Olho biónico ajuda pessoas cegas a voltar a ler

A tecnologia já foi testada em cinco pessoas com degeneração macular relacionada à idade. O olho biónico permite a pessoas cegas recuperarem minimamente a sua capacidade de ler.

O olho biónico desenvolvido em França pela Pixium consiste nuns óculos com uma câmara embutida e um pequeno chip implantado atrás da retina. Consequentemente, as imagens transmitidas pela pupila são convertidas em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.

Aliando a alta tecnologia à cirurgia, a Pixium criou uma tecnologia de visão biónica capaz de permitir a pessoas que perderam a visão voltarem a ler. “Os resultados do estudo de viabilidade clínica realizados em cinco pacientes superaram as expectativas, com melhor eficácia do que a esperada e uma boa tolerância aos implantes”, disse a direção da empresa ao jornal francês Capital.

“Os pacientes tornaram-se capazes de identificar letras e formas com a nossa tecnologia, fisiologicamente melhor do que as soluções concorrentes e permitindo que o olho permaneça fechado. Um sistema única no mundo”, acrescentou a empresa.

Antes de participarem no estudo, os voluntários eram completamente cegos e, apenas um ano depois de a tecnologia ser implantada, a maioria já tinha recuperado a capacidade mínima de ler. Apesar de ser um grande avanço, ainda não é capaz de restaurar de forma absoluta a visão, garantindo apenas uma imagem de 378 pixeis, explica a Digital Trends.

A Pixium ainda pretende fazer testes clínicos nos Estados Unidos, mas espera que o produto esteja pronto para o mercado em 2024, combatendo um problema que, até agora, não tinha solução: Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Esta degeneração afeta a retina, podendo, em casos extremos, levar a que grande parte da visão fique desfocada ou até completamente escura, levando à cegueira.

A empresa diz que cada vez mais, desde a sua Oferta Pública de Aquisição (OPA) de 2018, investidores têm mostrado interesse em financiar a tecnologia e, à medida que o desenvolvimento do produto avança, terá acesso mais facilmente a financiamento do Banco Europeu de Investimentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem-abrigo morta a tiro no Brasil após pedir esmola

Uma mulher sem-abrigo foi morta no sábado, em Niterói, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, quando pedia esmola a um transeunte, que disparou sobre ela. O crime, que ocorreu no sábado, foi filmado por câmaras …

Polícias saem à rua para reivindicar promessas do Governo. Chega e mais seis partidos vão ao protesto

Elementos das forças de segurança (PSP e GNR) manifestam-se esta quinta-feira, em Lisboa, para pressionarem o novo Governo a cumprir as reivindicações da classe e as promessas do anterior Executivo. Sob o lema “tolerância zero”, a …

Homens ficam mais stressados quando esposas ganham quase tanto como eles

https://vimeo.com/374392301 Um novo estudo sugere que o homem fica mais stressado quando a mulher ganha mais do que 40% do rendimento do casal. Em sentido contrário, ficam menos ansiosos quando a esposa ganha menos do que …

Estratégia Nacional para Sem-Abrigo prevê que ninguém fique na rua mais de 24 horas

A atual Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo está assente num modelo de intervenção em que ninguém fique na rua por mais de 24 horas e um conhecimento permanente do …

Protesto nacional de quinta-feira na Colômbia leva governo a encerrar fronteiras

A Colômbia é esta quinta-feira palco de um protesto nacional convocado por sindicatos e movimentos sociais, que levou as autoridades a adotarem várias medidas preventivas, designadamente o encerramento das fronteiras. O objetivo do Governo é assegurar …

Na Austrália, há cobras que saltam (e os cientistas querem saber porquê)

Cientistas da Virgínia, no Estados Unidos, descobriram na Austrália uma espécie de cobra comum das árvores que é capaz de saltar entre galhos e folhas. Tratam-de das cobras de árvores australianas da espécie Dendrelaphis, espécimes …

Entomólogo diz que há "abelhas" em Marte (e tem provas)

Enquanto os cientistas tentam encontrar vida em Marte com experiências no terreno, como a sonda Curiosity, o entomólogo William Romoser, professor emérito na Universidade do Ohio, nos Estados Unidos, afirma que já temos provas da …

Luas de Neptuno dançam de forma única e perpétua

De acordo com uma investigação publicada recentemente, mesmo para os padrões selvagens do Sistema Solar exterior, as órbitas estranhas das duas luas mais interiores de Neptuno não têm rival. Especialistas em dinâmica orbital estão a chamar …

O Senhor dos Anéis. Série já tem segunda temporada garantida (e a primeira ainda nem estreou)

A primeira temporada da série de O Senhor dos Anéis, produzida pela Amazon Prime, ainda nem estreou e a sua segunda temporada já está confirmada. A declaração foi feita por Jennifer Salke, da Amazon Studios, ao …

John Legend atua em julho no festival EDP Cool Jazz

O músico norte-americano, responsável por temas como "All of me" e "Ordinary People", regressa a Portugal, em julho, para um concerto no festival EDP Cool Jazz, em Cascais. John Legend atua a 3 de julho no …