Obrigado TAP (diz a Easyjet)

A easyJet ganhou novos passageiros com a greve de dez dias na TAP, que levou muitos a voarem pela primeira vez na companhia de baixo custo, disse hoje à Lusa o director comercial para o mercado nacional, José Lopes.

Sem avançar números relativos ao aumento da procura nos primeiros dez dias de Maio, na sequência da greve dos pilotos da TAP e da Portugália, o responsável confirmou que a companhia de baixo custo (‘low cost’) recebeu passageiros que “nunca tinham voado com a easyJet sobretudo na categoria ‘business'” (classe executiva) e que “muitos irão voltar”.

A greve na TAP foi uma boa oportunidade para quebrar alguns tabus de pessoas que nunca tinha voado com a companhia”, adiantou à Lusa José Lopes, no dia em que foram divulgados os resultados da easyJet relativos ao primeiro semestre, terminado a 31 de Março.

José Lopes sustentou que “os números relativos ao período de greve de dez dias na TAP apenas são contabilizados no segundo semestre” e que a companhia está “a apresentar os resultados relativos ao primeiro semestre”, que foram “muito positivos em Portugal, em linha com o resto da Europa”.

A expectativa da easyJet é que muitos destes passageiros voltem: “Acredito que vão voltar no futuro, na sequência de experiências positivas”.

“A taxa de repetição é de 58% dos passageiros. No segmento de ‘negócios’ a taxa de repetição sobe para os 62%”, acrescentou.

Os pilotos da TAP e da Portugália estiveram dez dias em greve, entre 01 e 10 de Maio, por considerarem que o Governo não está a cumprir o acordo assinado em Dezembro de 2014, nem um outro, estabelecido em 1999, que lhes dava direito a uma participação de até 20% no capital da empresa no âmbito da privatização.

A easyJet anunciou hoje pela primeira vez lucro no primeiro semestre do ano fiscal, que começa a 01 de Outubro, fechando este período com um resultado líquido antes de impostos de 9,7 milhões de euros (sete milhões de libras) e uma receita de 2.455 milhões de euros (1.767 milhões de libras).

No mesmo período, a taxa de ocupação média aumentou 0,7 pontos percentuais para 89,7%, enquanto a capacidade disponível cresceu 3,6% para 32,2 milhões de assentos.

A easyJet abriu novas bases em Amesterdão e no Porto, passando a contar com 26 bases.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “…o responsável confirmou que a companhia de baixo custo (‘low cost’) recebeu passageiros que “nunca tinham voado com a easyJet sobretudo na categoria ‘business’” (classe executiva) e que “muitos irão voltar”.

    Desde quando é que os vôos da Easyjet têm classe executiva? quanto muito oferece alguns privilégios em termo de “speedy boarding” e lugares com mais espaço para as pernas aos frequent flyers e a quem pague o excesso para tal. A notícia escrita como está, compara alhos com bugalhos. e é “misleading”. Todos têm que pagar pelo que quiserem comer e não há tratamento diferenciado. Por outro lado, os vôos são em 99% dos casos pontuais e isso agrada-me, ao contrário da TAP que não consegue respeitar os horários de vôos.

  2. Obrigado TAP, não, Na TAP trabalha muita gente e não se deve confundir a floresta com a arvore.
    E nem a arvore com o esterco que a alimenta.
    Obrigado direcção do SPAC

  3. Mas será que ninguém vê que o comprador já está decidido e que a pressa em privatizar é para garantir que ela não vai para mais ninguém.
    Contrapartidas saber-se-a mais tarde. só que o dinheiro já estará em off shores e os recebedores em paraíso acautelado

  4. Easy jet? só por necessidade. Aquele inglês de Liverpool arranha-nos os ouvidos o tempo todo e português é lingua desconhecida a bordo.
    Low-cost? só para quem vai com a roupa do corpinho e mais uns pares de cuecas na mala. A carga a mais é paga a peso de ouro ou mais cara ainda. Vão para o diabo que os carregue … a eles e aos grevistas da TAP.

RESPONDER

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …