Obras para modernizar túnel da Ribeira no Porto começam hoje

black_wall / Flickr

O túnel da Ribeira, no Porto

O túnel da Ribeira, no Porto

A Câmara do Porto começa esta quarta-feira as obras para modernizar o Túnel da Ribeira, admitindo que a intervenção pode “causar alguns incómodos até meados de junho”, nomeadamente aos peões, mas sempre sem cortar completamente o trânsito.

“O primeiro constrangimento será o condicionamento de passagem de peões em ambos os sentidos do túnel e em toda a sua extensão”, descreve a autarquia em comunicado, explicando que em alguns períodos a circulação de viaturas se fará de forma “alternada e em apenas uma faixa de rodagem”.

A Câmara revela que a empreitada vai tratar “de aspectos técnicos que tornarão o túnel mais moderno” e “terá também como objectivo uma melhoria estética, que inclui a colocação, na entrada nascente, de um painel concebido por Fernando Lanhas”.

“A intervenção poderá vir a causar alguns incómodos até meados de junho, mas o trânsito nunca será completamente cortado, podendo contudo haver períodos em que a circulação seja alternada e em apenas uma faixa de rodagem. Contudo, estas limitações, que se prendem com a necessidade de substituição de algumas infra-estruturas pela Águas do Porto, não serão permanentes”, sublinha a autarquia.

Indicando o início dos trabalhos para quarta-feira, a Câmara esclarece que, “numa primeira fase”, a intervenção se prende com a “montagem de estaleiro”.

A autarquia acrescenta que as “limitações e eventuais desvios” do trânsito automóvel serão “comunicados no local ao longo da obra”, na infra-estrutura, que tem uma das entradas situada junto da ponte Luís I, de ligação a Gaia.

A Câmara do Porto destaca que a preparação da obra “e as suas consequências na circulação, timings e impactos” foi “estudada em coordenação estreita com a Câmara de Gaia”.

De acordo com a autarquia portuense, esta empreitada foi “acordada no âmbito da cooperação entre as duas autarquias e a da Matosinhos, no quadro da Frente Atlântica do Porto”.

“Os munícipes e comerciantes das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia já estão a ser contactados numa informação escrita e assinada pelos presidentes das câmaras das duas cidades, avisando para alguns constrangimentos de trânsito”, informa a Câmara do Porto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …

Prémio para profissionais do SNS é "uma esmola". "Mais valia terem estado quietos"

Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, diz que a proposta que prevê prémios e mais férias para os profissionais de saúde é uma "afronta" para enfermeiros. Para a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, a …

Tempo de espera para entrega de cartão de cidadão pode chegar a cinco meses

Para fazer o levantamento do cartão de cidadão é preciso fazer marcação e há balcões que só têm disponibilidade para entregar o documento no final do ano. De acordo com a edição desta quinta-feira do …

Físicos explicam por que as mudanças do campo magnético da Terra são mais fracas no Pacífico

Uma nova investigação levada a cabo por físicos da Universidade de Alberta, no Canadá, apresenta uma explicação para o facto de as mudanças no campo magnético da Terra serem mais fracas na região do Pacífico. …

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …