Ronaldo “estupor moral”, homossexualidade é “anomalia”: Ordem reage a Gentil Martins

(dr) Marisa Cardoso

O médico cirurgião Gentil Martins

Gentil Martins, antigo bastonário da Ordem dos Médicos, defendeu, em entrevista ao Expresso, que a homossexualidade era “uma anomalia”. Aos 87 anos, o médico que ficou famoso por separar gémeos siameses, continua a operar e a dar consultas.

Na edição em papel de sábado, o Expresso publicou uma entrevista que tem vindo a causar grande polémica. O entrevistado é o médico cirurgião Gentil Martins.

Sem medo de dizer o que pensa, o cirurgião pediatra defende que casos como os de Cristiano Ronaldo – o atleta é solteiro e recorreu a uma barriga de aluguer para ter filhos – são “um crime grave”: “É degradante, uma tristeza. O Ronaldo é um excelente atleta, tem imenso mérito, mas é um estupor moral, não pode ser exemplo para ninguém. Toda a criança tem direito a ter mãe”.

Mas o médico não fica por aqui. Sobre esta situação, o pediatra é capaz de afirmar que “uma das grandes culpadas disto é a mãe dele. Aquela senhora não lhe deu educação nenhuma”, deixando assim as “contas” para Dolores Aveiro.

As afirmações que podem – e têm vindo a – ser consideradas polémicas não ficam por aqui. Perguntado sobre o que pensa da homossexualidade, Gentil Martins não se poupou nas críticas, vendo “anomalias” no comportamento de pessoas que assumem gostar de pessoas do mesmo sexo.

Cristiano Ronaldo / Twitter

Cristiano Ronaldo e os filhos gémeos.

“Ouçam, é uma coisa simples: o mundo tinha acabado. Para que o mundo exista tem de haver homens e mulheres. Trato-os como a qualquer doente e estou-me nas tintas se são isto ou aquilo… Não vou tratar mal uma pessoa porque é homossexual, mas não aceito promovê-la. Se me perguntam se é correto? Acho que não. É uma anomalia, um desvio da personalidade. Como os sadomasoquistas ou as pessoas que se mutilam.”

Para além disso, o bastonário da Ordem dos Médicos entre 1977 e 1986 e católico praticante disse ainda ser contra o casamento e a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.

Gentil Martins já reagiu à polémica

O impulsionador da primeira unidade de cuidados oncológicos para crianças já reagiu à polémica, dizendo que não tinha intenção de causar tanta polémica e tratou de pedir desculpa a Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, afirmando que “nunca foi sua intenção ofender a mãe de Ronaldo“.

O médico afirmou também que quando disse que o jogador de futebol não era exemplo para ninguém se referia “exclusivamente à escolha de barrigas de aluguer“, da qual discorda “totalmente, quer como pediatra quer como ser humano”.

No entanto, nas declarações relativas à homossexualidade e à “anomalia” que Gentil Martins considera ser, o médico não pede desculpa: “Quanto à homossexualidade, lamento quem sofra com essa questão, que continuo a considerar anómala, sem no entanto deixar de respeitar os Seres Humanos que são”.

Queixas na Ordem dos Médicos

Quando as declarações de um dos mais conceituados cirurgiões portugueses vieram a público, a deputada do PS Isabel Moreira apelou, de imediato, na sua página do facebook, a uma denúncia na Ordem dos Médicos, considerando que as declarações de Gentil Martins relativamente à homossexualidade “violam a deontologia médica e têm consequências negativas, graves, gravíssimas“.

No sábado, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, confirmou a existência de denúncias internas às declarações de António Gentil Martins, pelo que o conselho de jurisdição da ordem vai mesmo avançar para um inquérito para as analisar.

Segundo o Sol, o bastonário deixou para esta segunda-feira uma tomada de posição da ordem sobre o assunto, mas esclareceu que a posição do cirurgião não reflete o entendimento daquela.

As declarações de Gentil Martins serão agora avaliadas pelo conselho de jurisdição da ordem, uma vez confirmadas as denúncias, no sentido de se perceber se o cirurgião de 87 anos incorreu numa violação do código deontológico pelo qual se rege a profissão e, nesse sentido, se desobedeceu aos deveres inerentes à mesma, ou se as declarações são consideradas adequadas ao usufruto do direito à liberdade de expressão.

A médica psiquiatra e ex-candidata às legislativas pelo LIVRE – Tempo de Avançar, Ana Matos Pires, confirmou, através de um texto publicado no blogue Jugular, que vai solicitar uma exposição à Ordem dos Médicos.

A psiquiatra acusou ainda o médico de ter cometido “vários e diferentes erros deontológicos graves“. “Não estamos só no domínio da opinião a que o sujeito tem direito”.

Citando outros dois textos, a médica entende que as declarações do cirurgião “não são baseadas no conhecimento” e lembra que, “à luz do conhecimento atual, a homossexualidade não é uma doença psiquiátrica“. Afirmar que aquela é um desvio de personalidade “é um erro científico”.

“Gentil Martins diagnostica, porque é essa a palavra sendo ele médico, como ‘doente’ uma população inteira que morre ainda em genocídios organizados no ano da graça de 2017. Anomalia é isto. Não há credo nem oração que cure“, acusa.

Ana Matos Pires critica ainda a recusa, defendida pelo cirurgião, de “promover um homossexual”, e questiona se, em virtude do exercício do cargo de bastonário e do envolvimento em concursos médicos, enquanto júri, Gentil Martins não terá prejudicado colegas seus homossexuais em termos de carreira”.

“Todos os médicos têm o direito a ser tratados com respeito e consideração pelos seus colegas, sem discriminação ou perseguição, nomeadamente com base na orientação sexual”, escreve a psiquiatra, citando o artigo 107º do Código Deontológico.

ZAP //

51 COMENTÁRIOS

  1. Concorde-se ou não com GM, tiro o meu chapéu a todos aqueles que dizem o que pensam sem qualquer espécie de hipocrisia e assumem aquilo que consideram ser a sua opinião. Faltam mais pessoas assim.

    • O que este senhor disse em relação ao Cristiano Ronaldo tem toda a razão, está a privar as crianças de terem mãe; fosse ela a pior mãe do mundo. Neste caso não dá escolha e tudo por estar em jogo apenas uma coisa- dinheiro, para não ter que partilhar bens com uma companheira. Ainda bem que não sou a única a pensar assim; ao que chegámos!

    • Quanta hipocrisia por parte daqueles que contestaram Gentil Martins que, muito honestamente, não emitiu nenhuma opinião. O que ele fez foi colocar os pontos em todos os IS, sem hipocrisia.
      O que ele disse pertence ao domínio das Ciências, da Ética, da Natureza Humana, tal como ela é, e não tal como muitos querem que seja.
      E isto nada tem a ver com desrespeito por quem quer que seja.
      Ainda bem que existem livres pensadores para ordenar o que está desordenado.

      • Muito bem dito, sra. Isabel. O problema é que defender o grupo dos LGBT ou que outros nomes tenham, dá voto e está na ordem do dia dos politicamente corretos, uma imbecilidade total, razão de tantos saltarem sobre o Dr. Gentil Martins.
        J.M.L

        • Pois, José Ma Leitão. Mas isso é para quem não tem personalidade, é subserviente e pau mandado.

          Nós, tal como o Dr. Gentil Martins, somos livres.
          E isto faz toda a diferença.

      • Ó Santíssima Trindade, nem sei porque vou perder tempo com imbecilidades, mas aqui vai: Se não sabe a diferença entre dizer-se o que se pensa (e não o que se quer, isso nunca foi equacionado aqui nem na entrevista do visado) e fazer-se o que se diz, aconselho-o a ler muito. Faz bem ao intelecto, é um bom exercício, e ajuda a pensar, a raciocinar, a interpretar, etc. Só alguém muito alienado da realidade pode confundir essas duas coisas. Nunca esqueça, pois parece que para si a História foi Estória, Hitler dizia o que pensava, mas infelizmente, FAZIA o que pensava, pois não guardava as suas ideias como exercícios de opinião, mas colocava-as em prática. Enfim, valha-me mesmo a Santíssima Trindade.

        • Então estamos bem não é senhor ou senhora Sousa este apenas diz as imbecilidade que pensa, então está tudo bem, não? E se o senhor ou senhora Sousa lesse mais veria que a palavra é uma arma, mas o senhor ou a senhora Sousa limita se a dizer as idiotices que pensa. Queria lhe agradecer o esclarecimento, pois sem as suas brilhantes observações idiotas como eu estávamos perdidos ainda andávamos para aí a votar no CDs ou assim, obrigado senhor ou senhora Sousa.

          • Não precisa agradecer, menino ou senhor Nelson, foi um prazer conhecer um idiota limitado que resume Hitler apenas às palavras proferidas e se esqueceu dos atos. Pormenor sem importância, não é, menino ou senhor Nelson? Para finalizar, já votei nos CDs, mas agora a minha onda é mais vinil. Passar bem!

            • Deixa me adivinhar gosta mais de vinil, conhecedor de vinhos chefe de cozinha e citador de Proust em casamentos e batizados, pacote da hipocrisia completo. Passar bem senhor ou senhora Sousa,

  2. Já não se pode dizer nada neste fabuloso país com “liberdade de expressão”! Um dia todos seremos robôs, sem possibilidade de opinião.

  3. Acho engraçado aparecerem logo umas alminhas contra o que o Dr. Gentil Martins disse… Só comprova que esta gentalha está desprovida de valores. O que me preocupa é que são pessoas que estão na esfera política e não só.
    Aceito que haja pessoas diferentes, mas… não se promovam e não apareçam nas revistas como se fosse normal uma relação homosexual… Biológicamente não é assim! Logo é verdade, essas pessoas têm desvios! Por este andar, um dia as pessoas normais vão ter que reinvindicar os seus direitos, para não serem oprimidos pela sociedade de pessoas com desvios…

    • A liberdade de expressão é o direito que funciona, socialmente, como um mecanismo corrector para a estupidez humana, logo deve ser defendido de forma incessante e incansável. Utilizar o termo “anomalia”, apesar de uma conotação negativa imediata, pode ser apropriado se usado num sentido de desvio face à norma. A sua utilização do termo “normal” também não me parece desadequada se empregue neste contexto. No entanto, usá-lo como sinónimo de “não natural”, como encontro nas suas palavras através da sua referência a Biologia, é factualmente errado e deve ser apontado e corrigido. A verdade é que a homossexualidade é um comportamento observado em milhares de espécies e inclusive, em casos particulares como a ovelha (em que a prevalência é de cerca de 10%), verificam-se padrões de comportamentos homossexuais monógamos e duradouros (para toda a vida, aliás).

  4. Grande Gentil Martins. Grande Homem, grande médico.
    Afinal quem é a Isabel Moreira? Tem toda a razão, e tem todo o direito a dizer o que pensa. Só esta cambada, que precisa de fazer paradas, é que se indigna. E Vai tudo atrás como os carneiros.
    É preciso Homens com coragem para afirmar o óbvio.

    • O Sr Gentil Martins demonstra respeito pela “anomalia” de alguns. Você não. Não é a mesma coisa! Se não gosta da parada Gay, faça como eu: Não a veja! É Homem? Homem também respeita as opções dos outros. Pode não concordar ou “promover”, mas respeita. Experimente…

        • Porquê? Vai mudar a sua opinião? Já sei! Chamo-me Salazar. Gostou? Também posso chamar-me Carlos Cardoso, mas não combina muito comigo. De qualquer forma, o que é que a minha identidade tem a ver com o meu comentário (que não era para si)? Quer pedir-me em namoro? Que pena… Não gosto de homens…

    • Li todos os comentários, inseridos até agora e felizmente que 80% apoiam, estão de acordo com a opinião do Sr. Doutor Gentil Martins em relação às afirmações proferidas. Liberdade de expressão deve ser respeitada e por isso, os poucos que o criticam e da forma como o fizeram, é próprio de gente menor. Só uma nota, ensinaram-me nos primeiros anos de escolaridade, quando estudei o corpo humano, quais as funções dos vários órgãos, entre eles, o aparelho digestivo… Os que querem ou desejam alterar a natureza são aberrações humanas cuja natureza é generosa porque permite que os animais respirem o ar dos humanos para assim, preservar a biodiversidade.

