Se OE for chumbado, portugueses acreditam que a culpa é da esquerda

Mário Cruz / Lusa

Se o Orçamento do Estado para 2021 for chumbado, os portugueses acreditam que a esquerda terá responsabilidades, segundo uma sondagem da Intercampus.

De acordo com a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, CM e CMTV, os portugueses acreditam que será possível chegar a um entendimento entre partidos de forma a que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 seja viabilizada no Parlamento. No entanto, se o documento for chumbado, os culpados são os partidos da esquerda.

O inquérito realizado entre 6 e 11 de outubro revela que 79,3% acredita que o Governo vai garantir a viabilização do OE2021 e que apenas 11% antecipam um chumbo.

O cenário de reprovação é visto como improvável, mas 40,6% dos entrevistados dizem que, se tal acontecer, a responsabilidade deve ser imputada aos partidos da esquerda. 28,7% atiram responsabilidade a António Costa, 14,8% dizem que a culpa seria do PSD e 8% sustentam que seria de todos.

Em relação ao Presidente da República, os portugueses validam a sua abordagem no processo, nomeadamente na pressão exercida para que o PSD ou os restantes partidos aprovem o documento.

Para 66,5% dos inquiridos, Marcelo Rebelo de Sousa “fez bem” em pressionar e 24,8% considera que o chefe do Estado “está a interferir demasiado” no raio de ação de partidos e Parlamento.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Gostava de saber onde é que vão buscar estas conclusões!
    Onde a comunicação social vir que dá jeito não é?
    Quando vocês estiverem completamente descredibilizados, o que já não falta quase nada, e ninguém quiser saber do que dizem é que vão pôr as mãos a cabeça, mas já será tarde!

  2. Conclusão mais tendenciosa, não há !….. é simples se o O.E for rejeitado, será de quem vota contra e de quem se abstém atingindo a maioria dos votos contra!….De Esquerda a direita confundidos !…mas vindo do C.M, não me admira !

RESPONDER

Morreu Phil Spector, o produtor de “Let it Be” dos The Beatles

O produtor Phil Spector, um dos mais conhecidos da indústria discográfica desde a década de 1960, criador da designada "parede de som", morreu no sábado aos 81 anos, informaram este domingo os serviços prisionais …

Quão escuro é o Universo? Mais do que pensávamos, apurou a New Horizons

Novas medições levadas a cabo pela sonda espacial não tripulada da NASA New Horizons mostram que o Universo não é tão escuro como pensávamos. A escuridão do Universo é um fenómeno conhecido e estudado, sendo …

Listrada ou com manchas? Encontrados ventos e correntes na anã castanha mais próxima

Uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou bandas e listras na anã castanha mais próxima da Terra. A descoberta sugere a existência de processos que agitam a atmosfera da …

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …