Obras para modernizar túnel da Ribeira no Porto começam hoje

black_wall / Flickr

O túnel da Ribeira, no Porto

O túnel da Ribeira, no Porto

A Câmara do Porto começa esta quarta-feira as obras para modernizar o Túnel da Ribeira, admitindo que a intervenção pode “causar alguns incómodos até meados de junho”, nomeadamente aos peões, mas sempre sem cortar completamente o trânsito.

“O primeiro constrangimento será o condicionamento de passagem de peões em ambos os sentidos do túnel e em toda a sua extensão”, descreve a autarquia em comunicado, explicando que em alguns períodos a circulação de viaturas se fará de forma “alternada e em apenas uma faixa de rodagem”.

A Câmara revela que a empreitada vai tratar “de aspectos técnicos que tornarão o túnel mais moderno” e “terá também como objectivo uma melhoria estética, que inclui a colocação, na entrada nascente, de um painel concebido por Fernando Lanhas”.

“A intervenção poderá vir a causar alguns incómodos até meados de junho, mas o trânsito nunca será completamente cortado, podendo contudo haver períodos em que a circulação seja alternada e em apenas uma faixa de rodagem. Contudo, estas limitações, que se prendem com a necessidade de substituição de algumas infra-estruturas pela Águas do Porto, não serão permanentes”, sublinha a autarquia.

Indicando o início dos trabalhos para quarta-feira, a Câmara esclarece que, “numa primeira fase”, a intervenção se prende com a “montagem de estaleiro”.

A autarquia acrescenta que as “limitações e eventuais desvios” do trânsito automóvel serão “comunicados no local ao longo da obra”, na infra-estrutura, que tem uma das entradas situada junto da ponte Luís I, de ligação a Gaia.

A Câmara do Porto destaca que a preparação da obra “e as suas consequências na circulação, timings e impactos” foi “estudada em coordenação estreita com a Câmara de Gaia”.

De acordo com a autarquia portuense, esta empreitada foi “acordada no âmbito da cooperação entre as duas autarquias e a da Matosinhos, no quadro da Frente Atlântica do Porto”.

“Os munícipes e comerciantes das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia já estão a ser contactados numa informação escrita e assinada pelos presidentes das câmaras das duas cidades, avisando para alguns constrangimentos de trânsito”, informa a Câmara do Porto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …