Bebés nascidos com mãos deformadas abrem investigação na Alemanha

evilpeacock / Flickr

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão.

“Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um total de três crianças com malformações isoladas de um lado nasceram no Departamento Obstétrico do Hospital St. Mary’s Buer”, escreveu o hospital em comunicado. “Essas crianças, todas as quais não foram atendidas pela nossa clínica no pré-natal, não tinham outras malformações”.

Todas nascidos no Hospital de Santa Maria, duas crianças têm a mão esquerda deformada com palmas e dedos “rudimentares”. Um terceiro bebé apresentava a mesma condição, mas na mão direita.

A extensão das deformidades não é clara, mas a Johns Hopkins Medicine observa várias deformidades nas mãos que podem estar presentes no nascimento, incluindo aquelas que podem ter ocorrido após certos tecidos, dedos ou ossos não se formarem ou se separarem no útero, duplicações, crescimento excessivo ou subcrescimento dos dedos e outros problemas generalizados com o sistema esquelético.

De acordo com o IFLScience, os médicos ainda não têm certeza do que causou as deformações e não foi identificada nenhuma semelhança étnica, cultural ou social nas três famílias, exceto que vivem na mesma área.

“Não vemos malformações deste tipo há muitos anos. Múltiplas ocorrências agora também podem ser uma acumulação aleatória. No entanto, encontramos o breve período em que estamos a ver estes três casos impressionantes”, afirmou o hospital, acrescentando que, estatisticamente falando, apenas 1 a 2% de todos os recém-nascidos “nascem com uma malformação de gravidade variável”.

Várias infeções e toxinas podem causar danos ao desenvolvimento do feto, principalmente nos primeiros dois meses após a conceção. O hospital também observa que a síndrome da banda amniótica é conhecida por reduzir o desenvolvimento dos membros. Isso ocorre quando o revestimento interno do saco amniótico se desprende e se prende a partes do corpo do bebé, atrapalhando o desenvolvimento, de acordo com o Centro de Tratamento Fetal do Hospital Infantil Benioff, em São Francisco.

A questão foi alertada pela primeira vez por uma parteira que afirma terem ocorrido 30 casos no ano passado, segundo o que a técnica disse ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung. No entanto, esse número não foi verificado por especialistas.

No ano passado, foi revelado que ocorreram 18 casos semelhantes de deformidade de membros entre 2000 e 2014, sete dos quais em outubro. Especialistas da época culparam possíveis questões ambientais, segundo a CNN.

Os médicos examinaram as crianças e disseram que continuarão a monitorizar a sua condição e a colaborar com outros pediatras locais para determinar se há uma causa que seja a única culpada. A tarefa, porém, é difícil, uma vez que não há nenhuma registo nacional de malformações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobriram como extrair oxigénio da poeira da Lua

Cientistas conseguiram extrair oxigénio do regolito lunar. A equipa demorou cerca de 50 horas para extrair 96% do oxigénio na amostra. A Lua é um lugar bastante inóspito para humanos. Ambiente seco, poeira e não há …

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …