Oficiais da PSP admitem fazer a primeira manifestação de sempre

José Sena Goulão / Lusa

Manifestação de agentes das forças de segurança em 2014

Manifestação de agentes das forças de segurança em 2014

O Sindicato Nacional dos Oficiais da Polícia (SNOP) foi mandatado em assembleia-geral, este sábado, para desenvolver todas as medidas de protesto contra o novo estatuto profissional da PSP, avançou à Lusa o presidente da entidade sindical.

“Foi aprovada a ideia e foi mandatada a direcção do sindicato para assumir todas as formas de luta que entenda que deve assumir se não houver uma mudança de atitude por parte do ministério da Administração Interna, inclusivamente, a própria possibilidade de uma manifestação que seria inédita ao nível dos oficiais”, afirmou o presidente do SNOP, Henrique Figueiredo.

A reunião magna do sindicato realizou-se em Lisboa e teve “a maior participação dos últimos anos”, tendo demorado cerca de cinco horas.

“Nenhuma medida deve ser colocada de parte nestas situações. Obviamente que os oficiais são um número reduzido, representam uma percentagem muito reduzida do efectivo da polícia, mas não temos dúvidas de que, pela função que desempenham e pela consideração que reúnem junto do seu efectivo enquanto comandantes e líderes, caso os oficiais decidam partir para a manifestação, certamente que muitos polícias também estarão disponíveis para partir para a luta”, salientou o dirigente sindical.

E reforçou: “Não é preciso ser um sindicato muito representativo para se conseguir fazer uma grande manifestação”.

Além desta possibilidade, que está em aberto, a AG de hoje definiu que o SNOP “se deve manter na negociação do estatuto profissional” da Polícia de Segurança Pública (PSP), revelou Henrique Figueiredo.

Depois de criticar a decisão da ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, de ter deixado de fora das negociações os oficiais da PSP, designadamente o sindicato e a direcção nacional, o responsável disse que uma das exigências para que o SNOP continue nesta negociação é que haja um mediador entre as partes.

Tiago Petinga / Lusa

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues

De resto, foi aprovada na reunião magna a realização de um jantar a 2 de Julho, dia da polícia, sendo que, caso até essa data não se registem desenvolvimentos positivos para as pretensões do SNOP, esta estrutura sindical vai apresentar publicamente um manifesto onde dá conta de todos os detalhes do processo de alteração dos estatutos profissionais da PSP.

Henrique Figueiredo afirmou à Lusa que o SNOP já apresentou uma providência cautelar para impedir a entrada em vigor do estatuto profissional, uma vez que este “não serve os polícias, nem a polícia”.

Os oficiais da PSP contestam a proposta da tutela no que toca à gestão dos recursos humanos e à forma como a instituição está a ser projectada para os próximos anos, refutando também a proposta da tabela salarial e de progressão de carreira dos oficiais da PSP que foram formados no instituto.

O processo negocial sobre o futuro estatuto profissional da PSP entre sindicatos e o MAI já terminou, tendo a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) e o Sindicato dos Profissionais da Polícia (SPP) assinado um memorando de entendimento no final das negociações.

Paralelamente, na AG de hoje, foi aprovado por unanimidade um voto de indignação, revolta e repúdio pelas agressões que sofreu um agente da PSP na madrugada de 26 de Junho na Moita, na sequência de uma desordem pública nas Festas do Vale da Amoreira.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o polícia terá sido ferido com uma arma branca (uma faca ou uma navalha) e foi transportado para o hospital do Barreiro em estado grave.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …