Oposição venezuelana não aceita resultados das eleições regionais

chavezcandanga / Flickr

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

O Conselho Nacional Eleitoral dá conta de que o PSUV, o partido no Governo, ganhou em 17 dos 23 Estados do país, nas eleições deste domingo.

A aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou, esta segunda-feira, os resultados divulgados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que dão conta de que o chavismo elegeu 17 dos 23 governadores nas eleições de domingo.

“Nem a Venezuela nem o mundo acreditam nesse conto que nos contaram. Solicitámos aos comandos regionais que verifiquem todo o processo, que se audite tudo, inclusive nos Estados em que candidatos da Unidade foram declarados vencedores”, disse o porta-voz.

Durante uma conferência de imprensa em Caracas, Gerardo Blyde explicou que a não-aceitação dos resultados se deve a violações da lei cometidas durante o processo, centros eleitorais que não abriram na hora estabelecida e à falta de testemunhas.

Que se audite todo o processo. Pedimos também aos candidatos que programem ações nas ruas em respaldo ao que estamos a denunciar. Estamos num momento muito grave para a República e o país. Vamos lutar para mudar este sistema eleitoral”, disse.

Segundo Gerardo Blyde, mais de 700 mil eleitores foram afetados por transferências para outros centros eleitorais.

“Nós tentámos e fizemo-lo com a consciência de que somos democratas, com regras, mas urge fazer um apelo, como cidadãos e venezuelanos, para unificar-nos num só critério. Este sistema eleitoral não é confiável“, frisou.

Este domingo, antes do encerramento das urnas de voto, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, já tinha afirmado que estas eleições foram “um triunfo total” da democracia e das liberdades públicas no país.

“Nós, venezuelanos, estamos a demonstrar ao mundo que vivemos numa democracia plena. Derrubou-se toda a campanha feita contra a Venezuela por setores que apoiam sanções (dos EUA) e agressões. Todos os que votaram fizeram-no pela imagem do país e pelo seu prestígio”, disse Maduro em declarações à televisão estatal venezuelana.

“Hoje demos mais um passo no processo constituinte para a paz. As eleições de governadores são um passo muito significativo. A Assembleia Constituinte está a fixar a pauta, a agenda, para consolidar o processo de paz”, acrescentou.

Este domingo, os venezuelanos foram às urnas para eleger os governadores para 23 das 24 regiões do país. A exceção é o Distrito Capital (Caracas), que jurisdicionalmente conta como uma Câmara Metropolitana e não uma governação de Estado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. que dizer de maduro?? que e uma marioneta dos castros, amigo de socrates e de outros socialistas da 1 internacional, como o ingles, provavelmente o grego….e muitos outros lacaios do imperialismo bolchevique , que no mundo apenas conseguiu miseria pobreza e fome.
    que eleiçoes podem ser validas e livres com um ditador infringindo todas as leias a luz do sol?

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …