Olhos, dentes ou almas, tudo se vende e compra na Internet

Joel Bombardier / Flickr

-

Olhos e dentes, almas e cadeiras invisíveis, tudo se vende e se compra na Internet, um gigantesco mercado de milhões de clientes onde se vendem banais peças de roupa, casas e carros, mas também artigos absurdos.

Hoje é possível, sem sair de casa, aceder a supermercados, bancos, stands de automóveis, agências imobiliárias e todo o tipo de loja. Mas numa ronda aleatória por páginas na Internet dedicadas à venda de produtos a agência Lusa encontrou muito mais do que isso.

Se é certo que não parece fácil comprar por exemplo armas e drogas, já a compra de sementes de produtos proibidos em Portugal é acessível. A oferta é variada, de sementes de coca do Peru, Bolívia ou Colômbia a cogumelos mágicos de Myanmar e papoilas do Afeganistão. “Dominamos a arte de transporte e discrição desde 1998”, garantem os responsáveis.

Pela universalidade da Internet de qualquer local de Portugal se pode procurar e comprar uma vivenda, um apartamento, ou parte dele e para pessoas previdentes não faltam talhões em cemitérios, dos mais modestos a mil euros a outros em “zonas nobres” por quase dez mil.

E nos automóveis, a mesma coisa. Uma carrinha em bom estado por 3.800 euros vem da zona do Porto, mas se a opção for só um motor há em Santarém um vendedor que tem cerca de 500. Preço a combinar. Numa Internet heterogénea, quem vende uma casa na praia por 150 mil euros também vende calções de banho “praticamente novos” a 15, o mesmo preço que custa o areão de aquário do dono da carrinha. E por mais dois euros tem direito a três “canários vermelhos de boa qualidade”.

No OLX, que será o maior site de vendas em Portugal, estão mais de dois milhões de produtos à venda. Alguns aparentemente impossíveis de vender, como uma placa com três dentes, nova, porque o vendedor ficou sem o dente onde a ia prender. Apesar do preço acessível e de ir “com caixinha azul e uma pasta de dentes e escovas novas”, está para venda há quase um mês.

“Intangíveis é que não”

Há oportunidades de negócio que ficam muito menos tempo, não por falta de compradores, mas porque são eliminadas. O eBay, um dos maiores sites de vendas do mundo, com 128 milhões de inscritos e 500 milhões de produtos, já anulou negócio como a venda de artigos do holocausto ou o de um australiano que colocou a Nova Zelândia à venda. As licitações ultrapassavam os dois mil euros quando o leilão foi anulado.

Também anulou a tentativa de venda de um fantasma, alegando que bens intangíveis é que não. Mas no eBay, neste momento, um cidadão meteu a alma à venda, por 5.800 euros. “Usem-na como quiserem”, diz. A “alma” vai com um certificado e ele, por simples cortesia, ainda fala 15 minutos ao telefone com o comprador. O anúncio é visto por duas pessoas por hora.

Mas há mais: uma cadeira mágica e invisível, que não se vê nem se sente e custa 4.400 euros. E por 2.700 pode comprar-se “um bom karma”.

Lugar do bizarro

Na Internet há páginas sobre as coisas mais estranhas já vendidas, de um frasco “com um fantasma” dentro, um cereal (corn flakes) com a forma do estado do Illinois (mil euros), um pedaço de meteoro (mais de 300 mil) ou uma pastilha mastigada por Britney Spears num concerto em 2000 (mais de 10 mil).

Nesta gigantesca montra global não faltam também os medicamentos (alguns já usados), do famoso viagra a antibióticos, para o coração, diabetes ou doenças dos intestinos. Para os brincalhões o cheiro que chega dos mesmos compra-se em spray por 7,35 euros (o mesmo preço do que um spray com cheiro a vómito), e o som pode vir em forma de despertador (sem cheiro) ou de um mealheiro, que “agradece” bem alto (também sem cheiro) cada moeda que lhe entra.

Na Internet tudo se vende, e lá (fora) e cá (Portugal) tudo se compra. Olhos de ovelha conservados em formol ou um rebanho inteiro vivo, conjunto de cinco dedos para praticar unhas de gel ou dois pés em silicone “para fetiches”, teste falso de gravidez que dá sempre positivo ou sabonete em forma de donuts para higiene masculina (vários tamanhos), botões de punho em forma de frigideira com ovos ou brincos em forma de fatia de bacon.

Um rato mumificado custa 9,16 euros e uma laranja petrificada (aparenta ser uma laranja seca) por 6.594 euros. Gratuito praticamente só cães. Normais e com as partes todas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …