em conta pela entidade reguladora ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) na altura de fazer as contas para as famílias no mercado regulado no próximo ano.

Matos Fernandes sublinhou que se, no próximo ano, o mercado não regulado tiver tarifas mais altas do que o regulado, “a transação está à distância de um telefonema e é imediata”.

Para as empresas, estão anunciadas medidas de 130 milhões de euros.

Segundo o Jornal Económico, entre as medidas que o Governo vai aprovar estão a eliminação do sobrecusto com a central a carvão do Pego que vai gerar uma poupança de 100 milhões face a este ano; a revogação do mecanismo de interruptibilidade, um subsídio pago à indústria que vai deixar de existir; as receitas extra que o Fundo Ambiental está a gerar este ano com o aumento das preços das licenças de CO2 no valor de 270 milhões de euros; e 110 milhões da receita da taxa CESE.

No dia 15 de outubro, a ERSE apresenta a sua proposta tarifária para 2022, com a decisão final a ser anunciada no dia 15 de dezembro.

De acordo com o semanário Expresso, a conferência de imprensa desta tarde aconteceu no mesmo dia em que o preço grossista no mercado ibérico voltou a disparar. Na produção contratada para esta quarta-feira, foi fixado um preço médio de 175 euros por megawatt hora (MWh), o segundo mais alto de sempre.

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …