Óscares. As opiniões de quem vota sobre os filmes favoritos a vencer

Paul Buck / EPA

“O Irlandês” foi muito criticado por um dos membros, enquanto a performance de Joaquin Phoenix em “Joker” foi desvalorizada por um votante da Academia.

A 92.ª entrega dos Óscares acontece hoje, no Dolby Theatre, em Hollywood, na segunda edição consecutiva sem apresentador. A cerimónia terá, em vez do tradicional anfitrião, um rol de 40 celebridades que irão passar pelo palco para apresentar as 24 categorias dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo Jane Fonda, Tom Hanks, Penélope Cruz, Spike Lee e Gal Gadot.

As votações para os galardões já terminaram, contando com os votos de cerca de 8.000 membros da Academia. Embora, regra geral, estes mantenham as suas preferências em segredo, alguns já revelaram anonimamente a sua opinião sobre alguns dos filmes favoritos à vitória.

Le Mans ’66: O Duelo foi muito divertido, gostei e fiquei surpreendido por ele. As performances foram boas, foram super engraçadas, incrivelmente bem feitas, mas não têm o mesmo peso do que as outras”, disse um dos membros à IndieWire.

O filme “O Irlandês”, de Martin Scorsese, foi muito criticado por uma das votantes, apesar de ser apontado com um dos favoritos ao prémio de Melhor Filme. “Não posso votar em Marty [Scorsese]. Ninguém quer dizer isto, mas não é assim tão bom“, disse, anonimamente, à Hollywood Reporter.

“Jojo Rabbit” também parece estar fora da corrida ao Óscar de Melhor Filme, segundo um membro votante citado pela VICE. “É um filme ambicioso e impressionante que não tem hipóteses de ganhar”, atirou.

Um dos favoritos à vitória é também “Joker”, de Todd Phillips. Paralelamente, Joaquin Phoenix é apontado ao Óscar para Melhor Ator Principal. Ainda que um dos membros da Academia tenha achado o desempenho do ator norte-americano, não corrobora o alarido que tem sido feito.

“Acho que Adam Driver poderia ter interpretado o Joker tão bem quanto Joaquin Phoenix, mas não acho que Phoenix poderia ter interpretado a personagem de Driver em “Marriage Story”, disse, citado pelo IndieWire.

Contudo, “Marriage Story”, uma das principais apostas da Netflix a par de “O Irlandês, não é incluído na lista dos favoritos por um dos votantes. O mesmo se verifica para “Mulherzinhas”, de Greta Gerwig, e “Era Uma Vez Em… Hollywood”, de Quentin Tarantino.

O filme “Parasita”, do realizado sul-coreano Bong Joon-ho, tem recebido uma forte onda de apoio do público, mas a mentalidade dos membros da Academia parece limitar as hipóteses do filme vencer.

“O ‘Parasita’ está muito bem feito, mas […] não acho que filmes estrangeiros devam ser nomeados com os filmes normais”, disse uma das votantes.

Por fim, “Uncut Gems”, de Josh Safdie e Ben Safdie, foi muito elogiado, principalmente pelo papel desenrolado por Adam Sandler, que um dos membros considerou ter sido a melhor este ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Lixo espacial cadente iluminou os céus na Austrália

Na sexta-feira passada, pedaços de lixo espacial de um foguetão russo iluminaram os céus na Austrália. Os especialistas dividem-se na possibilidade de bocados dele caírem na Terra. Na sexta-feira passada, num final de tarde como tantos …

Cientistas criaram uma borracha que até rasga (mas concerta-se sozinha)

Investigadores da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um novo tipo de borracha que consegue regenerar sozinha. A equipa de investigadores da universidade australiana criou um novo tipo de borracha e um catalisador que, em conjunto, podem …

Dez anos depois, voltou a ser avistado um guepardo do noroeste africano

Naturalistas na Argélia filmaram um guepardo do noroeste africano, uma subespécie listada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como estando em "perigo crítico", pela primeira vez em dez anos. De acordo …

NASA dedica novo telescópio a Nancy Grace Roman, a "mãe" do Hubble

A NASA renomeou o telescópio Wide Field Infrared Probing Telescope (WFIRST) em homenagem a Nancy Grace Roman, a mãe do Hubble. A NASA batizou o seu telescópio espacial de última geração, atualmente em desenvolvimento, - o …

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …