OMS alerta para terceira vaga duas semanas após o Natal

Guillaume Horcajuelo / EPA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, antecipam uma terceira vaga 15 dias depois do Natal.

Em Portugal, os especialistas adiantam que ainda não chegamos ao pico da segunda vaga, apesar do aumento galopante de mortes e infeções por covid-19. Em declarações ao Expresso, o presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, põe a carroça à frente dos bois e antecipa uma terceira onda duas semanas depois do Natal e da passagem de ano.

“A questão que se coloca é que provavelmente, independentemente do cenário em que estejamos a viver nessa altura festiva, que inclui Natal e passagem de ano, as pessoas vão ter tendência para se encontrar mais”, explica o epidemiologista.

“Temo que 15 dias depois desse período festivo possamos estar a assistir a um aumento do número de casos. Se estivermos numa situação com menor incidência, talvez o aumento não seja tão grande. Se estivermos numa situação de maior incidência, podemos assistir a um aumento importante”, acrescenta.

Ricardo Mexia lembra que “o período epidémico da gripe também tende a ocorrer já depois da entrada do novo ano” e que, por isso, a terceira vaga pode ser agravada nesta altura.

“Neste momento, o que estamos a assistir é uma maior pressão no Norte, resta saber se o padrão que se verificou na primeira [vaga] também se vai agora repercutir, que é a situação evoluir para a região de Lisboa e Vale do Tejo e prolongar-se-á no tempo”, disse ao Expresso o especialista, realçando que esta não é um questão linear.

David Nabarro, um enviado especial da Organização Mundial da Saúde para a gestão da pandemia, critica os países europeus por “falharam em criar a infraestrutura necessária nos meses de verão, depois de terem a primeira vaga controlada”. Citado pela Reuters, Nabarro alerta que “se não construirmos essas infraestruturas, teremos uma terceira vaga no início do próximo ano”.

“Tem de se esperar até o número de casos ser baixo e manter-se baixo. A reação da Europa foi incompleta”, atira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …

Oito números que não aparecem no Censos 2021

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados. O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos …

Governo aprova designação de Ana Paula Vitorino para liderar AMT

A ex-ministra do Mar e deputada do PS, Ana Paula Vitorino, foi esta quinta-feira aprovada para liderar a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes. O Governo de António Costa aprovou esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, …

Treino de força reduz a ansiedade em jovens adultos

De acordo com um estudo recente, o treino de força pode ajudar o reduzir os níveis de ansiedade subclínica. A investigação sobre ansiedade e depressão tende a centrar-se em indivíduos com sintomas de nível clínico — …

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …