Bebés nascidos com mãos deformadas abrem investigação na Alemanha

evilpeacock / Flickr

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão.

“Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um total de três crianças com malformações isoladas de um lado nasceram no Departamento Obstétrico do Hospital St. Mary’s Buer”, escreveu o hospital em comunicado. “Essas crianças, todas as quais não foram atendidas pela nossa clínica no pré-natal, não tinham outras malformações”.

Todas nascidos no Hospital de Santa Maria, duas crianças têm a mão esquerda deformada com palmas e dedos “rudimentares”. Um terceiro bebé apresentava a mesma condição, mas na mão direita.

A extensão das deformidades não é clara, mas a Johns Hopkins Medicine observa várias deformidades nas mãos que podem estar presentes no nascimento, incluindo aquelas que podem ter ocorrido após certos tecidos, dedos ou ossos não se formarem ou se separarem no útero, duplicações, crescimento excessivo ou subcrescimento dos dedos e outros problemas generalizados com o sistema esquelético.

De acordo com o IFLScience, os médicos ainda não têm certeza do que causou as deformações e não foi identificada nenhuma semelhança étnica, cultural ou social nas três famílias, exceto que vivem na mesma área.

“Não vemos malformações deste tipo há muitos anos. Múltiplas ocorrências agora também podem ser uma acumulação aleatória. No entanto, encontramos o breve período em que estamos a ver estes três casos impressionantes”, afirmou o hospital, acrescentando que, estatisticamente falando, apenas 1 a 2% de todos os recém-nascidos “nascem com uma malformação de gravidade variável”.

Várias infeções e toxinas podem causar danos ao desenvolvimento do feto, principalmente nos primeiros dois meses após a conceção. O hospital também observa que a síndrome da banda amniótica é conhecida por reduzir o desenvolvimento dos membros. Isso ocorre quando o revestimento interno do saco amniótico se desprende e se prende a partes do corpo do bebé, atrapalhando o desenvolvimento, de acordo com o Centro de Tratamento Fetal do Hospital Infantil Benioff, em São Francisco.

A questão foi alertada pela primeira vez por uma parteira que afirma terem ocorrido 30 casos no ano passado, segundo o que a técnica disse ao jornal alemão Süddeutsche Zeitung. No entanto, esse número não foi verificado por especialistas.

No ano passado, foi revelado que ocorreram 18 casos semelhantes de deformidade de membros entre 2000 e 2014, sete dos quais em outubro. Especialistas da época culparam possíveis questões ambientais, segundo a CNN.

Os médicos examinaram as crianças e disseram que continuarão a monitorizar a sua condição e a colaborar com outros pediatras locais para determinar se há uma causa que seja a única culpada. A tarefa, porém, é difícil, uma vez que não há nenhuma registo nacional de malformações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova Iorque quer oferecer vacina aos turistas. Miami vai começar a vacinar no aeroporto

Em Nova Iorque os turistas irão receber a vacina da Johnson & Johnson e em Miami a vacina da Pfizer. Com o objetivo de reativar o turismo na cidade, as autoridades de Nova Iorque querem oferecer …

Carta misteriosa escrita por passageira do Titanic está a intrigar os peritos

Uma equipa de investigadores está a tentar desvendar um mistério que envolve uma carta que terá sido escrita por uma jovem a bordo do Titanic na véspera do naufrágio. Uma família encontrou a carta numa garrafa …

Violência na Colômbia preocupa comunidade internacional

Várias cidades colombianas continuam a ser palco de violentas manifestações contra o Governo do país, mas são reprimidas com força pela polícia e por militares. As manifestações começaram em forma de protesto contra uma reforma tributária …

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …