Os gladiadores romanos eram vegetarianos

Phoenix Art Museum / Wikimedia

"Pollice Verso", polegares para baixo, de Jean-Leon Gerome (1872), o quadro que inspirou Ridley Scott a avançar com o seu Gladiator

“Pollice Verso”, polegares para baixo, de Jean-Leon Gerome (1872), o quadro que inspirou Ridley Scott a avançar com o seu Gladiator

Os gladiadores romanos consumiam principalmente centeio, cevada e vegetais. Carne e peixe eram alimentos pouco comuns na sua dieta, revela um estudo de cientistas das Universidades de Viena, na Áustria, e de Berna, na Suiça.

O estudo, publicado na Plos One, foi feito com base na análise dos restos mortais de 53 corpos, dos quais 22 foram identificados como sendo de gladiadores dos séculos II e III A.C., encontrados num cemitério da antiga cidade romana de Éfeso, na Turquia, descoberto em 1993.

Segundo Fabian Kanz, o autor principal do estudo, o mesmo tinha como objectivo “determinar a dieta, estratificação social e movimentos migratórios dos cidadãos de Éfeso”.

Uma análise espectroscópica permitiu aos cientistas medir o nível de colagénio dos ossos encontrados, e a proporção entre o estrôncio e o cálcio mineral.

A análise revelou que os gladiadores, ou escravos obrigados a combater em arenas públicas, tinham uma dieta semelhante ao resto da população de Éfeso, que na época chegou a ter 200 mil habitantes, mas com uma grande diferença.

Fabian Kanz / PLOS One

Campa de gladiador escavada no cemitério de Éfeso

Campa de gladiador escavada no cemitério de Éfeso

De acordo com o estudo, os ossos dos guerreiros tinham maiores níveis de estrôncio. Depois dos combates, os gladiadores bebiam um tónico condimentado com cinzas de plantas, ricas em estrôncio, que os ajudavam a recuperar das lesões ósseas.

“As cinzas eram consumidas para fortificar o corpo depois do exercício físico, e para que os ossos sarassem melhor”, explica Fabian Kanz, citado pelo El Nuevo Herald, o que poderá confirmar a alcunha que algumas fontes históricas atribuem aos gladiadores: hordearii, os “comedores de centeio”.

Os filmes situados na Roma antiga, como “Ben-Hur” (1959), “Spartacus” (1960) ou o mais recente “Gladiator” com Russel Crowe, criaram uma imagem do gladiador como um homem bem constituído, cuja dieta mais pareceria constituída por proteínas animais e hidratos de carbono do que por simples vegetais.

Mas o estudo agora publicado parece desmontar este estereótipo.

Aparentemente, a comida dos gladiadores não era tão espectacular como as suas lutas na arena, e os alimentos vegetais mais habituais que a carne, mais comum na classe alta romana.

Os gladiadores eram sem dúvida homens fortes – mas mais corajosos do que bem alimentados.

ZAP / ENH

PARTILHAR

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …