/

Europa a braços com uma onda de calor. Em Espanha, os termómetros podem chegar aos 44 graus

Hugo Delgado / Lusa

Dez províncias espanholas estão em alerta laranja. Os termómetros começam a subir esta quarta-feira e podem atingir os 44 graus Celsius.

A Europa está a braços com uma onda de calor. No país vizinho, os termómetros podem chegar aos 44 graus já este fim de semana, tendo sido decretado alerta laranja em dez províncias espanholas.

Segundo a TSF, uma massa de ar quente proveniente de África vai instalar-se em Espanha até à próxima terça-feira, dia em que as temperaturas devem começar a descer. Esta é uma massa de ar muito quente e seca combinada com pó, o que faz aumentar a sensação térmica, segundo os especialistas da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET).

As regiões mais afetadas serão a comunidade de Madrid e os vales dos rios Ebro, Tejo, Guadiana e Guadalquivir. Nestas zonas, prevê-se que o nível de alerta possa elevar-se este fim de semana a vermelho, que define “o risco extremo para a população”.

De acordo com o diário, a maior parte do país vai registar temperaturas entre 5 e 10 graus acima do normal. Aliás, em algumas zonas chegarão mesmo a atingir os 15 graus acima do habitual para esta época do ano.

Nem dormir será uma tarefa fácil. O fenómeno das “noites tropicais” vai estender-se a todo o país, uma vez que nem à noite as temperaturas vão dar tréguas. Esta é uma onda de calor sem precedentes pela combinação de vários fatores, entre eles a duração (que pode chegar a seis dias), altas temperaturas registadas e altura do ano em que acontece.

Os especialistas consideram que a repetição deste tipo de fenómenos nesta altura do ano é resultado dos efeitos do aquecimento global e a prova de que o calor está a chegar cada vez mais cedo e de forma mais intensa.

Mas Espanha não está sozinha. A onda de calor vai afetar países como França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça. Os especialistas aconselham a população a não sair de casa nas horas de maior calor, a beber muita água e a evitar a prática de desporto nestes dias.,

Portugal é dos poucos países que vai escapar à massa de ar quente devido a uma depressão a noroeste da Península Ibérica, por cima do Oceano Atlântico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.