Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

J. A. Alcaide / Flickr

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite. 

Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome que nos vem à cabeça é Suécia. No entanto, o país escandinavo tem sido associado a este tipo de guerras, quase sem dar por isso.

Além dos quase cinquenta homicídios a tiro registados no ano passado, está em curso um fenómeno que, há alguns anos, ninguém esperaria: a detonação de engenhos explosivos em várias das maiores cidades do país.

De acordo com os dados divulgados pela BBC, nos primeiros nove meses deste ano, houve 97 explosões na Suécia. No ano passado, registaram-se 162. Este tipo de explosões ocorrem, na sua maioria, em zonas relativamente pobres, apesar de, por vezes, também atingirem outros bairros.

Segundo o matutino, muitas delas utilizam granadas de mão e outros engenhos de tipo militar, provenientes das guerras na antiga Jugoslávia.

O objetivo destes ataques parece ser intimidar membros de gangues rivais e e pessoas, incluindo familiares dos criminosos. A chefe da inteligência sueca, Linda H. Straaf, exlicou que as explosões cresceram no país “e são de grupos socio-económicos desfavorecidos, de áreas desfavorecidas. Muitos são talvez imigrantes de segunda ou terceira geração“.

A Suécia é dos países europeus com uma tradição mais liberal em matéria de imigração, destaca por sua vez o Expresso. Contudo, as atividades destes gangues têm motivado uma resistência nacional que cresceu depois da crise migratória de 2015, quando a Suécia acolheu um grande número de reugiados.

Um crítico de direita afirmou à BBC que muitos dos refugiados ficam segregados nas suas próprias comunidades, envolvem-se no crime e que a situação tem tendência para piorar. No entanto, as autoridades suecas notam que isso não acontece com a grande maioria dos refugiados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …