Oficiais da PSP admitem fazer a primeira manifestação de sempre

José Sena Goulão / Lusa

Manifestação de agentes das forças de segurança em 2014

Manifestação de agentes das forças de segurança em 2014

O Sindicato Nacional dos Oficiais da Polícia (SNOP) foi mandatado em assembleia-geral, este sábado, para desenvolver todas as medidas de protesto contra o novo estatuto profissional da PSP, avançou à Lusa o presidente da entidade sindical.

“Foi aprovada a ideia e foi mandatada a direcção do sindicato para assumir todas as formas de luta que entenda que deve assumir se não houver uma mudança de atitude por parte do ministério da Administração Interna, inclusivamente, a própria possibilidade de uma manifestação que seria inédita ao nível dos oficiais”, afirmou o presidente do SNOP, Henrique Figueiredo.

A reunião magna do sindicato realizou-se em Lisboa e teve “a maior participação dos últimos anos”, tendo demorado cerca de cinco horas.

“Nenhuma medida deve ser colocada de parte nestas situações. Obviamente que os oficiais são um número reduzido, representam uma percentagem muito reduzida do efectivo da polícia, mas não temos dúvidas de que, pela função que desempenham e pela consideração que reúnem junto do seu efectivo enquanto comandantes e líderes, caso os oficiais decidam partir para a manifestação, certamente que muitos polícias também estarão disponíveis para partir para a luta”, salientou o dirigente sindical.

E reforçou: “Não é preciso ser um sindicato muito representativo para se conseguir fazer uma grande manifestação”.

Além desta possibilidade, que está em aberto, a AG de hoje definiu que o SNOP “se deve manter na negociação do estatuto profissional” da Polícia de Segurança Pública (PSP), revelou Henrique Figueiredo.

Depois de criticar a decisão da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, de ter deixado de fora das negociações os oficiais da PSP, designadamente o sindicato e a direcção nacional, o responsável disse que uma das exigências para que o SNOP continue nesta negociação é que haja um mediador entre as partes.

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

De resto, foi aprovada na reunião magna a realização de um jantar a 2 de Julho, dia da polícia, sendo que, caso até essa data não se registem desenvolvimentos positivos para as pretensões do SNOP, esta estrutura sindical vai apresentar publicamente um manifesto onde dá conta de todos os detalhes do processo de alteração dos estatutos profissionais da PSP.

Henrique Figueiredo afirmou à Lusa que o SNOP já apresentou uma providência cautelar para impedir a entrada em vigor do estatuto profissional, uma vez que este “não serve os polícias, nem a polícia”.

Os oficiais da PSP contestam a proposta da tutela no que toca à gestão dos recursos humanos e à forma como a instituição está a ser projectada para os próximos anos, refutando também a proposta da tabela salarial e de progressão de carreira dos oficiais da PSP que foram formados no instituto.

O processo negocial sobre o futuro estatuto profissional da PSP entre sindicatos e o MAI já terminou, tendo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) e o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP) assinado um memorando de entendimento no final das negociações.

Paralelamente, na AG de hoje, foi aprovado por unanimidade um voto de indignação, revolta e repúdio pelas agressões que sofreu um agente da PSP na madrugada de 26 de Junho na Moita, na sequência de uma desordem pública nas Festas do Vale da Amoreira.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o polícia terá sido ferido com uma arma branca (uma faca ou uma navalha) e foi transportado para o hospital do Barreiro em estado grave.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Ventura "muito confiante" nos resultados do Chega

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …