/

Obama e Michelle vão a Cuba em março

Ministerio de la Presidencia de Panama

Barack Obama e Raul Castro: aperto de mão histórico na Cimeira das Américas no Panamá

Barack Obama e Raul Castro: aperto de mão histórico na Cimeira das Américas no Panamá

O presidente Barack Obama e a primeira-dama Michelle estarão em Cuba a 21 e 22 de março, informou esta quinta-feira a Casa Branca. Será a primeira viagem de um presidente norte-americano a Havana, capital cubana, em 88 anos.

Em Havana, Obama vai discutir o alargamento das relações com o governo local. Além de manter uma reunião bilateral com o presidente de Cuba, Raúl Castro, Obama vai-se encontrar com membros da sociedade civil, empresários e pessoas de diferentes esferas da sociedade cubana.

Haverá “avanço nos laços comerciais, que podem melhorar o bem-estar do povo cubano”, acrescentou a Casa Branca.

“Vamos também expressar o nosso apoio aos Direitos Humanos“, acrescentou a Secretaria de Imprensa do governo norte-americano.

A viagem, que já era comentada informalmente nos meios diplomáticos, tinha sido confirmada pelo The Wall Street Journal, na edição desta quinta-feira, citando como fonte um alto funcionário do governo norte-americano.

A viagem de Obama ocorrerá 15 meses depois de os Estados Unidos e Cuba anunciarem, em dezembro de 2014, os seus planos para restaurar as relações após um congelamento diplomático de mais de 50 anos, ocorrido depois da revolução cubana liderada por Fidel Castro.

Reaproximação histórica

A visita constitui mais uma etapa na reaproximação histórica entre os Estados Unidos e Cuba. A última e única visita de um presidente norte-americano ao país foi feita por Calvin Coolidge, em 1928.

Situada a apenas 145 quilómetros da costa da Flórida, Cuba vem sofrendo um embargo económico dos Estados Unidos desde 1961, quando as relações entre os dois países foram cortadas.

No último ano de reaproximação, os dois países restauraram relações diplomáticas, reabriram embaixadas em Washington e em Havana e chegaram a acordos sobre voos comerciais diretos e serviços postais.

Um projeto-piloto para levar o acesso à internet de banda larga à população foi anunciado por Cuba no mês passado.

Embora os dois países tenham avançado em termos de reaproximação, muitas medidas visando à normalização das relações ainda dependem do Congresso dos Estados Unidos.

Da parte dos congressistas, ainda está por levantar o embargo económico e a proibição de viagens de norte-americanos a Cuba. A Casa Branca analisa a adoção de providências que permitam que turistas norte-americanos façam viagens para Cuba. A ideia é que o próprio executivo emita uma autorização especial, evitando assim que o turismo para a ilha cubana dependa de aprovação do Congresso norte-americano.

Agência Brasil

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.