      • Você tem uma noção de Liberdade de Expressão muito destorcida… Segundo o senhor (que já deve ter uns 100 anos, a avaliar pelo discurso) eu tenho o direito de o insultar e nada me acontecer. É isso? Posso publicamente dizer que o Ronaldo é gay? Acha que posso fazer isso (tenha ou não provas)? Não! A liberdade/democracia tem direitos, sim; mas também tem deveres. Deveres de respeitar a liberdade dos outros. A liberdade de escolha também. Assim como posso escolher ser desta ou daquela religião, posso também decidir a minha orientação sexual. E; num estado de direito, ninguém; publicamente, me pode criticar por isso. Porquê? Porque é crime! Embora a maioria das vezes não é punida (no máximo leva uma chamada de atenção).
        Acha bem eu vir publicamente chamá-lo de “estupor moral”? Acha que é legal?
        Diz que 80% apoiam as declarações do senhor Gentil Martins… Pois cerca de 80% dos comentadores não sabem o que é realmente a Liberdade de Expressão. Não me parece que alguma vez irá realmente saber. é pena…

  5. Será que a famosa “Ordem” e os seus Corpos Gerentes integram alguém que chegue aos calcanhares de Gil Martins ? Será que ele não disse aquilo que pelo menos oito ou nove milhões de Portugueses pensam e apenas têm dificuldade ou receio em exprimir essas ideias ?
    Pobre Pais que anda ao sabor das ondas e em que tudo o que não seja “esquerda” ou “extrema esquerda ” é censurável, criticável e passível de “processo disciplinares ou de inquérito ” pelo menos…

  6. A mídia age com extrema hipocrisia e espera que a “Sociedade” siga suas orientações; se alguém discorda, aproveita o instrumento que tem nas mão para demonizar este alguém. A pessoas devem exigir o direito de sua liberdade de expressão, especialmente um profissional competente, de 87 anos. Também tiro meu chapéu a senhor Gentil Martins.

  7. Há poucos como o Dr Gentil Martins.
    Diz o que pensa e quem não gosta que comente em casa.
    Quando vêm a pública demonstrar a sai indignação é porque lhes tocou no ego.
    E dou toda a razão sobre a avó destes 2 pequenos : não foi capaz de passar os valores ao filho ou então
    os euros mudaram a personalidade de uma mâe portuguesa que criou os seus filhos com dificuldades.
    Mas como se diz o dinheiro muda tudo, até as pessoas.
    Sobre a homossexualidade eu sempre tive a mesma opinião : é uma anomalia genética mas não façamos dos que sofrem disso uns mártires e heróis.
    Quem os defende na praça pública é porque tem também algum desvio de genes na cabeça.
    Mas não os descrimino ! Só não aceito um homem ser uma mãe para um filho. P conceito homem mãe homem e 2 pais ou 2 mês não é comigo !

  8. Estupor: [Medicina] Entorpecimento patológico das faculdades intelectuais, acompanhado de alterações motoras e sensitivas.

    Com 87 anos, é possível…

    PS: Concordo que é deprezível privar as crianças da mãe.

  9. Muito Bem Sr. Dr. Gentil Martins.
    E, as verdades são para se dizer, concordo em pleno com a sua entrevista, e no que concerne ao Ronaldo, totalmente de acordo.
    É uma vergonha andar a encomendar filhos desta maneira e é sobre natura.
    A mim dá que pensar, será que ele não consegue fazer um filho ???
    Não quer ? Não pode ? Não gosta ?
    Tudo muito estranho, qual o homem que se preze de o ser, que não gosta ter um filho na relação amorosa com uma mulher ?
    Ou será por causa do dinheirinho ???
    Claro, se não houvesse homem e mulher, o mundo teria acabado e não existia, tão simples. Se é doença ou formação genética, estou a ver que há muita gentinha com esse mal. Eu, já chego a pensar que está na moda ser homossexual.
    Ao que isto chegou, ao cúmulo de aceitarem casamento entre duas pessoas do mesmo sexo !!!
    A minha educação é um homem e uma mulher, é o casamento. A minha doutrina e educação foi esta.Tudo o resto é hipocrisia e falta de bom senso
    Realmente o mundo anda louco, e já não tem retrocesso, por isso caminhamos a passos largos para a destruição das boas maneiras e da vida normal entre as pessoas, e não só.
    Vivemos em constantes aberrações, e já não passamos disto.
    Dr. Gentil Martins, estou totalmente de acordo com o que diz, não fosse o Sr. Dr. a personagem que é, bem conhecedora de destas tristes figuras.
    Quanto às críticas negativas, são de pessoas da mesma estirpe, por isso não lhe dê importância..
    Quem são elas ao pé do Sr. Dr Gentil Martins ???????????

