Algo extraordinário, pela primeira vez, com a ajuda de um telemóvel

[beonPlayer id=”7726777213897102591539448″]

Que têm em comum uma atleta olímpica que quer ajudar as mulheres indianas a defender-se, um músico que criou um tema único e um surfista que vai enfrentar a maior onda do mundo? Estão a fazer coisas extraordinárias, pela primeira vez, com a ajuda de telemóveis.

O programa “Firsts“, uma iniciativa hoje lançada pela operadora móvel Vodafone, procura inspirar pessoas de todas as idades e em todo o mundo a ousar fazer coisas extraordinárias, nunca antes tentadas, com a ajuda de tecnologia móvel.

E quando a tecnologia e o espírito do homem se juntam, coisas espantosas podem acontecer: a pugilista indiana Mary Kom lançou uma escola de auto-defesa para mulheres, o músico Spoek Mathambo criou um tema musical único, o surfista Tom Lowe vai quebrar a terrível onda mexicana Todos Santos.

 

Clube de combate para mulheres

Quando a Vodafone perguntou à pugilista indiana Mary “A Magnífica” Kom,  cinco vezes Campeã do Mundo de pugilismo, o que gostaria de fazer pela primeira vez, Mary não hesitou em dizer que queria ajudar as mulheres indianas a saber defender-se.

Com a ajuda do “Firsts“, a atleta montou em Manipur, no norte da Índia, o Mary Kom’s #First Female Fight Club, a primeira escola de combate para mulheres no mundo.

fb/MCMaryKomofficial

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom vai lançar também uma app para smartfones (com um serviço grátis por SMS para telemóveis normais) com conselhos de segurança e noções de auto-defesa, um fórum nacional e uma linha telefónica de apoio a mulheres em risco.

Natural de Manipur, Mary Kom foi a única pugilista indiana a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2012, tendo ganho a medalha de bronze na categoria de 51kg. Mas a sua escolha não tem apenas a ver com a sua modalidade de eleição.

Numa Índia que nos últimos meses tem sido frequentemente notícia por casos de abusos e violência contra mulheres, criar um ‘Clube de Combate’ feminino não é apenas uma forma de ensinar auto-defesa e aumentar a auto-confiança de algumas dezenas de jovens indianas.

É também uma forma de passar uma mensagem muito clara à sociedade indiana: basta.

Prever a onda

Dentro de dias, o surfista Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo, no extremo norte da Baja California, no México.

tomlowe.net/blog/

Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

Tom Lowe irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

A jornada de Lowe levará o surfista, de 30 anos, numa viagem de avião, carro, barco, a pé e finalmente, de prancha, a defrontar a poderosa “big wave” mexicana.

Lowe irá usar um sistema global de previsão de posicionamento das ondas, instalado pela Vodafone no seu telemóvel, que o ajudará a localizar antecipadamente a onda antes de saltar para a prancha para se tornar o primeiro europeu a surfar a Todos Santos.

Se a proeza de Lowe se concretizar, seguramente não tardaremos a ver os surfistas da Nazaré de telemóvel na mão à espera da próxima onda gigante.

O sonho de um músico

O “Firsts” vai também ajudar Spoek Mathambo, um músico sul-africano de 28 anos, a concretizar o seu sonho de unir gerações e culturas sul-africanas pela música.

YT/Spoek Mathambo

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Na sua expedição a todos os cantos do país onde se fizesse ouvir um acorde, Spoek Mathambo recolheu as diferentes colaborações musicais e carregou-as em tempo real para a Vodafone Cloud.

De volta ao estúdio, na Cidade do Cabo, o desafio de Spoek Mathambo agora é excitante: misturar a diversidade de sons de África e transformá-los numa só música.

Barbara Haase, directora de comunicação da Vodafone, anunciou para breve novos Firsts: a primeira peça de teatro do mundo produzida em crowd-source, uma orquestra conduzida através de cores e uma floresta que canta.

“O Firsts pretende acima de tudo inspirar as pessoas a pensar de forma diferente, a concretizar as suas ambições pessoais com a ajuda da tecnologia”, diz Haase.

ZAP / Vodafone

 

PARTILHAR

RESPONDER

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …

"Nem de perto nem de longe". DGS não recomenda reabertura de parques infantis

A reabertura de parques infantis não é “nem de perto nem de longe” recomendada pela Direção-Geral de Saúde (DGS), disse a diretora-geral que explicou que as crianças devem brincar no modelo de “bolhas familiares”. “Pela sua …