/

Varandas acredita que Silas vai acabar com a “frustração” dos leões

Miguel A. Lopes / Lusa

Jorge Fernandes (Silas) é apresentado como novo treinador do Sporting

Silas é o novo treinador do Sporting, com o qual assinou contrato válido até ao final da época e mais uma de opção.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, manifestou-se hoje convicto de que Silas será capaz acabar com os tempos de “frustração” e devolver a grandeza ao clube lisboeta, durante a apresentação do novo treinador da equipa de futebol.

“Hoje, estou a apresentar a nova equipa técnica do Sporting. Uma equipa técnica jovem, com competência, ambição, coragem — com muita coragem — e muita vontade de aqui estar”, afirmou durante a conferência de imprensa de apresentação, realizada no estádio José Alvalade.

O presidente leonino deposita “muita confiança” em Silas, acreditando que o novo treinador conseguirá “pôr o Sporting no lugar correspondente à valia” da equipa, que não vence há cinco jogos seguidos e perdeu os três últimos.

“Desde o jogador, ao treinador e ao presidente, estamos todos frustrados. Frustrados por o Sporting não ocupar o lugar correspondente à valia do seu grupo, valia essa que consideramos ser grande e em que continuamos a acreditar”.

Varandas dirigiu “uma palavra especial” ao treinador Leonel Pontes, que, segundo o presidente, se limitou a assegurar a transição do técnico holandês Marcel Keizer, despedido depois da derrota com o Rio Ave (3-2), na quarta jornada da I Liga.

“Fê-lo com grande profissionalismo, com grande dignidade e com todas as dificuldades. Fê-lo o melhor que conseguiu“, assinalou o presidente dos leões. Pontes acumulou um empate e três derrotas na sua passagem pela equipa principal.

Silas quer “elevar o Sporting a um patamar superior”

O novo treinador do Sporting manifesta-se consciente da responsabilidade de liderar o clube lisboeta, mas expressou orgulho na oportunidade de “elevar o Sporting a um patamar superior”.

“Poder ter a oportunidade de elevar o Sporting a um patamar superior enche-nos de orgulho, mas sabemos a responsabilidade que temos. Estamos muito contentes e surpresos, pois saímos de um clube há pouco tempo e não esperávamos receber um convite de um clube como o Sporting”, disse o técnico.

Silas manifestou confiança no plantel sportinguista e sublinhou que os jogadores são os que mais querem ganhar. “Aceitei, porque acredito nos jogadores que temos. Não é preciso milagres com a qualidade destes jogadores. São bons e por alguma razão estão aqui. É preciso trabalho e conhecê-los, ouvir o que eles sentem. Temos gente profissional, trabalhadora, com ambição e que quer ganhar, mais do que ninguém”, afirmou.

Falando em nome de toda a equipa técnica, Silas considerou o seu modelo de jogo “arriscado e arrojado”, mas realçou que é preciso os jogadores, adeptos e direção acreditarem e não terem medo.

“Somos atrevidos porque somos ambiciosos. Confiamos muito nas nossas capacidades e sabemos que a nossa forma de jogar requer que toda a gente acredite nela. É arriscada e arrojada, mas não temos medo. A nossa maneira de jogar proporciona prazer aos jogadores e, consequentemente, aos adeptos”, explicou.

Na sua única experiência como treinador principal, Jorge Manuel Fernandes, ou Silas como é conhecido, chegou ao Belenenses em janeiro de 2018, fez toda a temporada de 2018/19 e saiu já no decorrer desta época, depois da quarta jornada, deixando a equipa lisboeta no 17.º lugar.

Após seis jornadas, o treinador de 43 anos vai encontrar o Sporting no sétimo lugar do campeonato, com oito pontos e a igual distância do Famalicão, que lidera, com 16, enquanto os rivais Benfica e FC Porto somam 15.

A estreia de Silas está prevista para a próxima segunda-feira, quando o Sporting visitar o Desportivo das Aves, na sétima jornada.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.