Europa a braços com uma onda de calor. Em Espanha, os termómetros podem chegar aos 44 graus

Hugo Delgado / Lusa

Dez províncias espanholas estão em alerta laranja. Os termómetros começam a subir esta quarta-feira e podem atingir os 44 graus Celsius.

A Europa está a braços com uma onda de calor. No país vizinho, os termómetros podem chegar aos 44 graus já este fim de semana, tendo sido decretado alerta laranja em dez províncias espanholas.

Segundo a TSF, uma massa de ar quente proveniente de África vai instalar-se em Espanha até à próxima terça-feira, dia em que as temperaturas devem começar a descer. Esta é uma massa de ar muito quente e seca combinada com pó, o que faz aumentar a sensação térmica, segundo os especialistas da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

As regiões mais afetadas serão a comunidade de Madrid e os vales dos rios Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir. Nestas zonas, prevê-se que o nível de alerta possa elevar-se este fim de semana a vermelho, que define “o risco extremo para a população”.

De acordo com o diário, a maior parte do país vai registar temperaturas entre 5 e 10 graus acima do normal. Aliás, em algumas zonas chegarão mesmo a atingir os 15 graus acima do habitual para esta época do ano.

Nem dormir será uma tarefa fácil. O fenómeno das “noites tropicais” vai estender-se a todo o país, uma vez que nem à noite as temperaturas vão dar tréguas. Esta é uma onda de calor sem precedentes pela combinação de vários fatores, entre eles a duração (que pode chegar a seis dias), altas temperaturas registadas e altura do ano em que acontece.

Os especialistas consideram que a repetição deste tipo de fenómenos nesta altura do ano é resultado dos efeitos do aquecimento global e a prova de que o calor está a chegar cada vez mais cedo e de forma mais intensa.

Mas Espanha não está sozinha. A onda de calor vai afetar países como França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça. Os especialistas aconselham a população a não sair de casa nas horas de maior calor, a beber muita água e a evitar a prática de desporto nestes dias.,

Portugal é dos poucos países que vai escapar à massa de ar quente devido a uma depressão a noroeste da Península Ibérica, por cima do Oceano Atlântico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelé desafia Ronaldo a bater o seu recorde de 1.283 golos

O ex-futebolista internacional brasileiro Pelé desafiou esta quinta-feira o avançado português Cristiano Ronaldo a superar o seu recorde de 1.283 golos. “Espero que, com a quantidade de golos que já marcou, e foram muitos, tenha saúde …

A automatização pode acabar com 800 milhões de empregos em cerca de 15 anos

Uma análise do Bank of America Merrill Lynch revelou que cerca de 800 milhões de empregos podem desaparecer em todo o mundo até 2035. Esse resultado deve-se à diminuição do custo de automatização. Segundo noticiou o …

Portugueses que ganham até 660 euros mensais podem ficar isentos de IRS em 2020

Os portugueses que auferem até 660 euros mensais, num total de 14 meses, alcançando um máximo anual de 9.224,2 euros podem ficar isentos de IRS em 2020, avança o Jornal de Negócios. De acordo com o …

Milhares de aves encontradas mortas junto a lago na Índia. Desconhecem-se ainda as razões

No passado domingo, 2.400 pássaros - incluindo 20 espécies migratórias - foram encontrados mortos perto do Sambhar Salt Lake, na Índia. Os locais alertaram as autoridades florestais, que esperam os resultados das análises para determinar …

João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana

O internacional português João Félix deve regressar aos relvados na próxima semana e pode mesmo vir a ser opção do Atlético de Madrid para o jogo frente ao Granada, marcado para o próximo dia 23 …

Vítimas do franquismo pedem investigação à origem das jóias que a família Franco vai leiloar

A Associação para a Recuperação da Memória Histórica (ARMH), que inclui familiares das vítimas do franquismo, pediu ao Governo espanhol que investigue a origem das jóias que a família Franco vai leiloar. De acordo com …

"Sem dúvida". Montenegro diz que era capaz de derrotar Costa

O antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro, que é agora candidato à liderança do partido, afirmou, em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, que era capaz de derrotar António Costa.  "Acho que era …

Rússia quer legalizar comércio de 'diamantes de sangue' africanos

Os diamantes exportados da República Centro-Africana estão associados à corrupção, à violência, à guerra civil, a violações e assassinatos. Agora, Moscovo anunciou que quer o fim do embargo internacional, buscando legalizar na totalidade a sua …

Economia abrandou, mas ainda é possível cumprir meta de crescimento

O Produto Interno Bruto cresceu 0,3% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores, metade do registado no segundo trimestre, mantendo o ritmo de crescimento, de 1,9%, na comparação com o mesmo período de 2018. Segundo …

Sporting vai avançar com ação de despejo das claques

A SAD leonina vai avançar com uma ação de despejo para que as claques Juventude Leonina e Directivo Ultras XXI deixem os espaços que ocupam no Estádio José Alvalade, avança A Bola esta quarta-feira. De …