/

Os biónicos estarão entre nós já este século (e não estamos preparados)

Imagine uma pessoa com 100 anos, mas com um corpo e uma mente de 40, capaz de jogar futebol como o Cristiano Ronaldo e pensar como o Stephen Hawking. De acordo com a ciência, isso pode tornar-se realidade ainda neste século graças à evolução da bioengenharia.

A aplicação do conhecimento da engenharia aos sistemas biológicos já permitiu aos seres humanos assumir o controlo da sua própria evolução e redesenhar profundamente a “plataforma” humana.

Exemplos como as tecnologias de clonagem e terapias genéticas avançadas mostram-nos como nos estamos a aproximar muito rapidamente de um mundo onde os seres humanos podem – e vão – mudar a sua forma de viver e morrer.

Um dos especialistas no tema é o professor Michael Bess, historiador da ciência da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, e autor de livros que falam sobre os super-humanos e sobre como o futuro geneticamente modificado pode ser, ao mesmo tempo, terrível e promissor.

Durante uma entrevista à Vox, o professor explica que a bioengenharia será a próxima grande onda tecnológica e tem potencial para afectar a humanidade mais do que qualquer outra revolução industrial já vista. Isso porque a tecnologia será usada para realizar mudanças nos nossos próprios corpos e mentes, em vez de transformar apenas o mundo à nossa volta.

Pontos negativos

Vamos começar já com as más notícias sobre essa enorme revolução que se aproxima inelutavelmente.

O professor Bess destaca que, de entre os aspectos negativos do uso de novas tecnologias biológicas, está a possibilidade de cometermos erros irreversíveis, capazes de causar danos irreparáveis para “as coisas que fazem a vida valer a pena”. Estamos a dar a nós próprios “um poder que não temos sabedoria para controlar“, diz o professor.

Outros temas que devem gerar impacto incluem uma possível busca obsessiva pela perfeição, o aumento do poder – que pode levar a conflitos ainda maiores – e também o processo de adaptação que teremos que passar para entender e conviver com tamanhas mudanças.

Pontos positivos

Mas esta revolução traz também muitos aspectos positivos. “Estas tecnologias serão difíceis de resistir, porque serão incríveis”, considera o professor Bess. “Farão que vivamos mais tempo, de forma mais saudável e farão que nos sintamos mais jovens.”

Veja algumas das previsões do investigador:

  • Maior tempo de vida
  • Mais qualidade de saúde
  • Mente e corpo jovens por mais tempo (poderemos ter 100 anos e sentirmo-nos com 45)
  • Melhoria da capacidade cognitiva através de dispositivos bioeletrônicos
  • Memória melhorada
  • Bebés geneticamente modificados
  • Mais conhecimento
  • Humanos mais inteligentes
  • Tecnologias genéticas que geram resistência ao cancro
  • Interface cérebro-máquina

Sobre este último tópico, as previsões são de que em 30 ou 40 anos existam interfaces cérebro-máquina – talvez instaladas no exterior do seu crânio como uma espécie de tecnologia não intrusiva – que permitirão que nos liguemos directamente a todos os tipos de máquinas.

Isso permitir-nos-á controlar essas máquinas futuristas à distância, fazendo com que a nossa esfera de poder sobre o mundo que nos rodeia seja significativamente aumentada.

O futuro é agora

Se não acredita que tantas mudanças possam acontecer em tão pouco tempo, pense na forma como os produtos farmacêuticos já estão a ajudar-nos a controlar a nossa disposição, impulsionar o nosso desempenho físico e mental, aumentar a nossa vitalidade e a estender a nossa longevidade.

No campo físico, as próteses, implantes e outros dispositivos bioeletrónicos estão já a ajudar as pessoas a ver e andar.

Nos últimos meses, vimos aparecer notícias sobre os avanços da biónica, desde o sexo com robôs, a um jovem com um braço biónico, ou a bailarina activista que é a primeira ciborgue do mundo, e o seu marido, o músico cego que ouve as cores com um implante, a mulher que recuperou a visão com um olho biónico, o primeiro coração biónico do mundo…

O que vamos ver acontecer daqui para frente é o aperfeiçoamento destas tecnologias, para reforçar as nossas capacidade mentais e físicas em diferentes graus e combinações. E isso trará ao Mundo uma desconcertante gama de novos super-humanos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.