Bebés nascidos com mãos deformadas abrem investigação na Alemanha

evilpeacock / Flickr

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão.

“Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um total de três crianças com malformações isoladas de um lado nasceram no Departamento Obstétrico do Hospital St. Mary’s Buer”, escreveu o hospital em comunicado. “Essas crianças, todas as quais não foram atendidas pela nossa clínica no pré-natal, não tinham outras malformações”.

Todas nascidos no Hospital de Santa Maria, duas crianças têm a mão esquerda deformada com palmas e dedos “rudimentares”. Um terceiro bebé apresentava a mesma condição, mas na mão direita.

A extensão das deformidades não é clara, mas a Johns Hopkins Medicine observa várias deformidades nas mãos que podem estar presentes no nascimento, incluindo aquelas que podem ter ocorrido após certos tecidos, dedos ou ossos não se formarem ou se separarem no útero, duplicações, crescimento excessivo ou subcrescimento dos dedos e outros problemas generalizados com o sistema esquelético.

De acordo com o IFLScience, os médicos ainda não têm certeza do que causou as deformações e não foi identificada nenhuma semelhança étnica, cultural ou social nas três famílias, exceto que vivem na mesma área.

“Não vemos malformações deste tipo há muitos anos. Múltiplas ocorrências agora também podem ser uma acumulação aleatória. No entanto, encontramos o breve período em que estamos a ver estes três casos impressionantes”, afirmou o hospital, acrescentando que, estatisticamente falando, apenas 1 a 2% de todos os recém-nascidos “nascem com uma malformação de gravidade variável”.

Várias infeções e toxinas podem causar danos ao desenvolvimento do feto, principalmente nos primeiros dois meses após a conceção. O hospital também observa que a síndrome da banda amniótica é conhecida por reduzir o desenvolvimento dos membros. Isso ocorre quando o revestimento interno do saco amniótico se desprende e se prende a partes do corpo do bebé, atrapalhando o desenvolvimento, de acordo com o Centro de Tratamento Fetal do Hospital Infantil Benioff, em São Francisco.

A questão foi alertada pela primeira vez por uma parteira que afirma terem ocorrido 30 casos no ano passado, segundo o que a técnica disse ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung. No entanto, esse número não foi verificado por especialistas.

No ano passado, foi revelado que ocorreram 18 casos semelhantes de deformidade de membros entre 2000 e 2014, sete dos quais em outubro. Especialistas da época culparam possíveis questões ambientais, segundo a CNN.

Os médicos examinaram as crianças e disseram que continuarão a monitorizar a sua condição e a colaborar com outros pediatras locais para determinar se há uma causa que seja a única culpada. A tarefa, porém, é difícil, uma vez que não há nenhuma registo nacional de malformações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Haaland, o menino prodígio do Dortmund, chegou aos cinco golos em menos de uma hora

Com dois golos apontados ao Colónia esta sexta-feira, numa partida que acabou com a goleada do Borussia Dortmund (5-1), Erling Haaland chegou ao seu quinto golo ao serviço do emblema alemão em menos de uma …

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …