Olhos, dentes ou almas, tudo se vende e compra na Internet

Joel Bombardier / Flickr

-

Olhos e dentes, almas e cadeiras invisíveis, tudo se vende e se compra na Internet, um gigantesco mercado de milhões de clientes onde se vendem banais peças de roupa, casas e carros, mas também artigos absurdos.

Hoje é possível, sem sair de casa, aceder a supermercados, bancos, stands de automóveis, agências imobiliárias e todo o tipo de loja. Mas numa ronda aleatória por páginas na Internet dedicadas à venda de produtos a agência Lusa encontrou muito mais do que isso.

Se é certo que não parece fácil comprar por exemplo armas e drogas, já a compra de sementes de produtos proibidos em Portugal é acessível. A oferta é variada, de sementes de coca do Peru, Bolívia ou Colômbia a cogumelos mágicos de Myanmar e papoilas do Afeganistão. “Dominamos a arte de transporte e discrição desde 1998”, garantem os responsáveis.

Pela universalidade da Internet de qualquer local de Portugal se pode procurar e comprar uma vivenda, um apartamento, ou parte dele e para pessoas previdentes não faltam talhões em cemitérios, dos mais modestos a mil euros a outros em “zonas nobres” por quase dez mil.

E nos automóveis, a mesma coisa. Uma carrinha em bom estado por 3.800 euros vem da zona do Porto, mas se a opção for só um motor há em Santarém um vendedor que tem cerca de 500. Preço a combinar. Numa Internet heterogénea, quem vende uma casa na praia por 150 mil euros também vende calções de banho “praticamente novos” a 15, o mesmo preço que custa o areão de aquário do dono da carrinha. E por mais dois euros tem direito a três “canários vermelhos de boa qualidade”.

No OLX, que será o maior site de vendas em Portugal, estão mais de dois milhões de produtos à venda. Alguns aparentemente impossíveis de vender, como uma placa com três dentes, nova, porque o vendedor ficou sem o dente onde a ia prender. Apesar do preço acessível e de ir “com caixinha azul e uma pasta de dentes e escovas novas”, está para venda há quase um mês.

“Intangíveis é que não”

Há oportunidades de negócio que ficam muito menos tempo, não por falta de compradores, mas porque são eliminadas. O eBay, um dos maiores sites de vendas do mundo, com 128 milhões de inscritos e 500 milhões de produtos, já anulou negócio como a venda de artigos do holocausto ou o de um australiano que colocou a Nova Zelândia à venda. As licitações ultrapassavam os dois mil euros quando o leilão foi anulado.

Também anulou a tentativa de venda de um fantasma, alegando que bens intangíveis é que não. Mas no eBay, neste momento, um cidadão meteu a alma à venda, por 5.800 euros. “Usem-na como quiserem”, diz. A “alma” vai com um certificado e ele, por simples cortesia, ainda fala 15 minutos ao telefone com o comprador. O anúncio é visto por duas pessoas por hora.

Mas há mais: uma cadeira mágica e invisível, que não se vê nem se sente e custa 4.400 euros. E por 2.700 pode comprar-se “um bom karma”.

Lugar do bizarro

Na Internet há páginas sobre as coisas mais estranhas já vendidas, de um frasco “com um fantasma” dentro, um cereal (corn flakes) com a forma do estado do Illinois (mil euros), um pedaço de meteoro (mais de 300 mil) ou uma pastilha mastigada por Britney Spears num concerto em 2000 (mais de 10 mil).

Nesta gigantesca montra global não faltam também os medicamentos (alguns já usados), do famoso viagra a antibióticos, para o coração, diabetes ou doenças dos intestinos. Para os brincalhões o cheiro que chega dos mesmos compra-se em spray por 7,35 euros (o mesmo preço do que um spray com cheiro a vómito), e o som pode vir em forma de despertador (sem cheiro) ou de um mealheiro, que “agradece” bem alto (também sem cheiro) cada moeda que lhe entra.

Na Internet tudo se vende, e lá (fora) e cá (Portugal) tudo se compra. Olhos de ovelha conservados em formol ou um rebanho inteiro vivo, conjunto de cinco dedos para praticar unhas de gel ou dois pés em silicone “para fetiches”, teste falso de gravidez que dá sempre positivo ou sabonete em forma de donuts para higiene masculina (vários tamanhos), botões de punho em forma de frigideira com ovos ou brincos em forma de fatia de bacon.

Um rato mumificado custa 9,16 euros e uma laranja petrificada (aparenta ser uma laranja seca) por 6.594 euros. Gratuito praticamente só cães. Normais e com as partes todas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …