Ordem dos Médicos abriu processo a Gentil Martins

(dr) Marisa Cardoso

O médico cirurgião Gentil Martins

No passado sábado Gentil Martins, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, defendeu, em entrevista ao Expresso, que a homossexualidade era “uma anomalia” e que Cristiano Ronaldo era um “estupor moral”. Essas declarações já deram origem a uma queixa formal apresentada à Ordem dos Médicos.

As declarações polémicas do cirurgião que ficou famoso por separar gémeos siameses já originaram uma queixa formal enviada à Ordem dos Médicos, reencaminhada para o Conselho Disciplinar do Sul, de acordo com o Expresso, que cita fonte oficial do organismo.

O conselho funciona, dentro da Ordem dos Médicos, como um tribunal e de forma independente. A Ordem dos Médicos espera agora a decisão do Conselho Disciplinar do Sul para depois se pronunciar.

Sem medo de dizer o que pensa, o cirurgião pediatra defendeu que casos como os de Cristiano Ronaldo – o atleta é solteiro e recorreu a uma barriga de aluguer para ter filhos – são “um crime grave”.

“É degradante, uma tristeza. O Cristiano Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe”.

As afirmações que foram consideradas polémicas não ficaram por aqui. Perguntado sobre o que pensa da homossexualidade, Gentil Martins não se poupou nas críticas, vendo “anomalias” no comportamento de pessoas que assumem gostar de pessoas do mesmo sexo.

ZAP //

16 COMENTÁRIOS

  1. ãÉ absurdo, incompreensível e chocante a atitude da ordem dos médicos. Não se pode criticar “o menino bonito”. Se esse mesmo bonito se fosse pobre, iria casar e fazer feliz a muitas mulheres deste país. Ficou rico e faz coisas fora do normal comum. Casar-se, ter filhos e não andar a alugar barrigas das mulheres que querem dinheiro. sabemos que o dinheiro faz bem mas não é tudo na vida. Tanto as mulheres que alugam por dinheiro às suas barrigas como os homens do tipo do Cristiano Ronaldo são uns tolos, egoístas e nojentos.
    Porque razão razão não teve um comportamento comparável aos grandes jogadores como ele? É doido.

  2. Não se incomode doutor Gentil, quem fala verdade não merece castigo.O “inteligente” não quis mãe para três filhos, agora quis para o quarto? Isto não é só falta de moral, é falta de juízo!
    Quanto aos outros intocáveis, não é anomalia, é tudo normal.Anormal é viver homem com mulher, constiuir família, ter filhos e tocar o mundo para a frente.Que vivam como lhes apetece, problema deles;agora julgarem-se mais que os outros?! Desamparem a loja, pf.

  3. Exmo. Sr. Dr. Gentil Martins; Boa Tarde,

    A sociedade portuguesa muito lhe deve. O seu conhecimento é universalmente reconhecido; naturalmente que não pretendeu a ofensa pessoal , mas sim a demonstração da sua opinião pessoal relativamente a dois assuntos concretos.
    A liberdade de expressão é um corolário da nossa Constituição e deverá ser salvaguardada pelo Estado Português. A pluralidade de opiniões, nomeadamente emanadas por pessoas especialmente dotadas de conhecimento e experiência de vida, devem ser ouvidas. É a diferença que possibilita uma melhor elucidação dos temas. Nestes, como em outros assuntos, a sua opinião será sempre muito bem vinda.
    Os temas que abordou; a homossexualidade e a utilização de barrigas de aluguer (com tantas crianças abandonadas pelo mundo fora) não são hoje como não foram no passado consensuais; assim ninguém deve ficar ofendido. Obrigado por partilhar as suas opiniões.
    Rita

  4. Grande Dr. Teve T….ts para dizer o muitos pensam e não o dizem por cobardía. Sim, se fosse um pobre era criticado até ao tutano assim como é milionário é intocável e fica-lhe bem. Isto para o tontos idiotas que vivem sempre com a hipocrisia. Haja respeito pela opinião de quem é sábio (pois o Reinaldo tem muito porque são outros a pensarem por ele). Todo o ser Humano tem direito a opinião num estado de direito democrático. Ainda mais admiro o Dr. Gentil que já tem provas dadas do seu valor, bom senso e tudo de Bom. Ele sim, é o melhor jogador do mundo no campo da saúde Coronária. BENDITO SEJA POR SER HONESTO E NÃO TER MEDO DE DIZER O QUE PENSA. É a realidade, toda a criança tem o direito de saber quem é a Mãe. Abram processos a esses idiotas invejosos que não chegam aos calcanhares do Snr. Dr. Gentil…… BEM HAJA

