Obrigado TAP (diz a Easyjet)

A easyJet ganhou novos passageiros com a greve de dez dias na TAP, que levou muitos a voarem pela primeira vez na companhia de baixo custo, disse hoje à Lusa o director comercial para o mercado nacional, José Lopes.

Sem avançar números relativos ao aumento da procura nos primeiros dez dias de Maio, na sequência da greve dos pilotos da TAP e da Portugália, o responsável confirmou que a companhia de baixo custo (‘low cost’) recebeu passageiros que “nunca tinham voado com a easyJet sobretudo na categoria ‘business'” (classe executiva) e que “muitos irão voltar”.

A greve na TAP foi uma boa oportunidade para quebrar alguns tabus de pessoas que nunca tinha voado com a companhia”, adiantou à Lusa José Lopes, no dia em que foram divulgados os resultados da easyJet relativos ao primeiro semestre, terminado a 31 de Março.

José Lopes sustentou que “os números relativos ao período de greve de dez dias na TAP apenas são contabilizados no segundo semestre” e que a companhia está “a apresentar os resultados relativos ao primeiro semestre”, que foram “muito positivos em Portugal, em linha com o resto da Europa”.

A expectativa da easyJet é que muitos destes passageiros voltem: “Acredito que vão voltar no futuro, na sequência de experiências positivas”.

“A taxa de repetição é de 58% dos passageiros. No segmento de ‘negócios’ a taxa de repetição sobe para os 62%”, acrescentou.

Os pilotos da TAP e da Portugália estiveram dez dias em greve, entre 01 e 10 de Maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em Dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20% no capital da empresa no âmbito da privatização.

A easyJet anunciou hoje pela primeira vez lucro no primeiro semestre do ano fiscal, que começa a 01 de Outubro, fechando este período com um resultado líquido antes de impostos de 9,7 milhões de euros (sete milhões de libras) e uma receita de 2.455 milhões de euros (1.767 milhões de libras).

No mesmo período, a taxa de ocupação média aumentou 0,7 pontos percentuais para 89,7%, enquanto a capacidade disponível cresceu 3,6% para 32,2 milhões de assentos.

A easyJet abriu novas bases em Amesterdão e no Porto, passando a contar com 26 bases.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “…o responsável confirmou que a companhia de baixo custo (‘low cost’) recebeu passageiros que “nunca tinham voado com a easyJet sobretudo na categoria ‘business’” (classe executiva) e que “muitos irão voltar”.

    Desde quando é que os vôos da Easyjet têm classe executiva? quanto muito oferece alguns privilégios em termo de “speedy boarding” e lugares com mais espaço para as pernas aos frequent flyers e a quem pague o excesso para tal. A notícia escrita como está, compara alhos com bugalhos. e é “misleading”. Todos têm que pagar pelo que quiserem comer e não há tratamento diferenciado. Por outro lado, os vôos são em 99% dos casos pontuais e isso agrada-me, ao contrário da TAP que não consegue respeitar os horários de vôos.

  2. Obrigado TAP, não, Na TAP trabalha muita gente e não se deve confundir a floresta com a arvore.
    E nem a arvore com o esterco que a alimenta.
    Obrigado direcção do SPAC

  3. Mas será que ninguém vê que o comprador já está decidido e que a pressa em privatizar é para garantir que ela não vai para mais ninguém.
    Contrapartidas saber-se-a mais tarde. só que o dinheiro já estará em off shores e os recebedores em paraíso acautelado

  4. Easy jet? só por necessidade. Aquele inglês de Liverpool arranha-nos os ouvidos o tempo todo e português é lingua desconhecida a bordo.
    Low-cost? só para quem vai com a roupa do corpinho e mais uns pares de cuecas na mala. A carga a mais é paga a peso de ouro ou mais cara ainda. Vão para o diabo que os carregue … a eles e aos grevistas da TAP.

RESPONDER

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …