Varandas acredita que Silas vai acabar com a “frustração” dos leões

Miguel A. Lopes / Lusa

Jorge Fernandes (Silas) é apresentado como novo treinador do Sporting

Silas é o novo treinador do Sporting, com o qual assinou contrato válido até ao final da época e mais uma de opção.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, manifestou-se hoje convicto de que Silas será capaz acabar com os tempos de “frustração” e devolver a grandeza ao clube lisboeta, durante a apresentação do novo treinador da equipa de futebol.

“Hoje, estou a apresentar a nova equipa técnica do Sporting. Uma equipa técnica jovem, com competência, ambição, coragem — com muita coragem — e muita vontade de aqui estar”, afirmou durante a conferência de imprensa de apresentação, realizada no estádio José Alvalade.

O presidente leonino deposita “muita confiança” em Silas, acreditando que o novo treinador conseguirá “pôr o Sporting no lugar correspondente à valia” da equipa, que não vence há cinco jogos seguidos e perdeu os três últimos.

“Desde o jogador, ao treinador e ao presidente, estamos todos frustrados. Frustrados por o Sporting não ocupar o lugar correspondente à valia do seu grupo, valia essa que consideramos ser grande e em que continuamos a acreditar”.

Varandas dirigiu “uma palavra especial” ao treinador Leonel Pontes, que, segundo o presidente, se limitou a assegurar a transição do técnico holandês Marcel Keizer, despedido depois da derrota com o Rio Ave (3-2), na quarta jornada da I Liga.

“Fê-lo com grande profissionalismo, com grande dignidade e com todas as dificuldades. Fê-lo o melhor que conseguiu“, assinalou o presidente dos leões. Pontes acumulou um empate e três derrotas na sua passagem pela equipa principal.

Silas quer “elevar o Sporting a um patamar superior”

O novo treinador do Sporting manifesta-se consciente da responsabilidade de liderar o clube lisboeta, mas expressou orgulho na oportunidade de “elevar o Sporting a um patamar superior”.

“Poder ter a oportunidade de elevar o Sporting a um patamar superior enche-nos de orgulho, mas sabemos a responsabilidade que temos. Estamos muito contentes e surpresos, pois saímos de um clube há pouco tempo e não esperávamos receber um convite de um clube como o Sporting”, disse o técnico.

Silas manifestou confiança no plantel sportinguista e sublinhou que os jogadores são os que mais querem ganhar. “Aceitei, porque acredito nos jogadores que temos. Não é preciso milagres com a qualidade destes jogadores. São bons e por alguma razão estão aqui. É preciso trabalho e conhecê-los, ouvir o que eles sentem. Temos gente profissional, trabalhadora, com ambição e que quer ganhar, mais do que ninguém”, afirmou.

Falando em nome de toda a equipa técnica, Silas considerou o seu modelo de jogo “arriscado e arrojado”, mas realçou que é preciso os jogadores, adeptos e direção acreditarem e não terem medo.

“Somos atrevidos porque somos ambiciosos. Confiamos muito nas nossas capacidades e sabemos que a nossa forma de jogar requer que toda a gente acredite nela. É arriscada e arrojada, mas não temos medo. A nossa maneira de jogar proporciona prazer aos jogadores e, consequentemente, aos adeptos”, explicou.

Na sua única experiência como treinador principal, Jorge Manuel Fernandes, ou Silas como é conhecido, chegou ao Belenenses em janeiro de 2018, fez toda a temporada de 2018/19 e saiu já no decorrer desta época, depois da quarta jornada, deixando a equipa lisboeta no 17.º lugar.

Após seis jornadas, o treinador de 43 anos vai encontrar o Sporting no sétimo lugar do campeonato, com oito pontos e a igual distância do Famalicão, que lidera, com 16, enquanto os rivais Benfica e FC Porto somam 15.

A estreia de Silas está prevista para a próxima segunda-feira, quando o Sporting visitar o Desportivo das Aves, na sétima jornada.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …