/

Obstetras pedem escusa de responsabilidade por falhas em agosto

2

Marcello Casal Jr. / ABr

Esta quarta-feira, mais de metade dos obstetras do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, entregaram pedidos de escusa de responsabilidade em caso de eventuais falhas durante o mês de agosto.

Alegando que as escalas não estão completas em vários dias e que estarão a trabalhar abaixo das condições mínimas de segurança no mês de agosto, mais de metade dos obstetras do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, entregaram até esta quarta-feira pedidos de escusa de responsabilidade em caso de eventuais falhas e complicações com grávidas ou bebés durante este mês de Agosto, avança o Público.

De acordo com o mesmo jornal, as urgências de obstetrícia debatem-se não só com a falta de obstetras, mas também de pediatras e anestesiologistas.

Apesar de não ter sido necessário recorrer ao fecho rotativo das quatro urgências obstetrícias de Lisboa, como chegou a ser equacionado em junho, continua a não haver médicos em número suficiente para garantir todas os turnos, denunciou na quarta-feira o secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), Jorge Roque da Cunha.

Em declarações ao diário, Roque da Cunha garantiu que também há casos de médicos de especialistas do Amadora-Sintra a pedir a escusa de responsabilidade devido à falta de meios.

Contudo, Luís Pisco, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), contrapõe que as escalas “para a próxima semana estão sem problemas de maior” e que, “a existirem contingências, serão em períodos muito limitados”.

“A existir algum período pontual de contingência, no máximo será numa das quatro maternidades”, considerou, lembrando que na periferia de Lisboa existem mais três maternidades do SNS – Cascais, Loures e Vila Franca de Xira – que poderão receber grávidas.

Segundo o Público, tratam-se de maternidades de hospitais geridos em parceria público-privada (PPP) que por isso têm autonomia para contratar médicos e podem pagar mais.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.