Óscares. As opiniões de quem vota sobre os filmes favoritos a vencer

Paul Buck / EPA

“O Irlandês” foi muito criticado por um dos membros, enquanto a performance de Joaquin Phoenix em “Joker” foi desvalorizada por um votante da Academia.

A 92.ª entrega dos Óscares acontece hoje, no Dolby Theatre, em Hollywood, na segunda edição consecutiva sem apresentador. A cerimónia terá, em vez do tradicional anfitrião, um rol de 40 celebridades que irão passar pelo palco para apresentar as 24 categorias dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, incluindo Jane Fonda, Tom Hanks, Penélope Cruz, Spike Lee e Gal Gadot.

As votações para os galardões já terminaram, contando com os votos de cerca de 8.000 membros da Academia. Embora, regra geral, estes mantenham as suas preferências em segredo, alguns já revelaram anonimamente a sua opinião sobre alguns dos filmes favoritos à vitória.

Le Mans ’66: O Duelo foi muito divertido, gostei e fiquei surpreendido por ele. As performances foram boas, foram super engraçadas, incrivelmente bem feitas, mas não têm o mesmo peso do que as outras”, disse um dos membros à IndieWire.

O filme “O Irlandês”, de Martin Scorsese, foi muito criticado por uma das votantes, apesar de ser apontado com um dos favoritos ao prémio de Melhor Filme. “Não posso votar em Marty [Scorsese]. Ninguém quer dizer isto, mas não é assim tão bom“, disse, anonimamente, à Hollywood Reporter.

“Jojo Rabbit” também parece estar fora da corrida ao Óscar de Melhor Filme, segundo um membro votante citado pela VICE. “É um filme ambicioso e impressionante que não tem hipóteses de ganhar”, atirou.

Um dos favoritos à vitória é também “Joker”, de Todd Phillips. Paralelamente, Joaquin Phoenix é apontado ao Óscar para Melhor Ator Principal. Ainda que um dos membros da Academia tenha achado o desempenho do ator norte-americano, não corrobora o alarido que tem sido feito.

“Acho que Adam Driver poderia ter interpretado o Joker tão bem quanto Joaquin Phoenix, mas não acho que Phoenix poderia ter interpretado a personagem de Driver em “Marriage Story”, disse, citado pelo IndieWire.

Contudo, “Marriage Story”, uma das principais apostas da Netflix a par de “O Irlandês, não é incluído na lista dos favoritos por um dos votantes. O mesmo se verifica para “Mulherzinhas”, de Greta Gerwig, e “Era Uma Vez Em… Hollywood”, de Quentin Tarantino.

O filme “Parasita”, do realizado sul-coreano Bong Joon-ho, tem recebido uma forte onda de apoio do público, mas a mentalidade dos membros da Academia parece limitar as hipóteses do filme vencer.

“O ‘Parasita’ está muito bem feito, mas […] não acho que filmes estrangeiros devam ser nomeados com os filmes normais”, disse uma das votantes.

Por fim, “Uncut Gems”, de Josh Safdie e Ben Safdie, foi muito elogiado, principalmente pelo papel desenrolado por Adam Sandler, que um dos membros considerou ter sido a melhor este ano.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …

Passos Coelho ataca falhas de Costa (e revela que segurou Maria Luís)

O antigo primeiro-ministro Passos Coelho esteve na apresentação do livro de Carlos Moedas no El Corte Inglés, onde aproveitou para criticar António Costa. Passos preferiu falar do passado, lembrando o momento em que esteve perto …