Jovem ganha braço biónico (que até tem um drone incluído)

(dr) Omkaar Kotedia / BBC

-

Depois de sofrer um acidente em 2012 que o deixou sem o braço esquerdo,  James Young candidatou-se a ganhar o braço biónico mais impressionante do mundo.

Tudo o que o anúncio pedia era que os candidatos adorassem jogar videojogos, vivessem no Reino Unido e tivessem interesse em ganhar uma prótese futurística. James Young encaixava em todos os requisitos.

A prótese foi criada pela britânica Sophie de Oliveira Barata, com a ajuda de mais dez especialistas em robótica, engenharia e design.

Sophie é conhecida como “a rainha das próteses ultra-realistas ou alternativas”, afinal foi também responsável pela prótese de cristal da artista Viktoria Modesta, usada na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2012.

Quem gosta de jogos pode facilmente reconhecer a inspiração do novo braço de Young, criado em parceria com a produtora Konami: o protagonista do jogo Metal Gear Solid V, de seu nome Snake.

O pulso deste braço possui um smartwatch, um laser e luzes LED que exibem diferentes cores e podem até piscar, de acordo com o ritmo cardíaco de Young.

Os dedos são controláveis e possuem a dupla função de serem uma entrada USB para carregar aparelhos como, por exemplo, o telemóvel mas também para fazer upload de dados.

O ombro tem um pequeno drone que, sim, funciona mesmo. O aparelho é controlado a partir do antebraço.

“Eu não queria parecer o Terminator, porque o meu trabalho envolve conversar com médicos sobre os medicamentos que prescrevem, não queria parecer estar prestes a matar alguém“, disse o jovem num documentário da BBC.

O braço pesa menos de cinco quilos, incluindo o fixador e a bateria. Young consegue mover os dedos com a ajuda de sensores que detetam minúsculos movimentos na musculatura das suas costas.

O jovem ainda se está a adaptar à prótese e precisa da ajuda do braço direito para conseguir movimentá-la. O objetivo, porém, é voltar a ter a experiência de ter dois braços completamente independentes.

No futuro, o jovem espera passar por um procedimento chamado osseointegração, que funde a prótese diretamente nos seus ossos, a partir da utilização de titânio.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inventem lá uma coisa dessas para a coluna, que é para eu poder voltar a correr, jogar à bola e pegar no meu filho ao colo.

RESPONDER

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …

Governo quer substituir manuais gratuitos depois de três utilizações

Os manuais escolares gratuitos, que no próximo ano serão distribuídos a um 1,2 milhões de alunos do 1.º ao 12.º ano, deverão ser utilizados três vezes e depois substituídos por novos, afirmou o secretário de …