/

Músico incapaz de ver cores usa a música para as “ouvir”

 

Neil Harbisson, músico e artista espanhol nascido no Reino Unido, é incapaz de perceber as cores, síndrome que dá pelo nome de acromatopsia. Por outras palavras, Neil vê o mundo a preto e branco.

Apesar da sua limitação, Neil Harbisson tem lutado durante os últimos 10 anos por uma maior compreensão do potencial tecnológico na melhoria da experiência humana. Nessa luta constante, Neil desenvolveu a Eyeborg, uma antena que lhe permite ter contacto com as cores através de sons.

Esse dispositivo, usado na testa, permite-lhe interpretar as cores associando-as a diferentes frequências sonoras. Na prática, esta criação converte a luz em sons de maior ou menor frequência, que Harbisson “ouve” através de condução óssea.

Com a ajuda do programa #firsts da Vodafone, Harbisson compôs agora uma obra musical baseada nas cores do Palácio da Música de Barcelona, e ensinou um quarteto de cordas e um coro a “ouvir” as cores da mesma forma que ele as “ouve”.

Então, num momento único, e pela primeira vez no mundo, 42 membros do Coro Juvenil do Palácio e o quarteto de cordas catalão Quartic interpretaram a peça musical de Neil, tocando e cantando notas baseadas apenas nas cores que iam vendo em tablets, colocados à sua frente e controlados por Harbisson.

Ver pela primeira vez outras pessoas a interpretar musicalmente as cores foi emocionante para mim“, confessa Harbisson, que acrescenta que “durante muito tempo vivi num mundo só meu, onde era o único a ouvir a cor”.

Foi muito emocionante receber outras pessoas no meu mundo pela primeira vez“, conta o músico.

Esta é a mais recente história do programa Vodafone #firsts, onde o objectivo principal é inspirar as pessoas a fazerem algo notável, nunca antes feito, com a ajuda dea tecnologia móvel.

Barbara Haase, directora de marca da Vodafone, resume o que faz da ideia de Harbisson um projecto #firsts por excelência: “o que mais gosto nesta conquista de Neil é o facto de ele pegar na tecnologia móvel e a usar de uma forma que nunca ninguém a usou. É exactamente este tipo de inovações que celebramos com a Vodafone Firsts.”

aeiou // Vodafone

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.