Novos óculos de visão noturna do Exército dos EUA permitem ver “o que está por vir” no campo de batalha

O Exército dos Estados Unidos mostrou os seus mais recentes óculos de visão noturna – e parece que saíram diretamente de um videojogo.

De acordo com o The Warzone, um vídeo divulgado pela L3Harris Technologies mostra soldados a disparar carabinas M4 diretamente do quadril, sem olhar para a mira da arma, no meio da noite, graças a uma tecnologia que permite ver para onde a arma está a apontar diretamente nos óculos de visão noturna.

O binóculo de visão noturna aprimorada combina um intensificador de imagem, um tubo de vácuo que aumenta a intensidade da luz disponível e um sensor de imagem térmica. O vídeo resultante é incrivelmente detalhado e permite aos soldados distinguir alvos individuais com facilidade.

Graças a esta tecnologia, os soldados podem apontar as suas armas em torno dos cantos e ter um vislumbre “do que está por vir” no campo de batalha, dando-lhes uma grande vantagem. A tecnologia também permite que o utilizador alterne entre esta visão e a visualização primária dos próprios óculos.

De acordo com o fabricante de óculos L3Harris Technologies, informações adicionais poderiam ser canalizadas para a visão dos óculos. Por exemplo, os soldados podem rastrear drones no céu para identificar alvos à distância.

Estes equipamentos representam uma grande atualização dos recursos de sensor e perceção da situação disponíveis para cada soldado do Exército.

Este não é o único sistema de visão de realidade aumentada em que o Exército dos Estados Unidos tem trabalhado. O Pentágono também financiou o Sistema de Aumento Visual Integrado, que está a ser construído numa versão personalizada do auricular de ouvido de realidade aumentada HoloLens da Microsoft.

Além disso, o Exército já está à procura de dispositivos óticos montados em capacetes que oferecerão funcionalidade ainda maior, incluindo verdadeiras capacidades de realidade aumentada que podem ser valiosas durante o combate, bem como no treino.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Segunda fase da vacinação. Peritos propõem extensa lista de novas (e raras) doenças

A segunda fase de vacinação contra a covid-19 já arrancou em alguns centros de saúde. Os peritos estão a propor uma nova e extensa lista de doenças de maior risco que passam também a ser …

Dietas veganas são boas para o coração? A Ciência sugere que não

Não há evidências científicas que sustentem a alegação de que uma dieta vegetariana faz bem ao coração. No entanto, há outros benefícios neste tipo de alimentação. Cerca de meio milhão de britânicos são agora veganos, de …

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …