/

Obama visita o Quénia, terra natal do pai

Daniel Irungu / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Nairobi, no Quénia, para uma visita à terra dos seus pais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Nairobi, no Quénia, para uma visita à terra dos seus pais

Sob um forte esquema de segurança, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou esta sexta-feira ao Quénia, a terra natal do seu pai, para iniciar uma visita inédita.

Barack Obama participa num evento mundial de empreendedorismo na capital queniana, Niarobi, viajando depois para a Etiópia.

O Air Force One, avião do presidente americano, pousou no aeroporto de Nairobi, cerca das 20h, e foi recebido pelo presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta.

O tráfego aéreo em Nairobi foi temporariamente interrompido, devido à chegada do presidente norte-americano, e parte da capital está isolada durante os dois dias da visita.

A principal preocupação das autoridades é com os islamitas somalis shebab, ligados à Al Qaeda, que realizaram ataques terroristas de grande dimensão no Quénia, como o atentado ao centro de Nairobi, em 2013, que provocou 67 mortos, e o massacre na universidade de Garissa, com 148 mortos.

Kenyatta espera que a visita de Obama ajude o país  a recuperar a sua imagem, que nos últimos anos foi degradada pelos problemas de segurança.

A África está em marcha

Obama discursou este sábado na capital do país, e reúniu-se com Kenyatta para discutir questões económicas e de segurança, além de assuntos ligados com direitos humanos.

O presidente americano afirmou que a África é “um continente em movimento” e “a região que mais rápido cresce“.

Durante o discurso, recordou que os empreendedores “entendem que as boas ideias não dependem do apelido ou da procedência”, apesar de haver muitas comunidades e grupos de população que estão fora deste tipo de oportunidades.

“Os empreendedores criam postos de trabalho e propõe uma alternativa positiva para jovens que não veem um futuro para eles”, explicou o Presidente estadunidense, alertando também que “é complicado conseguir o financiamento e os apoios necessários para que um negócio comece”.

Obama destacou ainda que as mulheres empreendedoras são uma “força motriz” na sociedade porque, quando têm êxito, investem nas suas famílias e comunidades.

“É ótimo estar de volta ao Quénia. Estou orgulhoso de ser o primeiro Presidente norte-americano a visitar o Quénia e, obviamente, isso tem um valor pessoal para mim”, disse.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.