OLX diz que anúncio de venda de peças de helicóptero do INEM é falso

Tiago Petinga / Lusa

Depois de ter sido noticiada a venda, no site OLX, de peças do helicóptero que caiu em Valongo este sábado, o responsável da plataforma online garantiu, esta terça-feira, que as imagens do anúncio são falsas.

Esta terça-feira, o Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou que foram furtadas peças do helicóptero que se despenhou, este sábado, em Valongo, e que foram colocadas à venda na Internet. Partes do Agusta A109S surgiram à venda no OLX, tendo o anúncio sido, entretanto, retirado.

“Temos as situações identificadas e, a seu tempo, vamos fazê-las chegar ao Conselho Diretivo para que sejam tomadas as medidas que forem entendidas como as adequadas”, disse à Lusa fonte do gabinete de relações públicas do INEM.

Com o título “Peças destroços helicóptero INEM”, o anúncio fazia referência a venda de “bocados da hélice, vidro e o logótipo do INEM“, ao preço de 115 euros.

Em comunicado, a plataforma online de venda de produtos deixou claro que o anúncio em causa é “falso” e que não poderia estar publicado no site, uma vez que incluía “detalhes que não são opções possíveis de incluir no OLX, como é o caso da marca e modelo do helicóptero”.

Spas Slivkov, responsável em Portugal do OLX, disse ao SAPO24 que, depois de ter percebido que estavam a circular imagens falsas que envolviam o OLX, a equipa fez uma pesquisa no sistema para confirmar se o texto teria sido utilizado nalgum anúncio, tendo confirmado que nunca esteve disponível um anúncio com esta informação.

O INEM adiantou que a “decisão de avançar com uma queixa contra os autores quer do furto quer da tentativa de venda na Internet está adiada até à conclusão dos funerais das vítimas”.

A queda do helicóptero, no sábado, em Valongo, provocou a morte a quatro pessoas – dois pilotos, um médico e uma enfermeira.

A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …