/

Obama inicia hoje viagem histórica a Cuba

Lawrence Jackson / White House

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à porta do seu avião presidencial, o Air Force One.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à porta do seu avião presidencial, o Air Force One. Em 1928, Calvin Coolidge chegou a Cuba num navio de guerra da US Navy.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, inicia este domingo viagem histórica para Cuba.  É a primeira de um presidente norte-americano à ilha cubana em quase 90 anos

A agenda do presidente norte-americano inicia-se com uma visita cultural a Havana Velha e um encontro com o cardeal Jaime Ortega, líder católico que trabalhou com o papa Francisco no esforço para trazer os dois países à mesa de negociações para ao restabelecimento das relações diplomáticas.

Barack Obama, que viaja com a primeira-dama, Michelle, e com as filhas Malia e Sasha, tem na segunda-feira encontro marcado com o presidente cubano Raúl Castro.

Entre os temas a serem discutidos estão os direitos humanos, o estímulo ao comércio entre Cuba e Estados Unidos e o desenvolvimento da iniciativa privada em solo cubano.

A visita – a primeira de um presidente dos EUA desde que Calvin Coolidge visitou Cuba em 1928 – prossegue na terça-feira, dia em que o presidente Obama fará um discurso dirigido ao povo cubano.

Seguidamente, Obama participa numa reunião com membros da sociedade civil cubana, incluindo activistas de direitos humanos e representantes da oposição.

(cv) SABC / YouTube

Barack Obama e Raúl Castro apertam as mãos no funeral de Nelson Mandela

Barack Obama e Raúl Castro apertam as mãos no funeral de Nelson Mandela, a 10 de dezembro de 2013. Foi o primeiro sinal de desanuviamento nas relações entre EUA e Cuba.

Segundo James Galbraith, professor da Universidade do Texas ouvido pela Agência Brasil, a viagem do presidente Obama “coloca um ponto final a um período longo, totalmente desnecessário, de hostilidade” dos Estados Unidos em relação a Cuba.

“É correto dizer que, com a excepção de um pequeno segmento da classe política, a população norte-americana é totalmente favorável a Obama na ideia de que o melhor caminho a seguir é ter relações normais com Cuba.”

O presidente Obama encerra a sua visita com um jogo de baseball, desporto muito popular tanto nos Estados Unidos como em Cuba, disputado entre a selecção nacional cubana da modalidade e o Tampa Bay Rays, equipa profissional da Florida.

ZAP / ABr

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.