  5. Em Democracia, ou em um Ditadura, existe uma regra tão simples, “O Respeito por ambas as partes envolvidas”.
    “Presto menos atenção ao que as pessoas dizem. Hipoteticamente observo mais o que elas fazem” ! Tenho dito.

  6. Na democracia que se diz defensora da liberdade de expressão, quando aparece alguém a dizer verdades que não agradam aos “democratas” é logo apelidado de homofóbico, discriminatório e ofensivo, será que só se pode dizer o que convém a certas minorias que querem tomar o poder de decisão neste pais.
    isto a meu ver não tem nada de democrático.

  7. Além de grande médico é um grande homem e pelos vistos dos poucos que já restam na nossa sociedade capaz de pensar e agir pela sua própria cabeça, aqueles que o criticam e tentam condenar já pertencem a uma outra sociedade em declínio e que certamente nos levarão à extinção!.

  8. Isto é inacreditável !!
    Ordem dos Médicos, abriu processo.
    Mas, afinal há ou não liberdade de expressão ??
    Salazar ! Fascismo ! Marxismo ! Nazismo ! e por aí adiante……………Que sociedade de liberdade é esta que vivemos ???? Comos se chama afinal !!!!!
    Já não podemos exprimir os nossos pensamentos !!! – 25 de Abril + Liberdade = Silêncio.
    O Dr. Gentil Martins deu sua opinião. É Crime ????
    Abençoado Dr. G.M.
    É pena não haver mais Drs. assim.
    Se é por causa do Ronaldinho, tadinho, saiu-lhe a sorte grande na farinha amparo.
    A personalidade deste sr. está à vista de toda a gente, desde que empurrou o namorado de uma moça na 24 de Julho, para dentro do Tejo, porque este lhe chamou atenção, que não devia estar a meter-se com ela, por ele ser o namorado, nunca mais me deixou boa impressão, só é grande jogador, de resto, pouco mais de bom tem.
    Quanto a finalmente ir ter um filho e mostrar a mulher grávida, será que na realidade é filho dele ???
    Já começo a ter as minhas dúvida !!
    Se alugou barrigas, para ter filhos sem mãe, também pode fazer o contrário, ser alguém a fazer por ele, e agora se andar a mostrar, já que alugar mais barrigas, já não lhe está a dar grande resultado.
    Como dá a entender que dá para os dois lados !!!!
    Uma pessoa já pensa tudo, na sociedade degradante e sem escrúpulos em que vivemos.
    Onde estão as regras da boa educação ???
    Morreram, ou passou o prazo.
    A Ordem dos Médicos, também me pode fazer um processo !!!!!!
    Isto é inacreditável…….

  9. A ordem dos médicos processa o DOUTOR Gentil Martins por dizer verdades?????
    Quanta hipocrisia!
    Quantos crimes de morte, por negligência, falta de assistência médica ou outros, a ordem dos médicos deixa passar em branco, contra médicos que deviam estar a picar pedras numa pedreira?
    Que critérios utilizará a ordem dos médicos?
    Não podemos confiar em mais nada!!!!

  10. Dr. Gentil (essa história dos médicos e advogados rascas se intitularem com dois apelidos até mete nojo)… Dr. Senil. Uma nódoa de homem – ya, como médico “salvou” vidas. Tudo bem, e esperava-se o quê de um médico? Fique descansado que não o vamos propor para um Nobel.

    Dr. Gentil não sabe diagnosticar. Quais são os critérios de diagnóstico para uma homossexualidade, ó sapiência? Nos referenciais diagnósticos com que trabalha (CID, DSM, whatever), diga-me lá por favor onde é que aprendeu o diagnóstico (e já agora a terapêutica) para esse “distúrbio homossexual”?

    O Dr. Gentil é uma praga, e muitas garrafas de champanhe se abrirão com a sua morte. Ninguém se recordará de si. Sabe quem foi Alan Turing, seu idiota cuja idade só acrescenta asco? Foi um anómalo que inventou a base de muitas ferramentas com que hoje o Gentil “salva vidas”.

    Palhaço Gentil: os seus filhos serão homossexuais; os seus netos serão homossexuais; porventura até o senhor é. Doutra forma, não se percebe esse asco, e essa “fixação” com o Ronaldo. Get over it, ya silly old man!!!

  11. snr. oui, sou mais culta que meia dúzia como o senhor juntos. nao conseguiu perceber o que é a educação ??? pobre de espirito deve jogar no mesmo clube…….

    snr. ptokofiev…. será que tem cérebro?????? vá muito rápidamente tratar-se pois já está senil não tem educação pois o dr. gentil merece ser tratado com respeito enquanto cidadão e pessoa. olhe o seu mal educado e sem principios pense pois se o fizesse não escrevia tanta asneira. ahh já sei ja esta esclerosado e já nem sabe o que diz e perdeu a noção do norte…. que pena de não precisar dos serviços e sabedoria dele que se fosse da minha estirpe você até comia m…… (ja sei evite o comentário) para ele lhe valer…. ahhahhahh quem ri no fim é quem ri melhor e á pena eu não poder assistir ao seu que por certo será triste….

RESPONDER

Pablo Neruda não morreu de cancro

Um grupo de peritos internacionais concluiu que a morte de Pablo Neruda, pouco depois do golpe de Estado realizado por Augusto Pinochet em 1973, não ficou a dever-se a um cancro, como consta na sua …

Mariano Rajoy lançou a "bomba atómica"

O Conselho de Ministros espanhol decidiu este sábado em reunião extraordinária em Madrid intervir diretamente na autonomia da Catalunha por "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat). Rajoy anunciou a destituição do governo …

Professor detido por indícios de abusos sexuais a dez alunas

Um professor do ensino básico foi detido pela Polícia Judiciária de Setúbal por indícios de ter abusado sexualmente de dez alunas no interior da sala de aulas no anterior ano letivo.  De acordo com o Diário de …

Suspeitos do assalto a Tancos já estão identificados

A Procuradoria Geral da República terá já apresentado ao Ministério da Defesa uma participação disciplinar contra a Polícia Judiciária Militar. Há dois militares identificados como suspeitos no assalto. Há dois militares identificados como suspeitos no caso do …

Governo anuncia mecanismo para acelerar indemnização das vítimas dos incêndios

Francisca Van Dunem, ministra da Justiça, anunciou, quando ainda faltava uma hora e meia para o fim do Conselho de Ministros, que o Governo aprovou um novo mecanismo - mais rápido e simples - para …

Secretária de Estado da Igualdade sai e agita socialistas

A secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino, saiu, esta sexta-feira, do cargo e vários socialistas se pronunciaram surpreendidos e contra a decisão da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques. A notícia surpreendeu vários socialistas …

PS reforça penalizações para empresas que violem o “direito a desligar” dos trabalhadores

O PS reforçou as penalizações para as empresas que violem o direito dos trabalhadores de "desligarem do trabalho",  mas mantém a ideia de que por "razões imperiosas" o empregador pode contactar os seus funcionários em dias de descanso, …

Meteorologia avisou 72 horas antes que dia 15 seria o mais perigoso do ano

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera avisou que domingo, dia 15, ia ser o dia mais perigoso do ano para a ocorrência de incêndios, mas o alerta foi desvalorizado. O Expresso avança que o …

Cientistas identificam quantas mutações geram cada tipo de cancro

Cientistas britânicos decifraram quantas mutações são necessárias para transformar uma célula saudável em cancerosa: entre uma e dez, dependendo do tipo de tumor. As descobertas foram feitas por cientistas do Welcome Trust Sanger Institute e publicadas …

Alunos dinamarqueses terão que mostrar aos professores o histórico de pesquisas na net

Já imaginou ter que mostrar tudo que procura na internet aos seus professores? A ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, apresentou uma proposta de lei que pode obrigar os alunos do país a ter …