  10. Ele não fez nenhuma crítica! Apenas disse o que pensava, sem papas na língua. Apenas disse o que a maioria pensa. Se duvidam, façam um referendo! Sabemos que muitos só dizem que é preconceito, por que têm familiares que são homossexuais. Senão, concordariam com o que ele opinou! Quer seja no domínio das barrigas de aluguer ou da homossexualidade, ele não se opôs, apenas recusou promover aquilo que pensa sobre os assuntos. Ao contrário de muitos, ele não é de modas. A continuar assim por este caminho, ainda o vão criticar por ser heterossexual e isso sim, é preconceito.
    Viva a liberdade de expressão!

    • so uma nota em relaçao ao que escreveu… quem misturou a homossexualidade com a opçao degradante de ronaldo foi a comunicaçao social… infelizmente a pouca vergonha e pior ainda do que aquela que a gente pensa….mais um caso fabricado para a escumalha do costume vir logo insultar e tentar condicionar a opiniao publica….mas tambem digo, viva a liberdade de expressa, mas muito cuidado com a sua manipulaçao( a arte maquiavelica do marxismo)

  11. E o prf.dr.Gentil Martins no seu melhor.abençoados 87anos,quado esses papagaios que criticao nem aos calcanhares chegam.
    nesta altura quem for normal esta desgraçado.

  12. o mal está em que ele não discorda “totalmente, quer como pediatra quer como ser humano” discorda como católico que vê a morte próxima e pensa que esta atitude lhe garante o ceú. Como católico queria que ele falasse acerca das orgias homossexuais de bispos com heroina, de bispos pedófilos (ter filhos de barriga de aluguer é um estupor moral o que será abusar deles), da santa inquisição, dos indios americanos, dos escravos em áfrica, montes de bons assuntos para ele meditar e nos dar a sua opinião de católico. Deus o esclarecerá com certeza.

  13. Ao Dr. Gentil Martins e a todos os que com ele concordam,
    Fui criada pela minha avó paterna a quem sempre chamei mãe e pelo meu pai. Tenho 58 anos e conheci a minha mãe biológica quando fiz 46 anos de idade, porque ela me procurou com remorsos de me ter abandonado quando nasci. Um mês de convívio foi o suficiente para lhe agradecer ter-me abandonado e eu ter sido criada pela minha avó paterna. Para mim, a minha avó foi a MELHOR MÃE DO MUNDO.
    Claro que todas as pessoas são livres de falar, mas porque é que não falam só do que sabem e falam do que não sabem?

  14. Quando aparece alguém a dizer coisas fora do politicamente correto é que se vê que são todos tão Charlie (Hebdo). Hipócritas é o que são.

  15. Ainda bem que há homens assim como o GM estamos em Democracia e ele não ofendeu ningúem há que falar sem estar á espera do politicamente correto.
    Seus politicos saiam das vossas zonas de cnforto e digam o que lhes vai na alma

  16. Já agora ao Sr. Gentil Martins, só umas perguntas e aos ilustres comentadores:
    A idoneidade e o conhecimento é sinónimo de se auto-promover?
    Só Agora o Sr. Gentil Martins descobriu o sexo dos anjos?
    Quantas colegas nos processos de admissão à Medicina, só por serem homossexuais, foram excluídos?
    Será que aos 87 anos, o Sr. Gentil Martins, conhece artigo 107º do Código Deontológico?
    Pedir desculpas aos visados, nas suas afirmações xenófobas?
    Meu caro Senhor e ilustre Médico, “As desculpas não se pedem” deveria ser crime!!! porque EVITAM-SE.
    Finalmente só um aparte, meu caro Sr. Doutor, existe uma regra básica e estatutária, “ÉTICA, ÉTICA e nada mais.
    Quanto às suas opiniões valem o que valem é conversa fiada.
    Absens heres non erit = Não há ausentes sem culpa nem presentes sem desculpa.
    Tenho Dito.

  17. Finalmente alguém com voz tem a coragem de dizer “O rei vai nu !” nem a a Igreja Católica Romana teve tal coragem … lamentável.
    O menino “bonito” de Portugal (Ronaldo) é capaz do melhor e do pior !! Não sei se o GM queria dizer “estupor moral” ou “esturpo moral”, qualquer dos adjetivos é aplicável.
    Ainda vai a tempo de se arrepender ! O tempo vai provar a barbaridade moral cometida … a natureza vinga-se !!

  18. Não somos todos acéfalos , por isso não caímos todos nas maroscas e subversões da verdade e da verdadeira liberdade de expressão que a deputada do ps aqui mensionada e a sra Ana Matos Pires nos querem atirar como poeira para os olhos. O Dr Gentil Martins tem TODO o meu apoio e até teve a cortesia de se esclarecer um pouco mais, distinguindo claramente entre o que é uma opinião (mesmo que estivesse errada) que era legítimo manifestar da possibilidade de interpretarem como ofensa às pessoas (o que se vê logo que não era isso que dizia). Ofensiva é a patética intervenção da Ana Matos Pires fazendo o ataque direto à pessoa do Dr, colocando seu caráter em dúvida e, portanto, tentando por essa via desvalorizar a validade de sua argumentação. Esta é uma técnica sofista muito antiga. É uma violência e uma acusação grave dizer que por o Dr Gentil Martins ter opinião (numa terra de carneirinhos manipuláveis pelos paridos, sobretudo os maçónicos e ideológicos agenda oculta). Um dos maiores ataques é o ataque à verdade e ao direito de opinião e fazem-no violentamente contra aqueles que discordam do seus projetos de manipulação da ideologia nas massas. Muita da população já não sabe mais o que é ter coragem para discordar e dizer alguma coisa fora da caixa porque tem medo que os comentários contra si mesmo destruam a sua imagem pública. Mas ainda há pessoas como o Dr Gentil Martins. Diria o mesmo se falasse de outros temas com a mesma classe e mesmo que eu não concordasse com tudo ou que discordasse vejo que a sua conduta foi exemplar e irrerpreeensível. Se a Ordem falar contra ele é porque também está subvertida pela lavagem cerebral da ideologia da moda

  19. É mesmo assim. É impressionante é que a sra dra Ana Matos Pires quer pôr em causa a isenção e honestidade profissional do Dr Gentil Martins só pelo facto de este ter uma opinião diferente da sua. Ter uma opinião acerca de comportamentos, modas, vícios, ou lá que tipo de coisa for não tem de influênciar em nada a minha honestidade ou a minha isenção na escolha de pessoas concretas. É uma acusação muito grave que a Dra fez contra o Dr. Caso a Dra não saiba a ética é uma disciplina filosófica e portanto de procura da verdade pela apresentação de ideia e com argumentos. Não se pode subverê-la a ideologias políticas e tentar ganhar com violência e ataques pessoais – não os vejo fazer outra coisa na assembleia da república – aliás, parecem os gorilas a gritar e bater no peito para ver quem ganha …(e isso é a especialidade dos políticos e agora daqueles que na Ordem se pronunciam ). Aprendam a ser civilizados antes de aparecer em público a fazer figuras destas

    • Concordo. Veja-se a distorção que a dra Ana Matos Pires faz das palavras do Dr GM : diz que “critica ainda a recusa, defendida pelo cirurgião, de “promover um homossexual”, quando o Dr. GM se referia a promover a homossexualidade como comportamento generalizado ou generalizável e como se fosse algo que fornece direitos especiais. Tem o direito de respeito como pessoas e tal como outra pessoa como indivíduo. Até aqui tudo está bem. Mas entendo MUITO bem a que se poderá estar a referir o Dr GM pois vê-se claramente que há uma promoção da homossexualidade e de alguns homossexuais que se juntam ao “clube” e acabam obtendo por essa via vantagens políticas e legislativas que não correspondem nem à verdade objetiva (acima da dita “científica” que também é manipulável e corrompida) e nem à verdade democrática de base, pois se prova pela opinião do povo que estamos maioritariamente com o Dr Gentil Martins neste assunto.

  20. Muitos Parabéns ao Sr. Doutor Gentil Martins, pela sua franqueza e coragem em falar o que é “verdadeiro” e “correto” perante gente grande e pequena, especialmente diante de DEUS, que concorda em sua “ESCRITURA” com o que o senhor teve a coragem de afirmar, no tocante a “filhos sem mãe”, “pais ou mães do mesmo sexo”, bem como relativo à “homossexualidade”.
    Quer queiramos quer não, DEUS é REAL e todos muito breve lhe teremos que prestar contas, mesmo os que para sua desgraça dizem “não crer”, pois não é possível enfrentar nem fazer desaparecer o “CRIADOR DE TODAS AS COISAS”.
    Que medida, orientação, direcção, modelo deve seguir cada ser humano para uma vida saudável? A do homem, mesmo que de muitos homens (inclui-se mulheres, claro), ou a do CRIADOR? Não sabe Ele o que é melhor para nós? Não tem a sociedade se degradado cada vez que se afasta de DEUS? Não são os Países que crêem e temem a DEUS dos mais desenvolvidos do Mundo? Ainda que muitos deles se estejam a desviar de DEUS, começando a cavar a sua futura desgraça, como se pode ver na história da humanidade e mesmo na nossa Nação?
    A quem vamos dar crédito? Aos homens ou às VERDADES DE DEUS, bem como àqueles que as falam?
    Parabéns mais uma vez a este Homem que se expõe e concorda com o que DEUS menciona na Bíblia Sagrada e por isso se torna digno de confiança nesta matéria, para além da sua maturidade, conhecimento e experiência, enquanto homem.
    Quem não concordar e não gostar do que DEUS ordena em SUA PALAVRA, terá que se entender com ELE e não comigo, que nada sou, ainda que igual a todos os demais pecadores e ignorantes no mundo.
    Que a graça, amor, paz e perdão de DEUS, através de Jesus Cristo a todos (Nação e Mundo) alcance e abençoe.

  21. Homossexualidade é um comportamento. O Homem decide relacionar-se sexualmente com alguém do mesmo sexo por escolha individual. Não há quaisquer indícios, muito menos provas, que questões biológicas, genéticas expliquem esse comportamento como algo natural. É um fenómeno frequente, sem dúvida, mas em ciência, esse argumento não pode ser levado em conta. Para que haja sobrevivência de uma espécie é obrigatório que exista a união entre um macho e uma fêmea. E não me venham apresentar argumentos tais como, preconceito e homofobia. A ciência não é homofóbica, nem preconceituosa. Assenta em fatos, provas irrefutáveis. Não tenho nada a ver com a escolha individual das pessoas. Não me importa o que cada um faz na sua vida privada. Mas querer receber direitos, privilégios, há conta de argumentos absurdos e sem nenhum fundamento científico, é no mínimo escandaloso. Se a comunidade gay quer que a sociedade os encare como pessoas perfeitamente normais então limitem-se a ter os mesmos direitos e deveres que toda a gente. Porque a lei civil não exclui opção sexual, é igual para todos. É a isso que chamamos igualdade!

  22. Sabem uma coisa meus senhores e senhoras. Sim senhores e senhoras, enquanto posso referir-me assim aos humanos. Quando estes LBGT e outros “livres” mandarem a sério (se é que já não mandam a sério), vai ser com o na Inglaterra- Alo everybody.
    Sinto que neste momento nesta democracia da treta que só nos rouba em impostps de forma absolutamente cruel, começamos, nós os normais ( edigo normais com toda a carga que isto significa) a ter liberdade para estar calados. Sim. Liberdade para estar calados. É isto que nos está a acontecer e nós estamos a permitir.
    Veja-se o que se passa com o facto de alguém ter dito que os ciganos vivem á custa de subsidios. Não é verdade? São estes “livres” de pensamento inconsciente que nos estão a roubar, que nada fazem, e que pensam que tem de ir buscar o dinheiro onde ela está. Vão trabalhar. Por vezes, penso que estou a perder tempo com quem não merece. Mas se todos fizermos o mesmo, então cada vez mais teremos liberdade para estar calados, como nos querem impôr estes anormais. (Já agora, no sentido de que é anormal, quem foge á normalidade). nÃO NOS DEIXEMOS CALAR. A terminar, não se escondam em nomes falsos ou estupidos.

