Pablo Iglesias canta Marcha Imperial da Guerra das Estrelas a ex-líder do PP

Manuel Lorenzo / EPA

O secretário geral do Podemos, Pablo Iglésias, ouve a assistência cantar em coro a melodia da Marcha Imperial

O secretário geral do Podemos, Pablo Iglésias, ouve a assistência cantar em coro a melodia da Marcha Imperial

Depois de trazer a imagética da Guerra dos Tronos à política espanhola, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, trouxe agora a Guerra das Estrelas, comparando o ex-presidente do PP, José Maria Aznar, ao imperador maléfico da saga.

Pablo Iglesias, um adepto confesso da série televisiva “Guerra dos Tronos”, já tinha espantado a classe política espanhola quando, em abril, ofereceu a primeira temporada completa ao rei Filipe VI, numa visita do soberano aos eurodeputados espanhóis – entre os quais se conta o secretário-geral do Podemos – em Estrasburgo.

O gesto foi mal recebido pelos outros partidos políticos. Uns disseram que a série é “demasiado violenta e nada tem a ver com a realidade espanhola” e, no campo dos republicanos, uma fação forte dentro do Podemos, houve quem dissesse que Iglesias nem deveria ter ido ao encontro do rei.

Mas Iglesias explicou que “ou metia a cabeça na areia, como sempre faz a esquerda, ou ia saudá-lo como o resto dos deputados”, disse o líder do Podemos, acrescentando que não lhe agradava nenhuma das opções.

“Se não fôssemos, seríamos acusados de ser um partido sem vocação de Governo. Se fizéssemos como todos os outros seríamos igualmente criticados. Por isso decidimos ir, mas quebrando o protocolo para deixar uma mensagem política ao rei”, explicou Iglesias.

Considerado um especialista em comunicação, com uma presença como comentador político nas televisões muito antes formar o Podemos, Pablo Iglesias usa nos seus comícios e discursos as mesmas ferramentas: linguagem simples, a falar diretamente às pessoas, com imagens que todos podem compreender e sem descrições exaustivas das medidas que propõe.

Abre muitas vezes os seus discursos com algumas estrofes – de reconhecidos poetas anti-franquistas – e polvilha as frases com caricaturas ou personagens de filmes e livros, que muitos reconhecem imediatamente.

O último caso aconteceu num comício em Alicante, na noite de sábado para domingo. Dias antes, o antigo presidente do Partido Popular, José Maria Aznar, tinha-se estrado em atos de campanha para as municipais e autonómicas de domingo.

Num pavilhão cheio de militantes, Iglesias começou por dizer que José Maria Aznar estava “de volta”.

“E quando vejo estes zombies do Partido Popular, lembro-me sempre da Marcha Imperial da Guerra das Estrelas. Vou cantá-la e peço-vos que a cantem comigo”, afirmou Pablo Iglesias, repetindo os acordes da música ao pronunciar o nome de um ou outro dirigente do PP.

O público, em uníssono, repetia os acordes.

Aznar acusou o toque e, este domingo, num comício em Madrid, respondeu.

Mas respondeu à sua maneira, a maneira tradicional: “Não interessa se a Esquerda vem de uma forma ou de outra, interessa é que não venha, porque depois teremos de vir nós outra para pôr a Espanha em ordem outra vez”, disse o presidente honorário dos “populares”.

No ataque ao Podemos, Aznar foi mais direto.

“Temos de renovar e mudar algumas coisas na Constituição, mas a base essencial dos pilares da democracia de Espanha não pode ser destruída a pontapé por quatro revolucionários de salão importados da Venezuela“, salientou o ex-primeiro ministro espanhol.

Iglesias notabilizou as comparações da política espanhola com séries e filmes, mas outros políticos estão agora a usar as mesmas imagens em proveito próprio.

Também no domingo, o líder do Ciudadanos, Albert Rivera, apelou a que as pessoas “se deixem de Guerras dos Tronos”.

“Os que querem mais do mesmo votem PP ou PSOE. O Ciudadanos vem para propôr coisas, e quem gostar disso que vote em nós. Quem quer mudança não deve entrar em cabalística, vamos a deixar-nos de Guerra dos Tronos”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …