/

Obras para modernizar túnel da Ribeira no Porto começam hoje

black_wall / Flickr

O túnel da Ribeira, no Porto

O túnel da Ribeira, no Porto

A Câmara do Porto começa esta quarta-feira as obras para modernizar o Túnel da Ribeira, admitindo que a intervenção pode “causar alguns incómodos até meados de junho”, nomeadamente aos peões, mas sempre sem cortar completamente o trânsito.

“O primeiro constrangimento será o condicionamento de passagem de peões em ambos os sentidos do túnel e em toda a sua extensão”, descreve a autarquia em comunicado, explicando que em alguns períodos a circulação de viaturas se fará de forma “alternada e em apenas uma faixa de rodagem”.

A Câmara revela que a empreitada vai tratar “de aspectos técnicos que tornarão o túnel mais moderno” e “terá também como objectivo uma melhoria estética, que inclui a colocação, na entrada nascente, de um painel concebido por Fernando Lanhas”.

“A intervenção poderá vir a causar alguns incómodos até meados de junho, mas o trânsito nunca será completamente cortado, podendo contudo haver períodos em que a circulação seja alternada e em apenas uma faixa de rodagem. Contudo, estas limitações, que se prendem com a necessidade de substituição de algumas infra-estruturas pela Águas do Porto, não serão permanentes”, sublinha a autarquia.

Indicando o início dos trabalhos para quarta-feira, a Câmara esclarece que, “numa primeira fase”, a intervenção se prende com a “montagem de estaleiro”.

A autarquia acrescenta que as “limitações e eventuais desvios” do trânsito automóvel serão “comunicados no local ao longo da obra”, na infra-estrutura, que tem uma das entradas situada junto da ponte Luís I, de ligação a Gaia.

A Câmara do Porto destaca que a preparação da obra “e as suas consequências na circulação, timings e impactos” foi “estudada em coordenação estreita com a Câmara de Gaia”.

De acordo com a autarquia portuense, esta empreitada foi “acordada no âmbito da cooperação entre as duas autarquias e a da Matosinhos, no quadro da Frente Atlântica do Porto”.

“Os munícipes e comerciantes das zonas ribeirinhas do Porto e Gaia já estão a ser contactados numa informação escrita e assinada pelos presidentes das câmaras das duas cidades, avisando para alguns constrangimentos de trânsito”, informa a Câmara do Porto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.