Obama responsabiliza Bush pelo aparecimento do Estado Islâmico

O presidente norte-americano Barack Obama referiu-se ao aparecimento do grupo terrorista Estado Islâmico como uma “consequência não-intencional” da invasão ao Iraque em 2003, no mandato de George W. Bush.

As declarações foram feitas numa entrevista à Vice, publicada esta segunda-feira, onde o presidente dos EUA enquadrou pela primeira vez o aparecimento e posterior expansão do grupo terrorista no contexto das decisões de política externa americana, afirmando que se tratou de uma “consequência não-intencional” da invasão ao Iraque levada a cabo em 2003, durante a presidência de George W. Bush.

“O Estado Islâmico é uma consequência direta da Al-Qaeda no Iraque, que cresceu a partir da nossa invasão. É um exemplo de uma consequências não-intencionais, razão pela qual devemos apontar antes de disparar”, afirmou.

O presidente dos EUA declarou-se “confiante” quanto a conseguir “empurrar o Estado Islâmico para fora do Iraque”, sublinhando a força intervenção de uma aliança que conta com 60 países.

Durante a presidência de George W. Bush, os EUA invadiram o Iraque a 19 de março de 2003, com o objetivo de derrubar o regime de Saddam Hussein, numa guerra justificada pela suspeita de que o país estava a desenvolver armas de destruição maciça. A guerra terminou formalmente a 15 de dezembro de 2011, já no Governo de Obama.

Obama afirma que mesmo que o Estado Islâmico seja derrotado, existe uma grande preocupação com a insatisfação e a alienação sentida pelos muçulmanos sunitas, confrontados com a inexistência de um sistema educativo adequado e sem perspetivas para o futuro, o que faz com que os jovens procurem validação, poder e respeito nos grupos terroristas mais violentos.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Enfim um grande presidente nos EUA um homem de caracter que não interessa aos grandes lóbis, faz lembrar Kennedy, Obama tem a coragem de dizer a verdade, os EUA degradaram o mundo com a invasão do Iraque quando se provou não existir armas químicas, foi um capricho do Bush que custou a maior divida publica de sempre aos EUA, a maior nação do mundo hipotecada aos chineses, estão condenados a viver o resto da vida em constante sobressalto na expetativa de quando e onde haverá mais um atentado, George Bush deverá ser condenado pelos crimes que cometeu, o mundo nunca mais será o mesmo, viverá a incerteza diária a cada esquina de um atentado bombista.

  2. BOA NOITE.
    George W. Bush, à época da invasão do Iraque, ao não encontrar as armas químicas, disse que estas foram contrabandeadas na surdina para a Síria. Foi chamado de criminoso, mentiroso, facínora e fascista. Quatro anos depois, Bashar al-Assad, presidente da Síria, utiliza as armas contra a própria população. Ninguém fala nada.Em 2007, Bush diz que retirar as tropas do Iraque seria um grande erro, pois havia indícios fortíssimos de que, fazendo-se isso, abrira-se espaço para o crescimento de uma forte e violentíssima milícia Jihadista local. Foi chamado de mentiroso, criminoso, facínora e fascista. Quase cinco anos depois, o grupo ISIS arranca a cabeça de um jornalista e enterram mulheres e crianças de uma cidade inteira vivas.
    https://www.youtube.com/watch?v=wHt1wYUdVg0&feature=youtu.be

    • Tivessem deixado as coisas como estavam.
      Não tinham sido os americanos que lhes tinham fornecido as armas químicas?
      Ah, mas os compadres zangaram-se e Sadda Huissein queria passar a fazer negócios em Euros… Aí está um bom pretexto para o que vem a seguir.

  3. esta afirmação é uma triste realidade. O Presidente Obama é o único até agora a dizer a verdade sobre um W. Bush lunático e irresponsável. Na realidade a politica externa Americana, antes do Presidente Obama ter chegado ao poder, era um pouco confusa, e podemos deduzir que em politica externa ou não sabiam o que faziam ou faziam de conta. Senão vejamos.: Com F. Baptista deixaram no cair.
    Com Mobutu, deixaram no cair. Com o Xá Reza Pahlevy deixaram no cair. Com Ferdinando Marcos deixaram no cair. Com Stronnner deixaram no cair. Com Saddam Hussein deixaram no cair, Deduz se que enquanto os ditadores são necessários mantem se o tapete bem limpo. Quando não interessa acontece o imprevisível, e as consequências nalguns casos foram graves, exemplo Iraque.
    Bem Haja ao actual presidente Obama e que o próximo lhe siga o exemplo.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …