Objetivo: Lua. Novo vaivém espacial russo pronto em 2019

cv Spacevidcast

Em 2010 alguns rumores indicavam que a Rússia teria recuperado o seu programa espacial MAKS e estaria a construir um vaivém espacial tripulado baseado no desenho do MAKS-OS (na imagem, lançado por um  Antonov An-225)

Em 2010 alguns rumores indicavam que a Rússia teria recuperado o seu programa espacial MAKS e estaria a construir um vaivém espacial tripulado baseado no desenho do MAKS-OS (na imagem, lançado por um Antonov An-225)

A nova nave espacial tripulada russa de transporte de nova geração, que vai servir para levar cosmonautas e carga para a Lua ou para estações orbitais, vai ficar pronta a voar já em 2019.

O programa espacial da Rússia já teve antes um vaivém espacial, o Buran 1.01, construído em 1983 para competir com os space shuttle dos EUA.

Mas o Buran foi ao espaço apenas duas vezes, a primeira num voo sub-orbital em 1983, e a segunda no seu único voo orbital, não tripulado, em 1988, no qual fez duas órbitas à volta da Terra. O programa foi cancelado pelo presidente Boris Yeltsin em 1993.

Agora, a Rússia está de novo a construir uma nave do tipo “vaivém espacial”.

O primeiro protótipo da nova nave espacial tripulada, a ser lançada rumo à Estação Espacial Internacional e à Lua num novo foguete lançador Angara A5V a partir do cosmódromo de Vostochny, pode vir a estar pronto até 2019.

airwingmedia.com

O space shuttle russo Buran 1.01 com um lançador Energya

O space shuttle russo Buran 1.01 com um lançador Energya

A notícia foi avançada à RIA Novosti pelo presidente da empresa espacial Energya, Vladimir Solntsev, durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2015.

“Concordámos com os construtores que nos vamos apressar, ou seja, reduzir o prazo para desenvolver e produzir o primeiro exemplar desta nave espacial”, revela Solntsev.

“Apesar de termos anunciado 2021 como a data de produção e do primeiro lançamento desta nave, planeamos fazê-lo já em 2019 — e acho que vamos conseguir fazê-lo”, destacou Solntsev.

Segundo o presidente da Energya, a nave de transporte tripulada de nova geração que está em desenvolvimento foi concebida para levar cosmonautas e carga para a Lua ou estações orbitais.

“A nossa nova nave é do tipo vaivém espacial e irá fazer pelo menos 10 voos. Na sua produção são usadas tecnologias modernas, algumas das quais sem análogos actualmente na cosmonáutica mundial”, explica Solntsev.

“Há muitas diferenças entre a nova nave e a Soyuz que utilizamos hoje. Enquanto a Soyuz pode levar uma tripulação de 3 pessoas, a nova nave é capaz de transportar a bordo 4 pessoas. Além disso, o volume de cabina da nova nave é de 18 metros cúbicos, enquanto o da Soyuz é de 7 metros cúbicos”, continua.

“A duração de voo autónomo da nova nave pode atingir os 30 dias”, concluiu Vladimir Solntsev.

A nova nave tem um peso durante o voo para uma estação orbital de 14,4 toneladas. Durante o voo para a Lua, pesa 19 toneladas, e no regresso apenas 9. O comprimento da nave é de 6,1 metros.

Nos voos para a Lua, o vaivém russo será lançado pelo novo foguete de classe pesada Angara A5V.

Não havendo ainda disponíveis fotos da nave espacial, recordemos o velho Buran.

airwingmedia.com

O programa espacial russo produziu um único vaivém espacial, o Buran, em 1983. O Buran foi ao espaço apenas duas vezes, a primeira num voo sub-orbital em 1983, e a segunda no seu único voo orbital, não tripulado, em 1988. Na fotos, com o poderoso lançador Energia.

O programa espacial russo produziu um único vaivém espacial, o Buran, em 1983. O Buran foi ao espaço apenas duas vezes, a primeira num voo sub-orbital em 1983, e a segunda no seu único voo orbital, não tripulado, em 1988. Na fotos, com o poderoso lançador Energia.

ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …