/

Estados Unidos: Paciente recebe por engano um rim que era para outro doente

Um norte-americano, de 51 anos, recebeu por engano um rim que era destinado a outro doente com o mesmo nome e a mesma idade.

A 18 de novembro, um norte-americano, de 51 anos, recebeu por engano um rim que era destinado a outro doente, no Virtua Hospital de Nossa Senhora de Lurdes, em Camden, New Jersey, nos Estados Unidos.

De acordo com o Expresso, a administração desta unidade hospitalar esclareceu que o paciente que devia ter recebido o rim também já foi submetido a um transplante.

Um dos elementos da equipa do hospital percebeu o erro no dia seguinte ao transplante. O paciente que recebeu o rim também estava na lista para receber um transplante renal, mas saltou a ordem prioritária.

O coordenador de transplantes e o diretor médico do hospital já lhe endereçaram um pedido de desculpas ao doente lesado. Quanto ao outro paciente, que recebeu o seu rim seis dias mais cedo do que devia, também se encontra bem.

Erros desta magnitude são raros. Apesar das pouco habituais circunstâncias da semelhança das identidades dos pacientes, uma verificação adicional teria prevenido este erro”, disse Reginald Blaber, vice-presidente executivo e chefe clínico da Virtua Health. O acidente foi descrito como “sem precedentes” em mais de 40 anos.

Nos Estados Unidos, cerca de 30 milhões de pessoas sofrem de doença renal crónica. Entre elas, há 700 mil cujos rins já não funcionam, requerendo diálise ou um transplante, adianta a Associated Press. É por esse motivo que se torna preemente respeitar a ordem estabelecida na lista de transplantes.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.