Bebés nascidos com mãos deformadas abrem investigação na Alemanha

evilpeacock / Flickr

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão.

“Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um total de três crianças com malformações isoladas de um lado nasceram no Departamento Obstétrico do Hospital St. Mary’s Buer”, escreveu o hospital em comunicado. “Essas crianças, todas as quais não foram atendidas pela nossa clínica no pré-natal, não tinham outras malformações”.

Todas nascidos no Hospital de Santa Maria, duas crianças têm a mão esquerda deformada com palmas e dedos “rudimentares”. Um terceiro bebé apresentava a mesma condição, mas na mão direita.

A extensão das deformidades não é clara, mas a Johns Hopkins Medicine observa várias deformidades nas mãos que podem estar presentes no nascimento, incluindo aquelas que podem ter ocorrido após certos tecidos, dedos ou ossos não se formarem ou se separarem no útero, duplicações, crescimento excessivo ou subcrescimento dos dedos e outros problemas generalizados com o sistema esquelético.

De acordo com o IFLScience, os médicos ainda não têm certeza do que causou as deformações e não foi identificada nenhuma semelhança étnica, cultural ou social nas três famílias, exceto que vivem na mesma área.

“Não vemos malformações deste tipo há muitos anos. Múltiplas ocorrências agora também podem ser uma acumulação aleatória. No entanto, encontramos o breve período em que estamos a ver estes três casos impressionantes”, afirmou o hospital, acrescentando que, estatisticamente falando, apenas 1 a 2% de todos os recém-nascidos “nascem com uma malformação de gravidade variável”.

Várias infeções e toxinas podem causar danos ao desenvolvimento do feto, principalmente nos primeiros dois meses após a conceção. O hospital também observa que a síndrome da banda amniótica é conhecida por reduzir o desenvolvimento dos membros. Isso ocorre quando o revestimento interno do saco amniótico se desprende e se prende a partes do corpo do bebé, atrapalhando o desenvolvimento, de acordo com o Centro de Tratamento Fetal do Hospital Infantil Benioff, em São Francisco.

A questão foi alertada pela primeira vez por uma parteira que afirma terem ocorrido 30 casos no ano passado, segundo o que a técnica disse ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung. No entanto, esse número não foi verificado por especialistas.

No ano passado, foi revelado que ocorreram 18 casos semelhantes de deformidade de membros entre 2000 e 2014, sete dos quais em outubro. Especialistas da época culparam possíveis questões ambientais, segundo a CNN.

Os médicos examinaram as crianças e disseram que continuarão a monitorizar a sua condição e a colaborar com outros pediatras locais para determinar se há uma causa que seja a única culpada. A tarefa, porém, é difícil, uma vez que não há nenhuma registo nacional de malformações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Onde estão as provas?". Advogado de Brueckner diz que o seu cliente "nunca" irá a julgamento no caso de Maddie McCann

Friedrich Fulscher, advogado de Christian Brueckner, disse este domingo estar "certo" de que o seu cliente, suspeito do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann no Algarve, "nunca" chegará a julgamento. "Onde estão as provas? Porque que …

Detido proprietário de jornal de Hong Kong ao abrigo da lei de segurança nacional

A polícia de Hong Kong fez buscas, esta segunda-feira, ao grupo de comunicação social Next Media, considerado pró-democracia, pouco depois da detenção do seu proprietário, ao abrigo da lei de segurança nacional. Dezenas de agentes das …

Detetado surto de covid-19 em lar do Barreiro. Há pelo menos 47 infetados

Um surto de covid-19 no Lar São José, no Barreiro, contabiliza 47 casos positivos e dois internamentos de idosos, mas a "situação está controlada", disse, este domingo, o delegado de saúde adjunto regional de Lisboa …

Índia regista recorde diário de mortes. Reino Unido atinge marca negra

O novo coronavírus continua a alastrar-se um pouco por todo o mundo. Enquanto alguns países estão a conseguir lidar com a pandemia de covid-19, outros estão a fracassar nessa tarefa. Este domingo, no total, registaram-se 6.106 …

"Um disparate". Presidente nega envolvimento na vinda de Juan Carlos para Cascais

O Presidente da República afirmou que “qualquer pessoa minimamente inteligente e sensata” perceberia que o chefe de Estado não se poderia envolver na questão do rei emérito de Espanha, classificando essa ideia como um "disparate". Em …

Plano do hidrogénio vai sair "muito caro" aos portugueses

Os fundadores da Tertúlia Energia defendem que o plano do hidrogénio do Governo tem várias lacunas e vai custar "muito caro" aos consumidores portugueses. Num artigo publicado no jonal ECO, os fundadores da Tertúlia Energia, Abel …

Governo vai lançar plano para salvar empresas viáveis em dificuldades (e perdoar juros ao Fisco)

O Governo vai lançar um plano para salvar empresas viáveis que será um novo mecanismo temporário para ajudar empresas que se encontrem em situação económica difícil ou em insolvência devido à pandemia. O plano, que se …

Fábio Silva a prazo no Dragão. Avançado deverá sair por 40 milhões

Fábio Silva deverá abandonar o FC Porto dentro dos próximos dias. O jovem avançado permitirá um encaixe de 40 milhões de euros para os cofres portistas. A saída de Fábio Silva do FC Porto parece praticamente …

"Há filhos e enteados?". Marques Mendes arrasa decisão "inacreditável" de realizar festa do Avante

Luís Marques Mendes criticou este domingo a realização da festa do Avante, considerando "inacreditável" que a habitual festa comunista seja realizada no atual contexto da pandemia de covid-19 em Portugal. No seu habitual espaço de …

Varandas só tem espaço para 24 jogadores. Metade será de Alcochete

Com o intuito de reduzir custos, o presidente sportinguista, Frederico Varandas, diz que quer um plantel com 24 jogadores para a próxima época. Cerca de metade são produtos de Alcochete. Frederico Varandas pretende encurtar o plantel …