  23. Independentemente de estar de acordo ou não com o senhor Gentil Martins, chego à clara conclusão que há uma grande maioria de portugueses que não sabem o que é a Liberdade de Expressão. Esta Liberdade não é o vale tudo! Também não é uma desculpa! E muito menos para ser “usada” só quando dá jeito. Talvez seja melhor lerem a Constituição Portuguesa. Eu não li, mas sei que lá está. Num Estado de Direito a Liberdade tem limites. Quando essa liberdade não os tem, então estamos numa anarquia. E aí há liberdade para tudo! Até para matar. Ora… Não estamos numa anarquia. Por isso, quando a liberdade de um interfere na do outro, encontra-se aí o seu limite. Espero que tenham ficado ilucidados. Qualquer dúvida leiam a Constituição Portuguesa. Acho que lhes vai fazer bem.
    Vamos lá ver: Se vos chamasse Homofóbicos, (a todos) acham que eu teria o direito e liberdade de o fazer? Mas entenda-se! Não vos estou a chamar homofóbicos. Apenas afirmo que desconhecem o que a Liberdade de Expressão realmente significa.
    Nota: O desconhecimento das leis não constitui atenuante em qualquer crime em Portugal. “Iiii, pá… Não sabia… Não sabia? Mas devia saber, porque vai dentro!”

RESPONDER

Adeus, Mr. Charles Bradley

Foi através das redes sociais de Charles Bradley que o mundo ficou a saber da morte do músico norte-americano, aos 68 anos. O dono da marcante voz do soul morreu, vítima de cancro no estômago. Há …

Relatório sobre Tancos é tão secreto que ninguém sabe quem o fez

O primeiro-ministro, António Costa, reiterou esta noite desconhecer o relatório noticiado pelo Expresso sobre o furto de armas em Tancos, sublinhando que o documento não pertence a "nenhum organismo oficial" do Estado. “Não sei a que …

Benfica vs P. Ferreira | Artilharia com excesso de pontaria

O Benfica regressou às vitórias, após três jogos sem vencer. A vítima foi o Paços de Ferreira, que perdeu por 2-0 no Estádio da Luz, perante uma “águia” a querer responder à “crise” com muito …

Moreirense vs Sporting | Machadada na série leonina

O Sporting perdeu os primeiros pontos no campeonato ao empatar, por 1-1, na deslocação ao terreno do Moreirense. Sem Acuña, a equipa “leonina” revelou grandes dificuldades durante toda a partida, acabando por marcar apenas num autogolo, …

México registou 4287 réplicas do sismo de dia 7

O Serviço Sismológico Nacional (SSN) do México registou 4.287 réplicas do terramoto de dia 07, que abanou o centro e sul do país, informou hoje a diretora do centro, Xyoli Pérez Campos. Em conferência de imprensa, …

Autocarro eléctrico fez 1772km com uma só carga

Para que a transição para os veículos eléctricos seja total é necessário demonstrar a sua viabilidade como alternativa para todo o tipo de veículos, e a Proterra acaba de demonstrar que a autonomia não é …

TAP cancela Londres/Porto por falta de tripulação

A TAP cancelou hoje um voo entre Londres e o Porto, por não ter tripulação suficiente, confirmou à Lusa fonte oficial da companhia aérea, após relatos de passageiros que não puderam voar. A empresa explicou que …

Vice-presidente angolano arrasa Portugal e deixa relações por um fio

A defesa de Manuel Vicente, vice-presidente cessante de Angola, atira-se ao Ministério Público português, acusando-o de mentir e de violar a Lei Internacional, no âmbito do processo em que o governante é acusado de corrupção. O …

Ministério Público abre inquérito ao “apagão” dos 10 mil milhões para offshores

O Ministério Público decidiu abrir um inquérito ao 'apagão' informático que entre 2011 e 2014 permitiu que quase 10.000 milhões de euros fossem transferidos para offshores sem passar pela Autoridade Tributária, embora os bancos tenham …

Exército cercou favela da Rocinha (e nem assim acaba a "guerra do Rio")

As Forças Armadas do Brasil cercaram a comunidade da Rocinha, uma grande favela do Rio de Janeiro onde vivem pelo menos 70 mil pessoas. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com …