Bebés nascidos com mãos deformadas abrem investigação na Alemanha

evilpeacock / Flickr

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão.

“Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um total de três crianças com malformações isoladas de um lado nasceram no Departamento Obstétrico do Hospital St. Mary’s Buer”, escreveu o hospital em comunicado. “Essas crianças, todas as quais não foram atendidas pela nossa clínica no pré-natal, não tinham outras malformações”.

Todas nascidos no Hospital de Santa Maria, duas crianças têm a mão esquerda deformada com palmas e dedos “rudimentares”. Um terceiro bebé apresentava a mesma condição, mas na mão direita.



A extensão das deformidades não é clara, mas a Johns Hopkins Medicine observa várias deformidades nas mãos que podem estar presentes no nascimento, incluindo aquelas que podem ter ocorrido após certos tecidos, dedos ou ossos não se formarem ou se separarem no útero, duplicações, crescimento excessivo ou subcrescimento dos dedos e outros problemas generalizados com o sistema esquelético.

De acordo com o IFLScience, os médicos ainda não têm certeza do que causou as deformações e não foi identificada nenhuma semelhança étnica, cultural ou social nas três famílias, exceto que vivem na mesma área.

“Não vemos malformações deste tipo há muitos anos. Múltiplas ocorrências agora também podem ser uma acumulação aleatória. No entanto, encontramos o breve período em que estamos a ver estes três casos impressionantes”, afirmou o hospital, acrescentando que, estatisticamente falando, apenas 1 a 2% de todos os recém-nascidos “nascem com uma malformação de gravidade variável”.

Várias infeções e toxinas podem causar danos ao desenvolvimento do feto, principalmente nos primeiros dois meses após a conceção. O hospital também observa que a síndrome da banda amniótica é conhecida por reduzir o desenvolvimento dos membros. Isso ocorre quando o revestimento interno do saco amniótico se desprende e se prende a partes do corpo do bebé, atrapalhando o desenvolvimento, de acordo com o Centro de Tratamento Fetal do Hospital Infantil Benioff, em São Francisco.

A questão foi alertada pela primeira vez por uma parteira que afirma terem ocorrido 30 casos no ano passado, segundo o que a técnica disse ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung. No entanto, esse número não foi verificado por especialistas.

No ano passado, foi revelado que ocorreram 18 casos semelhantes de deformidade de membros entre 2000 e 2014, sete dos quais em outubro. Especialistas da época culparam possíveis questões ambientais, segundo a CNN.

Os médicos examinaram as crianças e disseram que continuarão a monitorizar a sua condição e a colaborar com outros pediatras locais para determinar se há uma causa que seja a única culpada. A tarefa, porém, é difícil, uma vez que não há nenhuma registo nacional de malformações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …