José Cid recebeu um Grammy e, na língua de Camões, prometeu continuar a cantar “canções de amor e ternura”

Com um Grammy de Excelência Musical na mão, José Cid prometeu, esta quarta-feira em Las Vegas, continuar a cantar “canções de amor e de ternura”.

O cantor, compositor e músico português José Cid recebeu um Grammy de Excelência Musical, entregue pela Academia Latina de Gravação esta quarta-feira, em Las Vegas, EUA. O prémio é atribuído “a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina”, de acordo com informação disponível no site da Academia.

Quando subiu ao palco, José Cid escolheu a língua mãe para fazer o seu discurso de agradecimento. “Vou pedir as maiores desculpas, mas vou falar a minha língua, a língua de Camões, a língua de Fernando Pessoa.”

“Queria pedir o maior aplauso a todos os que vão ganhar este Grammy, que é muito importante para todos nós. Saber que alguém se lembrou de nós, num país tão pequenino e tão longe como é Portugal. Mas um país de encanto. Visitem Portugal e vão ver que estou a falar verdade”, disse o cantor, como é percetível no vídeo publicado no Facebook.

Outros dois portugueses já tinham vencido esta distinção: o fadista Carlos do Carmo e a soprano Elisabete Matos. Durante o seu discurso, Cid referiu que não era o único merecedor.

“Não sou sozinho. Tenho mais uns dez cantores da minha geração e mais uns dez cantores da nova geração fantásticos. Grandes poetas, grandes músicos, grandes cantores. Queria por isso pedir um aplauso ao meu irmão da música, aqui presente, Tozé Brito”, disse.

Depois de um grande aplauso, Cid não hesitou em fazer uma promessa. “Vou continuar a cantar as minhas canções de amor, as minhas canções de ternura mas também as minhas canções de ódio contra a segregação racial, contra o racismo, contra a energia nuclear e contra a poluição. A favor das pessoas que mais necessitam, a favor deste planeta.”

O cantor reservou os minutos finais do seu agradecimento para presentear o público presente com a interpretação a capella da “Nasci p’ra Música”. Com o Grammy em punho, um “obrigado Portugal” e alguns saltos, José Cid saiu do palco.

Publicado por José Cid em Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Em declarações ao Observador, e no rescaldo da entrega do prémio, José Cid contou que estava feliz com a distinção. “Foi muito interessante.”

“Fiz um discurso muito conciso sobre aquilo que acabava de receber. Estava ali um bocadinho a representar Portugal, que me tem dado tudo o que tenho na vida. É um país muito pequenino, com as fronteiras que tem não se pode expandir muito nesta área. Depois fiz o a capella, cantei a minha música. Houve uma grande salva de palmas, agradeci em inglês, agradeci em castelhano, mas acima de tudo agradeci em português.

“O prémio “é bonito, é uma estatueta que me parece bonita”, afirmou o músico, lembrando, contudo, que tem “prémios muito importantes” na sua vida, “uns mais simples mas que são importantes à mesma”. Para o Grammy recebido esta quarta-feira, há já um lugar reservado: por cima do piano, onde estão os outros.

Segundo o diário, o compositor irá editar, até ao final do ano, um álbum de música popular e um álbum de rock sinfónico previsto para 2020. “Sai tudo em pens. Os meus álbuns [agora] vêm em pens, para marcar a diferença face aos outros álbuns. As pessoas já não sabem se lançam em vinil ou em CD. Os meus saem numa pen, o que é muito mais moderno e atual – e marca a diferença”, contou ao Observador.

Além de José Cid, também Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D’Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez “El Puma” receberam o mesmo galardão esta quarta-feira.

LM, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …