Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Clemens Bilan / EPA

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 anos da reunificação alemã.

Várias obras de arte de inúmeros museus foram vandalizadas ao longo de um único dia, no início de outubro, no entanto, ainda não é conhecida a motivação dos autores, avançou esta quarta-feira a Polícia Judiciária de Berlim.

Um dos porta-vozes desta força de segurança disse à agência France-Presse (AFP), que a Polícia Judiciária berlinense está a investigar “depredações de obras de arte e artefactos” na “Ilha dos Museus”, um grupo de cinco instituições com coleções prestigiadas.

Os atos de vandalismo ocorreram a 3 de outubro, o dia da Reunificação da Alemanha.

Várias pessoas “derramaram uma substância oleosa [nas obras] em museus durante o horário de funcionamento”, explica a mesma fonte, acrescentando que ainda não é claro o modo “como o fizeram” sem serem detetados, uma vez que os atos de vandalismo ocorreram em várias instituições.

De acordo com uma investigação jornalística divulgada esta quarta-feira pelo semanário Die Zeit e transmitida pela rádio Deutschlandfunk, cerca de 70 objetos ficaram danificadas, incluindo sarcófagos egípcios, esculturas de pedra e pinturas que datam do século XIX. A substância derramada deixou marcas visíveis nas obras.

O Die Zeit classificou estes atos como “o ataque mais importante a obras de arte desde o final da última Guerra Mundial”.

A “Ilha dos Museus” de Berlim, localizada entre os braços do Spree, o rio no coração da capital alemã, hospeda o lendário busto de Nefertiti e o Grande Altar de Pérgamo, um antigo monumento religioso. Este local reúne cinco museus que exibem coleções de pinturas e esculturas que datam desde a antiguidade aos primórdios da arte moderna.

O complexo, um dos mais visitados por turistas, foi classificado como património mundial em 1990 pela UNESCO.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Da "política do filho único" a incentivos à natalidade: como a China tem mudado a sua estratégia populacional

A China está a planear incluir novas medidas para estimular a taxa de natalidade do país e lidar com o rápido envelhecimento da população. A estratégia passa pelo “plano de cinco anos” que deverá estar …

Vacinação será “grande prioridade” de presidência portuguesa da UE

O primeiro-ministro português, António Costa, referiu hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá ser uma das “grandes prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), após um encontro com o presidente do …

No Cambodja, os aldeões usam "espantalhos mágicos" para afastar a covid-19

Os aldeões do Cambodja têm evitado a pandemia de covid-19 sem máscaras nem distanciamento social, mas sim com "espantalhos mágicos" que espantam o vírus mortal. Os dois espantalhos de Ek Chan, um aldeão de 64 anos, …

O Arecibo desabou. É o fim de uma era à procura de vida extraterrestre

O Observatório de Arecibo, em Porto Rico, morreu. Três semanas depois de um dos principais cabos de sustentação da sua cúpula ter desabado, danificado irremediavelmente o radiotelescópio, o icónico caçador de vida extraterrestre antecipou-se à …

O maior elevador panorâmico do mundo tem vista para os cenários de Avatar

Com o recente lançamento de fotografias subaquáticas dos bastidores do Avatar 2 e a notícia de que Avatar 3 está quase a terminar as filmagens, não há melhor momento para revisitar o parque nacional que …

Pandemia tirou comida da mesa, mas deu asas a startup que transforma plástico do mar em máscaras

A startup portuguesa Skizo transformou a pandemia numa oportunidade de crescimento. Quando faltava comida nalgumas mesas, a empresa de produção de sapatilhas e bolsas passou a fazer máscaras a partir de plástico retirado dos oceanos …

Na Irlanda, o Pai Natal é considerado um "trabalhador essencial"

A Irlanda fez esta semana um anúncio especialmente dedicado às crianças, afirmando que o Pai Natal é considerado um trabalhador essencial no país e, por isso, não terá as suas deslocações restringidas no período natalício. …

Mais 2400 novos casos. Portugal ultrapassa os 300 mil desde o início da pandemia

Portugal ultrapassou hoje a barreira dos 300 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia no país, em março, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou mais 2.401 novos casos, tendo passado a contabilizar …

Medidas para o Natal conhecidas no sábado. Passagem de ano com todas as restrições

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou hoje que no sábado anunciará as medidas para o Natal “com as melhores condições possíveis”, mas avisou desde já que “a passagem do ano vai ter todas as restrições”. “O Governo …

Os assentos do meio da Delta Air Lines vão continuar vazios

A companhia norte-americana Delta Air Lines anunciou esta semana que continuará a manter os assentos do meio vazios, mantendo a política de distanciamento social decretada por causa da pandemia de covid-19. A bloqueio destes lugares intermediários …