Capital do Canadá está “fora de controlo”. Otava declara estado de emergência

2

Otava está em protestos contra as medidas sanitárias há já vários dias. Este domingo, o presidente da Câmara Municipal acabou por declarar estado de emergência na capital do Canadá.

O centro da cidade está bloqueado há mais de uma semana pelos protestos contra as restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.

Jim Watson, presidente da Câmara de Otava, admitiu que a situação está “fora de controlo” e acabou mesmo por declarar estado de emergência este domingo.

“(Isto) reflete o perigo sério e a ameaça à segurança e proteção dos moradores representados pelas manifestações que estão em andamento e evidencia a necessidade de apoio de outras jurisdições e níveis de Governo”, disse em comunicado citado pelo Público.

“A situação, neste momento, está completamente fora de controlo, porque os manifestantes estão a mandar”, disse ainda em declarações a uma rádio local, realçando que aqueles”ultrapassam em muito a polícia”.

As manifestações começaram em Otava no passado fim de semana e espalharam-se a outras grandes cidades canadianas durante este fim de semana.

Estamos a perder a batalha, temos de recuperar a nossa cidade”, frisou o autarca, que descreveu como “inaceitável” o comportamento dos manifestantes, que estão a bloquear e as destruir as ruas com os camiões.

Os manifestantes dizem que vão continuar a sua ocupação até que as medidas sanitárias restritivas sejam levantadas.

De acordo com o diário, o movimento Freedom Convoy (“Comboio da Liberdade”) visava protestar contra a decisão das autoridades de exigirem, desde meados de janeiro, que os camionistas fossem vacinados para atravessar a fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. No entanto, rapidamente se transformou num movimento contra as medidas sanitárias para evitar a propagação da covid-19.

No sábado, numa reunião de emergência com funcionários municipais, o chefe da polícia de Otava voltou a queixar-se de não ter recursos suficientes para acabar com o “estado de sítio” e apelou a “recursos adicionais”.

A polícia de Otava deverá ser reforçada com cerca de 250 membros da Real Polícia Montada Canadiana (RCMP), uma força policial federal.

ZAP //

2 Comments

  1. Ottawa nãp está fora de controlo.
    Os manifestantes são pacíficos… um pouco ruidosos, é certo, mas não são violentos.

    Acabem com os certificados e todas as restrições. – É apenas o que eles pedem.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.