Obama responsabiliza Bush pelo aparecimento do Estado Islâmico

O presidente norte-americano Barack Obama referiu-se ao aparecimento do grupo terrorista Estado Islâmico como uma “consequência não-intencional” da invasão ao Iraque em 2003, no mandato de George W. Bush.

As declarações foram feitas numa entrevista à Vice, publicada esta segunda-feira, onde o presidente dos EUA enquadrou pela primeira vez o aparecimento e posterior expansão do grupo terrorista no contexto das decisões de política externa americana, afirmando que se tratou de uma “consequência não-intencional” da invasão ao Iraque levada a cabo em 2003, durante a presidência de George W. Bush.

“O Estado Islâmico é uma consequência direta da Al-Qaeda no Iraque, que cresceu a partir da nossa invasão. É um exemplo de uma consequências não-intencionais, razão pela qual devemos apontar antes de disparar”, afirmou.

O presidente dos EUA declarou-se “confiante” quanto a conseguir “empurrar o Estado Islâmico para fora do Iraque”, sublinhando a força intervenção de uma aliança que conta com 60 países.

Durante a presidência de George W. Bush, os EUA invadiram o Iraque a 19 de março de 2003, com o objetivo de derrubar o regime de Saddam Hussein, numa guerra justificada pela suspeita de que o país estava a desenvolver armas de destruição maciça. A guerra terminou formalmente a 15 de dezembro de 2011, já no Governo de Obama.

Obama afirma que mesmo que o Estado Islâmico seja derrotado, existe uma grande preocupação com a insatisfação e a alienação sentida pelos muçulmanos sunitas, confrontados com a inexistência de um sistema educativo adequado e sem perspetivas para o futuro, o que faz com que os jovens procurem validação, poder e respeito nos grupos terroristas mais violentos.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Enfim um grande presidente nos EUA um homem de caracter que não interessa aos grandes lóbis, faz lembrar Kennedy, Obama tem a coragem de dizer a verdade, os EUA degradaram o mundo com a invasão do Iraque quando se provou não existir armas químicas, foi um capricho do Bush que custou a maior divida publica de sempre aos EUA, a maior nação do mundo hipotecada aos chineses, estão condenados a viver o resto da vida em constante sobressalto na expetativa de quando e onde haverá mais um atentado, George Bush deverá ser condenado pelos crimes que cometeu, o mundo nunca mais será o mesmo, viverá a incerteza diária a cada esquina de um atentado bombista.

  2. BOA NOITE.
    George W. Bush, à época da invasão do Iraque, ao não encontrar as armas químicas, disse que estas foram contrabandeadas na surdina para a Síria. Foi chamado de criminoso, mentiroso, facínora e fascista. Quatro anos depois, Bashar al-Assad, presidente da Síria, utiliza as armas contra a própria população. Ninguém fala nada.Em 2007, Bush diz que retirar as tropas do Iraque seria um grande erro, pois havia indícios fortíssimos de que, fazendo-se isso, abrira-se espaço para o crescimento de uma forte e violentíssima milícia Jihadista local. Foi chamado de mentiroso, criminoso, facínora e fascista. Quase cinco anos depois, o grupo ISIS arranca a cabeça de um jornalista e enterram mulheres e crianças de uma cidade inteira vivas.
    https://www.youtube.com/watch?v=wHt1wYUdVg0&feature=youtu.be

    • Tivessem deixado as coisas como estavam.
      Não tinham sido os americanos que lhes tinham fornecido as armas químicas?
      Ah, mas os compadres zangaram-se e Sadda Huissein queria passar a fazer negócios em Euros… Aí está um bom pretexto para o que vem a seguir.

  3. esta afirmação é uma triste realidade. O Presidente Obama é o único até agora a dizer a verdade sobre um W. Bush lunático e irresponsável. Na realidade a politica externa Americana, antes do Presidente Obama ter chegado ao poder, era um pouco confusa, e podemos deduzir que em politica externa ou não sabiam o que faziam ou faziam de conta. Senão vejamos.: Com F. Baptista deixaram no cair.
    Com Mobutu, deixaram no cair. Com o Xá Reza Pahlevy deixaram no cair. Com Ferdinando Marcos deixaram no cair. Com Stronnner deixaram no cair. Com Saddam Hussein deixaram no cair, Deduz se que enquanto os ditadores são necessários mantem se o tapete bem limpo. Quando não interessa acontece o imprevisível, e as consequências nalguns casos foram graves, exemplo Iraque.
    Bem Haja ao actual presidente Obama e que o próximo lhe siga o exemplo.

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …