Obama visita o Quénia, terra natal do pai

Daniel Irungu / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Nairobi, no Quénia, para uma visita à terra dos seus pais

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Nairobi, no Quénia, para uma visita à terra dos seus pais

Sob um forte esquema de segurança, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou esta sexta-feira ao Quénia, a terra natal do seu pai, para iniciar uma visita inédita.

Barack Obama participa num evento mundial de empreendedorismo na capital queniana, Niarobi, viajando depois para a Etiópia.

O Air Force One, avião do presidente americano, pousou no aeroporto de Nairobi, cerca das 20h, e foi recebido pelo presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta.

O tráfego aéreo em Nairobi foi temporariamente interrompido, devido à chegada do presidente norte-americano, e parte da capital está isolada durante os dois dias da visita.

A principal preocupação das autoridades é com os islamitas somalis shebab, ligados à Al Qaeda, que realizaram ataques terroristas de grande dimensão no Quénia, como o atentado ao centro de Nairobi, em 2013, que provocou 67 mortos, e o massacre na universidade de Garissa, com 148 mortos.

Kenyatta espera que a visita de Obama ajude o país  a recuperar a sua imagem, que nos últimos anos foi degradada pelos problemas de segurança.

A África está em marcha

Obama discursou este sábado na capital do país, e reúniu-se com Kenyatta para discutir questões económicas e de segurança, além de assuntos ligados com direitos humanos.

O presidente americano afirmou que a África é “um continente em movimento” e “a região que mais rápido cresce“.

Durante o discurso, recordou que os empreendedores “entendem que as boas ideias não dependem do apelido ou da procedência”, apesar de haver muitas comunidades e grupos de população que estão fora deste tipo de oportunidades.

“Os empreendedores criam postos de trabalho e propõe uma alternativa positiva para jovens que não veem um futuro para eles”, explicou o Presidente estadunidense, alertando também que “é complicado conseguir o financiamento e os apoios necessários para que um negócio comece”.

Obama destacou ainda que as mulheres empreendedoras são uma “força motriz” na sociedade porque, quando têm êxito, investem nas suas famílias e comunidades.

“É ótimo estar de volta ao Quénia. Estou orgulhoso de ser o primeiro Presidente norte-americano a visitar o Quénia e, obviamente, isso tem um valor pessoal para mim”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …