Europa a braços com uma onda de calor. Em Espanha, os termómetros podem chegar aos 44 graus

Hugo Delgado / Lusa

Dez províncias espanholas estão em alerta laranja. Os termómetros começam a subir esta quarta-feira e podem atingir os 44 graus Celsius.

A Europa está a braços com uma onda de calor. No país vizinho, os termómetros podem chegar aos 44 graus já este fim de semana, tendo sido decretado alerta laranja em dez províncias espanholas.

Segundo a TSF, uma massa de ar quente proveniente de África vai instalar-se em Espanha até à próxima terça-feira, dia em que as temperaturas devem começar a descer. Esta é uma massa de ar muito quente e seca combinada com pó, o que faz aumentar a sensação térmica, segundo os especialistas da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).



As regiões mais afetadas serão a comunidade de Madrid e os vales dos rios Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir. Nestas zonas, prevê-se que o nível de alerta possa elevar-se este fim de semana a vermelho, que define “o risco extremo para a população”.

De acordo com o diário, a maior parte do país vai registar temperaturas entre 5 e 10 graus acima do normal. Aliás, em algumas zonas chegarão mesmo a atingir os 15 graus acima do habitual para esta época do ano.

Nem dormir será uma tarefa fácil. O fenómeno das “noites tropicais” vai estender-se a todo o país, uma vez que nem à noite as temperaturas vão dar tréguas. Esta é uma onda de calor sem precedentes pela combinação de vários fatores, entre eles a duração (que pode chegar a seis dias), altas temperaturas registadas e altura do ano em que acontece.

Os especialistas consideram que a repetição deste tipo de fenómenos nesta altura do ano é resultado dos efeitos do aquecimento global e a prova de que o calor está a chegar cada vez mais cedo e de forma mais intensa.

Mas Espanha não está sozinha. A onda de calor vai afetar países como França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça. Os especialistas aconselham a população a não sair de casa nas horas de maior calor, a beber muita água e a evitar a prática de desporto nestes dias.,

Portugal é dos poucos países que vai escapar à massa de ar quente devido a uma depressão a noroeste da Península Ibérica, por cima do Oceano Atlântico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …

Funcionários russos que recusem vacina arriscam licença sem vencimento

Os funcionários russos que recusem vacinar-se contra o novo coronavírus, em regiões onde a vacina seja obrigatória, arriscam-se a uma licença sem vencimento, anunciou o ministro do Trabalho da Rússia, Anton Kotiakov. "Se as autoridades de …

Vacina cubana com eficácia de 62% após segunda das três doses previstas

A vacina cubana contra a covid-19 atingiu uma eficácia de 62% após a injeção de duas das três doses previstas, um resultado que excede os 50% exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciou o …

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …