Jovem ganha braço biónico (que até tem um drone incluído)

(dr) Omkaar Kotedia / BBC

-

Depois de sofrer um acidente em 2012 que o deixou sem o braço esquerdo,  James Young candidatou-se a ganhar o braço biónico mais impressionante do mundo.

Tudo o que o anúncio pedia era que os candidatos adorassem jogar videojogos, vivessem no Reino Unido e tivessem interesse em ganhar uma prótese futurística. James Young encaixava em todos os requisitos.

A prótese foi criada pela britânica Sophie de Oliveira Barata, com a ajuda de mais dez especialistas em robótica, engenharia e design.

Sophie é conhecida como “a rainha das próteses ultra-realistas ou alternativas”, afinal foi também responsável pela prótese de cristal da artista Viktoria Modesta, usada na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2012.

Quem gosta de jogos pode facilmente reconhecer a inspiração do novo braço de Young, criado em parceria com a produtora Konami: o protagonista do jogo Metal Gear Solid V, de seu nome Snake.

O pulso deste braço possui um smartwatch, um laser e luzes LED que exibem diferentes cores e podem até piscar, de acordo com o ritmo cardíaco de Young.

Os dedos são controláveis e possuem a dupla função de serem uma entrada USB para carregar aparelhos como, por exemplo, o telemóvel mas também para fazer upload de dados.

O ombro tem um pequeno drone que, sim, funciona mesmo. O aparelho é controlado a partir do antebraço.

“Eu não queria parecer o Terminator, porque o meu trabalho envolve conversar com médicos sobre os medicamentos que prescrevem, não queria parecer estar prestes a matar alguém“, disse o jovem num documentário da BBC.

O braço pesa menos de cinco quilos, incluindo o fixador e a bateria. Young consegue mover os dedos com a ajuda de sensores que detetam minúsculos movimentos na musculatura das suas costas.

O jovem ainda se está a adaptar à prótese e precisa da ajuda do braço direito para conseguir movimentá-la. O objetivo, porém, é voltar a ter a experiência de ter dois braços completamente independentes.

No futuro, o jovem espera passar por um procedimento chamado osseointegração, que funde a prótese diretamente nos seus ossos, a partir da utilização de titânio.

ZAP / Hypescience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Inventem lá uma coisa dessas para a coluna, que é para eu poder voltar a correr, jogar à bola e pegar no meu filho ao colo.

RESPONDER

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …

Maduro prepara reestruturação do Governo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu aos ministros do seu Governo que ponham os seus cargos à disposição, a fim de impulsionar uma "reestruturação profunda" do Executivo. O anúncio foi feito este domingo através do …