Algo extraordinário, pela primeira vez, com a ajuda de um telemóvel

[beonPlayer id=”7726777213897102591539448″]

Que têm em comum uma atleta olímpica que quer ajudar as mulheres indianas a defender-se, um músico que criou um tema único e um surfista que vai enfrentar a maior onda do mundo? Estão a fazer coisas extraordinárias, pela primeira vez, com a ajuda de telemóveis.

O programa “Firsts“, uma iniciativa hoje lançada pela operadora móvel Vodafone, procura inspirar pessoas de todas as idades e em todo o mundo a ousar fazer coisas extraordinárias, nunca antes tentadas, com a ajuda de tecnologia móvel.

E quando a tecnologia e o espírito do homem se juntam, coisas espantosas podem acontecer: a pugilista indiana Mary Kom lançou uma escola de auto-defesa para mulheres, o músico Spoek Mathambo criou um tema musical único, o surfista Tom Lowe vai quebrar a terrível onda mexicana Todos Santos.

 

Clube de combate para mulheres

Quando a Vodafone perguntou à pugilista indiana Mary “A Magnífica” Kom,  cinco vezes Campeã do Mundo de pugilismo, o que gostaria de fazer pela primeira vez, Mary não hesitou em dizer que queria ajudar as mulheres indianas a saber defender-se.

Com a ajuda do “Firsts“, a atleta montou em Manipur, no norte da Índia, o Mary Kom’s #First Female Fight Club, a primeira escola de combate para mulheres no mundo.

fb/MCMaryKomofficial

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom lançou o First Female Fight Club em Majipur, na Índia

Mary Kom vai lançar também uma app para smartfones (com um serviço grátis por SMS para telemóveis normais) com conselhos de segurança e noções de auto-defesa, um fórum nacional e uma linha telefónica de apoio a mulheres em risco.

Natural de Manipur, Mary Kom foi a única pugilista indiana a qualificar-se para os Jogos Olímpicos de 2012, tendo ganho a medalha de bronze na categoria de 51kg. Mas a sua escolha não tem apenas a ver com a sua modalidade de eleição.

Numa Índia que nos últimos meses tem sido frequentemente notícia por casos de abusos e violência contra mulheres, criar um ‘Clube de Combate’ feminino não é apenas uma forma de ensinar auto-defesa e aumentar a auto-confiança de algumas dezenas de jovens indianas.

É também uma forma de passar uma mensagem muito clara à sociedade indiana: basta.

Prever a onda

Dentro de dias, o surfista Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo, no extremo norte da Baja California, no México.

tomlowe.net/blog/

Tom Lowe  irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

Tom Lowe irá usar tecnologia móvel para localizar e enfrentar a Todos Santos, uma das mais perigosas ondas do mundo

A jornada de Lowe levará o surfista, de 30 anos, numa viagem de avião, carro, barco, a pé e finalmente, de prancha, a defrontar a poderosa “big wave” mexicana.

Lowe irá usar um sistema global de previsão de posicionamento das ondas, instalado pela Vodafone no seu telemóvel, que o ajudará a localizar antecipadamente a onda antes de saltar para a prancha para se tornar o primeiro europeu a surfar a Todos Santos.

Se a proeza de Lowe se concretizar, seguramente não tardaremos a ver os surfistas da Nazaré de telemóvel na mão à espera da próxima onda gigante.

O sonho de um músico

O “Firsts” vai também ajudar Spoek Mathambo, um músico sul-africano de 28 anos, a concretizar o seu sonho de unir gerações e culturas sul-africanas pela música.

YT/Spoek Mathambo

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Spoek Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Mathambo quer gravar uma música que reúna num tema único samples de música de todas as tribos e grupos culturais da África do Sul.

Na sua expedição a todos os cantos do país onde se fizesse ouvir um acorde, Spoek Mathambo recolheu as diferentes colaborações musicais e carregou-as em tempo real para a Vodafone Cloud.

De volta ao estúdio, na Cidade do Cabo, o desafio de Spoek Mathambo agora é excitante: misturar a diversidade de sons de África e transformá-los numa só música.

Barbara Haase, directora de comunicação da Vodafone, anunciou para breve novos Firsts: a primeira peça de teatro do mundo produzida em crowd-source, uma orquestra conduzida através de cores e uma floresta que canta.

“O Firsts pretende acima de tudo inspirar as pessoas a pensar de forma diferente, a concretizar as suas ambições pessoais com a ajuda da tecnologia”, diz Haase.

ZAP / Vodafone

 

PARTILHAR

RESPONDER

NOS e Vodafone vão partilhar equipamentos de redes móveis

A NOS e a Vodafone fecharam acordos com vista à partilha de infraestruturas e equipamentos de rede móvel, abrangendo as tecnologias 2G, 3G e 4G. A NOS e a Vodafone anunciaram um acordo de partilha de …

Eutanásia começa a ser discutida. Deputados consideram pergunta "confusa" e "não" é quase certo

A discussão sobre a eutanásia começa hoje no Parlamento e estende-se até sexta-feira. A proposta, que conta com o apoio da Igreja Católica, deve ser chumbada, tendo em conta os sentidos de voto já conhecidos, mas …

Cabrita mantém auditoria sobre falhas na GNR e PSP em segredo

A auditoria "Cartografia de Risco", feita pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) que detetou falhas na formação e organização na GNR e na PSP, continua em segredo no gabinete do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. Em …

Assassino publicou áudio a dizer que "vingou o profeta". Pai de aluna e dois menores podem ter sido cúmplices

O assassino do professor francês que mostrou caricaturas de Maomé numa aula divulgou uma mensagem de áudio nas redes sociais em que dizia ter vingado o profeta, após publicar uma fotografia da sua vítima, avança …

Avanços e ajustamentos em pezinhos de lã. Sem certezas, Governo tenta aproximar-se à esquerda

A tensão entre o PS e a esquerda já dura há duas semanas. O Governo já fez algumas cedências em troca do "sim" dos parceiros, mas falta a análise que tarda em chegar. Fonte do Governo …

"Bazuca" dá mais mil milhões para "revolução" nos transportes de Lisboa e Porto

O ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, diz que estamos perante uma "revolução" que vai mudar muito a circulação das pessoas em Lisboa e no Porto. O dinheiro vindo da União …

"Médicos pela Verdade". Ordem abre processo contra movimento que desvaloriza gravidade da covid-19

A Ordem dos Médicos abriu processos disciplinares a 7 médicos do movimento Médicos pela Verdade, grupo que desvaloriza a gravidade da covid-19 e se mostra contra o uso generalizado de máscaras e de testes de …

"Esta é a crise das nossas vidas". Vieira da Silva diz que chumbo do OE seria "dificilmente compreensível"

O ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, elogiou, em entrevista ao jornal ECO, a proposta para Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) e disse que seria "estranho" que não …

Podemos acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos

O partido espanhol Podemos é acusado de financiamento irregular, crime eleitoral e falsificação de documentos comerciais. A acusação consta num despacho do juiz de instrução Juan José Escalonilla, datado de 10 de setembro, ao qual a …

Shakhtar derrota Real Madrid. Em Espanha, comparam Zidane a Lopetegui

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, surpreendeu e venceu o Real Madrid, por 2-3, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os ucranianos chegaram a estar a vencer por três …