Algo extraordinário, pela primeira vez, com a ajuda de um telemóvel

[beonPlayer id=”7726777213897102591539448″]

Que têm em comum uma atleta olímpica que quer ajudar as mulheres indianas a defender-se, um músico que criou um tema único e um surfista que vai enfrentar a maior onda do mundo? Estão a fazer coisas extraordinárias, pela primeira vez, com a ajuda de telemóveis.

O programa “Firsts“, uma iniciativa hoje lançada pela operadora móvel Vodafone, procura inspirar pessoas de todas as idades e em todo o mundo a ousar fazer coisas extraordinárias, nunca antes tentadas, com a ajuda de tecnologia móvel.

E quando a tecnologia e o espírito do homem se juntam, coisas espantosas podem acontecer: a pugilista indiana Mary Kom lançou uma escola de auto-defesa para mulheres, o músico Spoek Mathambo criou um tema musical único, o surfista Tom Lowe vai quebrar a terrível onda mexicana Todos Santos.

 

Clube de combate para mulheres

Quando a Vodafone perguntou à pugilista indiana Mary “A Magnífica” Kom,  cinco vezes Campeã do Mundo de pugilismo, o que gostaria de fazer pela primeira vez, Mary não hesitou em dizer que queria ajudar as mulheres indianas a saber defender-se.

Com a ajuda do “Firsts“, a atleta montou em Manipur, no norte da Índia, o Mary Kom’s #First Female Fight Club, a primeira escola de combate para mulheres no mundo.

fb/MCMaryKomofficial

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom vai lançar também uma app para smartfones (com um serviço grátis por SMS para telemóveis normais) com conselhos de segurança e noções de auto-defesa, um fórum nacional e uma linha telefónica de apoio a mulheres em risco.

Natural de Manipur, Mary Kom foi a única pugilista indiana a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2012, tendo ganho a medalha de bronze na categoria de 51kg. Mas a sua escolha não tem apenas a ver com a sua modalidade de eleição.

Numa Índia que nos últimos meses tem sido frequentemente notícia por casos de abusos e violência contra mulheres, criar um ‘Clube de Combate’ feminino não é apenas uma forma de ensinar auto-defesa e aumentar a auto-confiança de algumas dezenas de jovens indianas.

É também uma forma de passar uma mensagem muito clara à sociedade indiana: basta.

Prever a onda

Dentro de dias, o surfista Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo, no extremo norte da Baja California, no México.

tomlowe.net/blog/

Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

Tom Lowe irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

A jornada de Lowe levará o surfista, de 30 anos, numa viagem de avião, carro, barco, a pé e finalmente, de prancha, a defrontar a poderosa “big wave” mexicana.

Lowe irá usar um sistema global de previsão de posicionamento das ondas, instalado pela Vodafone no seu telemóvel, que o ajudará a localizar antecipadamente a onda antes de saltar para a prancha para se tornar o primeiro europeu a surfar a Todos Santos.

Se a proeza de Lowe se concretizar, seguramente não tardaremos a ver os surfistas da Nazaré de telemóvel na mão à espera da próxima onda gigante.

O sonho de um músico

O “Firsts” vai também ajudar Spoek Mathambo, um músico sul-africano de 28 anos, a concretizar o seu sonho de unir gerações e culturas sul-africanas pela música.

YT/Spoek Mathambo

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Na sua expedição a todos os cantos do país onde se fizesse ouvir um acorde, Spoek Mathambo recolheu as diferentes colaborações musicais e carregou-as em tempo real para a Vodafone Cloud.

De volta ao estúdio, na Cidade do Cabo, o desafio de Spoek Mathambo agora é excitante: misturar a diversidade de sons de África e transformá-los numa só música.

Barbara Haase, directora de comunicação da Vodafone, anunciou para breve novos Firsts: a primeira peça de teatro do mundo produzida em crowd-source, uma orquestra conduzida através de cores e uma floresta que canta.

“O Firsts pretende acima de tudo inspirar as pessoas a pensar de forma diferente, a concretizar as suas ambições pessoais com a ajuda da tecnologia”, diz Haase.

ZAP / Vodafone

 

PARTILHAR

RESPONDER

O "Asteróide do Apocalipse" está a cuspir rochas para o Espaço

A sonda OSIRIS-REx da NASA chegou ao Bennu, o "Asteróide do Apocalipse", em dezembro de 2018 e, apenas uma semana depois, descobriu algo incomum: o asteróide estava a lançar partículas para o Espaço. A câmara de …

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky, segundo a qual …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …