Oito números que não aparecem no Censos 2021

(CC0) B_Me / Pixabay

Dados preliminares foram divulgados nesta semana. Médias, comparações e percentagens que podem ser feitas a partir dos números publicados.

O Instituto Nacional de Estatística anunciou nesta semana que já estão disponíveis os dados preliminares dos Censos 2021. O inquérito decorreu entre 5 de abril e 31 de maio e os números surgem quase dois meses depois.

Menos habitantes, concentração da população no litoral e reforço dos números à volta de Lisboa e Porto: são três das conclusões principais mas não são as únicas.



Deixamos aqui sete exemplos, que não surgem (diretamente) no relatório:

1. Média de habitantes em 31 concelhos

Foi amplamente divulgado que 31 dos 308 concelhos em Portugal, juntos, têm cerca de metade da população: há 5.180.289 pessoas nestes 31 concelhos, enquanto o total é 10.347.892, o que representa 50,06% da população.

Lisboa, Sintra e Vila Nova de Gaia estão no pódio dos concelhos com mais habitantes. Porto, Cascais, Loures, Braga, Almada, Matosinhos e Oeiras completam a lista dos 10 primeiros.

Seguem-se Amadora, Seixal, Gondomar, Guimarães, Odivelas, Coimbra, Vila Franca de Xira, Santa Maria da Feira, Maia, Vila Nova de Famalicão, Leiria, Setúbal, Barcelos, Funchal, Viseu, Valongo, Mafra, Viana do Castelo, Paredes, Torres Vedras e Vila do Conde.

Em média, cada um destes 31 concelhos tem 167.106 habitantes.

2. Média de habitantes em 277 concelhos

O que quer dizer que os outros 277 concelhos de Portugal abrigam, ao todo, 5.167.603 pessoas.

Em média, cada um destes 277 concelhos tem 18.656 habitantes. Pouco mais de um décimo dos 31 concelhos mais populosos.

3. Lisboa, Sintra e Gaia

Lisboa, Sintra e Vila Nova de Gaia são, como já foi mencionado, os três concelhos com mais pessoas em Portugal. Juntos, têm 1.234.954 habitantes, o que representa 11,9% da população total.

Três concelhos têm quase 12% da população de todo o país.

4. Percentagem das ilhas

Na Região Autónoma da Madeira moram 251.060 pessoas, enquanto a Região Autónoma dos Açores acolhe 236.657 pessoas. Juntas, têm 487.717 habitantes.

As ilhas representam 4,7% da população em Portugal. Ou seja, 95,3% das pessoas moram em Portugal continental.

5. Capital de distrito com menos pessoas

Em Portugal continental, a capital de distrito com menos habitantes é Portalegre, com 22.368 pessoas.

Tem menos habitantes, por exemplo, do que Vagos, Oliveira do Bairro e Porto de Mós, que aparecem na lista logo acima. E está bem longe do último dos tais 31 concelhos: Vila do Conde, com 80.921 habitantes.

6. Cidades com mais pessoas do que Portugal

Há 10.347.892 pessoas a morar em Portugal.

Há 32 cidades/áreas metropolitanas que têm mais habitantes do que Portugal inteiro.

Tóquio (área metropolitana) lidera, com mais de 37 milhões de pessoas. Acima de Portugal, no 32.º lugar, está a área metropolitana de Lima, a capital do Peru, que alberga praticamente 10,4 milhões de habitantes.

7. Lugar na Europa

Portugal é o 14.º país europeu com mais habitantes, atrás da Grécia e à frente da Suécia. Já ocupava esse degrau.

O país líder é a Rússia, de longe: quase 146 milhões de pessoas.

8. Menos pessoas do que no início do século XXI

Portugal perdeu mais de 200 mil habitantes na última década – o Censos anterior decorreu em 2011.

Além disso, o número de pessoas que vivem em Portugal era (pouco) maior no início deste século, há 20 anos: o Censos 2001 registou 10.356.117 habitantes.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …