Os cientistas pensavam que era impossível, mas geraram ondas terahertz com água

Ao iluminar uma fina película de água com pulsos de laser ultracurtos, uma equipa de físicos demonstrou algo que se pensava ser impossível: que a água líquida pode gerar ondas na frequência dos terahertz ().

As ondas terahertz (THz) são actualmente alvo de estudos de diversas equipas de cientistas, cujo objectivo é encontrar novas aplicações práticas para este tipo de radiação – como por exemplo nos campos da transmissão de dados sem fios, do controle de qualidade industrial e imagens de alta resolução com diferentes funcionalidades.

Uma equipa de investigadores do Instituto de Óptica da Universidade de Rochester em Nova York, e da Universidade ITMO em São Petersburgo, na Rússia, liderada pelos físicos Xi Cheng Zhang e M. Parker Givens, apresentaram um estudo, publicado na Applied Physics Letters, no qual demonstram a geração de ondas de THz a partir da água.

O resultado é surpreendente, porque a estrutura da água absorve de forma muito intensa a luz na faixa de frequência dos THz, e durante muito tempo foi considerado muito improvável que a água líquida pudesse servir como fonte desta radiação.

A ciência já tinha provado, no entanto, que a água pode emitir luz em diversas frequências, incluindo a luz branca, e que o vapor de água pode emitir ondas THz.

A chave para obter água líquida e gerar ondas de THz, como os cientistas mostram no novo estudo, é usar uma camada ultrafina de água em fluxo livre, com menos de 200 μm de espessura.

“Embora seja muito cedo para prever quaisquer aplicações industriais ou comerciais para o nosso trabalho neste momento, acho que ele resolve a última peça do quebra-cabeça”, declarou Zhang à Phys.org.

“Já foram usados sólidos, gás e plasma para gerar ondas THz, mas ainda não tinha sido feito com um material no estado líquido. Neste, especialmente na água, quatro estados de matéria agora foram usados ​​como fonte de radiação terahertz”.

Nas suas experiências, os físicos focaram pulsos de laser durante cerca de um picossegundo (10-12 segundos) dentro do filme de água. Os pulsos de laser criam um plasma, que ioniza as moléculas de água, gerando electrões livres e, eventualmente, emitindo radiação THz.

Jin et al. / American Institute of Physics

Configuração experimental usada para gerar ondas THz focando um raio laser numa camada fina de água

Pesquisas anteriores mostraram que as radiações THz podem ser geradas a partir de várias outras fontes, incluindo o plasma de ar. No entanto, os cientistas, no novo estudo, descobriram que a radiação THz da água apresenta características muito diferentes em comparação com a radiação THz do plasma no ar.

Por exemplo, uma aplicação do pulso de laser mais longa aumenta a quantidade de energia de radiação THz gerada a partir da água, mas para o plasma de ar o oposto é que é verdadeiro: um pulso mais curto aumenta a radiação THz.

Os cientistas descobriram também que, quando posicionado longe do ângulo de incidência normal da excitação óptica, a força da radiação THz da água depende da polarização do raio laser, enquanto a radiação THz do plasma de ar é independente da polarização.

Os físicos explicam que essas observações não são totalmente explicadas pela actual compreensão dos físicos sobre os mecanismos envolvidos na geração de onda THz, e esperam que uma investigação mais aprofundada das interacções laser-água levará a uma melhor compreensão das novas observações – e possivelmente para novas aplicações.

A água é o elemento mais importante do corpo humano e do nosso planeta”, diz Zhang. “O seu uso para gerar ondas de THz é um passo para entender o seu papel nesta faixa de frequências. Anteriormente, tentávamos evitar a água na maioria das aplicações. Agora, provavelmente iremos usá-la intensamente para gerar ondas THz”.

PARTILHAR

RESPONDER

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …