Olho biónico ajuda pessoas cegas a voltar a ler

A tecnologia já foi testada em cinco pessoas com degeneração macular relacionada à idade. O olho biónico permite a pessoas cegas recuperarem minimamente a sua capacidade de ler.

O olho biónico desenvolvido em França pela Pixium consiste nuns óculos com uma câmara embutida e um pequeno chip implantado atrás da retina. Consequentemente, as imagens transmitidas pela pupila são convertidas em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.

Aliando a alta tecnologia à cirurgia, a Pixium criou uma tecnologia de visão biónica capaz de permitir a pessoas que perderam a visão voltarem a ler. “Os resultados do estudo de viabilidade clínica realizados em cinco pacientes superaram as expectativas, com melhor eficácia do que a esperada e uma boa tolerância aos implantes”, disse a direção da empresa ao jornal francês Capital.

“Os pacientes tornaram-se capazes de identificar letras e formas com a nossa tecnologia, fisiologicamente melhor do que as soluções concorrentes e permitindo que o olho permaneça fechado. Um sistema única no mundo”, acrescentou a empresa.

Antes de participarem no estudo, os voluntários eram completamente cegos e, apenas um ano depois de a tecnologia ser implantada, a maioria já tinha recuperado a capacidade mínima de ler. Apesar de ser um grande avanço, ainda não é capaz de restaurar de forma absoluta a visão, garantindo apenas uma imagem de 378 pixeis, explica a Digital Trends.

A Pixium ainda pretende fazer testes clínicos nos Estados Unidos, mas espera que o produto esteja pronto para o mercado em 2024, combatendo um problema que, até agora, não tinha solução: Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Esta degeneração afeta a retina, podendo, em casos extremos, levar a que grande parte da visão fique desfocada ou até completamente escura, levando à cegueira.

A empresa diz que cada vez mais, desde a sua Oferta Pública de Aquisição (OPA) de 2018, investidores têm mostrado interesse em financiar a tecnologia e, à medida que o desenvolvimento do produto avança, terá acesso mais facilmente a financiamento do Banco Europeu de Investimentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …