Oito portugueses acusados de pertencer a célula terrorista vão a julgamento

José Sena Goulão / Lusa

O juiz Carlos Alexandre

Os oito portugueses que foram acusados, em dezembro de 2019, de pertencer a uma célula terrorista vão a julgamento.

De acordo com o jornal Público, o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), decidiu que os oito portugueses, acusados dos crimes de adesão e apoio a organizações terroristas, recrutamento para organizações terroristas e financiamento do terrorismo, vão são ser julgados. A decisão do juiz, datada de terça-feira, valida a acusação do Ministério Público (MP).

Dois dos arguidos foram encontrados e interrogados em Portugal no ano passado. Os restantes encontram-se em paradeiro incerto, havendo apenas a informação que um deles se encontra preso na Síria.

Rómulo Costa, que vivia em Londres, está em prisão preventiva desde junho do ano passado. Segundo o diário, a sua defesa foi a única a pedir a abertura de instrução, para evitar o julgamento e conseguir, assim, o arquivamento do processo.

“Esta decisão instrutória é a pior que já tive oportunidade de ler”, afirma o advogado Lopes Guerreiro ao jornal, acrescentando mesmo que “envergonha a Justiça portuguesa”.

O defensor declara que o juiz não teve qualquer preocupação em analisar os elementos que existem no processo contra o cliente e que o seu fundamento “advém exclusivamente daquilo que foi vertido no relatório final da Polícia Judiciária”.

“Esta decisão instrutória reflete bem o estado em que se encontra o TCIC neste momento: um juiz/mil processos/nenhuma justiça”, acusa ainda.

O inquérito contra estes português foi iniciado na sequência de uma informação das autoridades britânicas, na qual se dava conta do seu envolvimento no rapto de dois jornalistas — um britânico, John Cantlie, e outro holandês, Jeroen Oerlemens — na Síria, em julho de 2012.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Uma desgraça completa”. Ex-ministro do PSD arrasa atuação do Ministério da Saúde no combate à pandemia

O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou esta quarta-feira o Ministério da Saúde de “falta de liderança” na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de “uma desgraça completa” do ponto …

Ministro defende que investimento nas Forças Armadas “é tão relevante” como na saúde

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, destacou o papel das Forças Armadas no combate à pandemia de covid-19 e defendeu que o investimento público nesta área “é tão relevante” quanto na saúde ou …

Giro. João "Rosa" Almeida segura liderança da geral

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta a Itália em bicicleta, numa 17.ª etapa ganha pelo australiano Ben O'Connor (NTT). O'Connor, de 24 anos, cumpriu os 203 quilómetros entre Bassano del …

Investimento público atinge máximo de uma década em 2021

Dados do relatório do Orçamento do Estado mostram que o Governo conta terminar 2020 com um investimento público de 4.884 milhões de euros (75 milhões de euros a menos do que a previsão do Orçamento …

Audições urgentes pedidas pelo PS sobre StayAway Covid são por escrito ou em dezembro

O Parlamento aprovou, esta terça-feira, a audição de entidades e personalidades sobre a obrigatoriedade da aplicação Stayaway Covid, proposta pelo PS, "com caráter de urgência", por escrito ou em dezembro, após o debate do Orçamento …

Taxa de nascimentos de linces no Vale do Guadiana é a mais alta da Península Ibérica

A taxa de nascimentos na população de linces ibéricos no Vale do Guadiana é a mais elevada da Península Ibérica, segundo os resultados dos censos 2019 divulgados hoje pelo Instituto da Conservação da Natureza e …

Pai de aluna teria ligações ao assassino do professor decapitado em França

Os investigadores encontraram uma possível ligação entre o assassino do professor francês Samuel Paty, decapitado em Paris, e o pai de uma aluna. Em declarações à AFP, citadas pelo Diário de Notícias, uma fonte próxima do …

Nove anos de prisão efetiva para a mãe que abandonou bebé no contentor do lixo

A mulher que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo na zona de Santa Apolónia, em Lisboa, em novembro de 2019, foi esta quarta-feira condenada a nove anos de prisão efetiva, por tentativa de …

Mais 16 mortes e 2.535 novos casos. País vive "momento grande preocupação"

Portugal contabiliza esta quarta-feira mais 16 mortos relacionados com a covid-19 e 2.535 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim hoje …

"Falso histórico". Depois do Ambiente, Cultura chumba palácio de Berardo na Arrábida

Depois do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) chumbou as obras ilegais levadas a cabo pela Bacalhôa Vinhos de Portugal, empresa de Joe Berardo. Há cerca …