Obama inicia hoje viagem histórica a Cuba

Lawrence Jackson / WHite House

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à porta do seu avião presidencial, o Air Force One.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à porta do seu avião presidencial, o Air Force One. Em 1928, Calvin Coolidge chegou a Cuba num navio de guerra da US Navy.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia este domingo viagem histórica para Cuba.  É a primeira de um presidente norte-americano à ilha cubana em quase 90 anos

A agenda do presidente norte-americano inicia-se com uma visita cultural a Havana Velha e um encontro com o cardeal Jaime Ortega, líder católico que trabalhou com o papa Francisco no esforço para trazer os dois países à mesa de negociações para ao restabelecimento das relações diplomáticas.

Barack Obama, que viaja com a primeira-dama, Michelle, e com as filhas Malia e Sasha, tem na segunda-feira encontro marcado com o presidente cubano Raúl Castro.

Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A visita – a primeira de um presidente dos EUA desde que Calvin Coolidge visitou Cuba em 1928 – prossegue na terça-feira, dia em que o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano.

Seguidamente, Obama participa numa reunião com membros da sociedade civil cubana, incluindo activistas de direitos humanos e representantes da oposição.

(cv) SABC / YouTube

Barack Obama e Raúl Castro apertam as mãos no funeral de Nelson Mandela

Barack Obama e Raúl Castro apertam as mãos no funeral de Nelson Mandela, a 10 de dezembro de 2013. Foi o primeiro sinal de desanuviamento nas relações entre EUA e Cuba.

Segundo James Galbraith, professor da Universidade do Texas ouvido pela Agência Brasil, a viagem do presidente Obama “coloca um ponto final a um período longo, totalmente desnecessário, de hostilidade” dos Estados Unidos em relação a Cuba.

“É correto dizer que, com a excepção de um pequeno segmento da classe política, a população norte-americana é totalmente favorável a Obama na ideia de que o melhor caminho a seguir é ter relações normais com Cuba.”

O presidente Obama encerra a sua visita com um jogo de baseball, desporto muito popular tanto nos Estados Unidos como em Cuba, disputado entre a selecção nacional cubana da modalidade e o Tampa Bay Rays, equipa profissional da Florida.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …