/

Operação Lenda. Trump está a enviar “polícia secreta” para várias cidades

Chris Kleponis / EPA POOL

Donald Trump deu início à “Operação Lenda”, enviando, inicialmente, centenas de agentes federais para Chicago e Albuquerque para combater crimes violentos.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, está a enviar centenas de agentes federais para combater crimes violentes em várias cidades dos Estados Unidos. Mayors e governadores temem eventuais consequências, escreve a VICE.

Trump deu início à denominada “Operação Lenda” esta quarta-feira, anunciando o envio de 200 agentes para Chicago e Albuquerque. Devido ao aumento da criminalidade, o chefe de Estado norte-americano salientou que estas cidades precisam de intervenção federal. Donald Trump também criticou a ineficaz atuação dos seus líderes democratas.

“Hoje estou a anunciar uma onda de aplicação da lei federal nas comunidades americanas atormentadas por crimes violentos”, disse Trump. “Este derramamento de sangue deve terminar. Este derramamento de sangue vai terminar”.

Muitos temem que esta “polícia secreta” de Donald Trump use uma estratégia semelhante àquela aplicada contra os manifestantes do movimento ‘Black Lives Matter’, em Portland. Na altura, agentes não identificados, vestidos em uniforme de combate, espancaram e dispararam projéteis contra protestantes antirracismo.

O facto de Trump se focar apenas em cidades governadas por democratas também é visto como uma jogada política.

A primeira que a ‘Operação Lenda’ entrou em ação foi no início deste mês, em Kansas, Missouri. O procurador-geral Bill Barr enviou mais de 200 agentes do FBI, U.S. Marshal Service, DEA e ATF e do Departamento de Segurança Interna para Kansas. Estas são as mesmas agências que agora estão a enviar agentes para Chicago e Albuquerque.

As autoridades sugeriram que as táticas usadas pelos polícias em campo serão diferentes, embora não tenham especificado exatamente como.

“As operações sobre as quais estamos a falar são as atividades padrão de combate ao crime que realizamos em todo o país há décadas”, disse Barr. Os agentes “estão a trabalhar para resolver assassinatos e derrubar gangues violentos”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.