Obama deixou uma carta a Trump no fim do mandato (e agora já se sabe o que dizia)

Michael Reynolds / EPA

Na carta escrita ao seu sucessor, Obama pede a Trump que respeite sempre as instituições democráticas e recorda-o de que a liderança dos EUA é indispensável para manter a ordem internacional.

Durante os seus últimos momentos na Casa Branca, Barack Obama escreveu uma carta ao seu sucessor. Na altura da tomada de posse, o republicano considerou-a uma “bonita carta” mas descartou logo a hipótese de mostrar à imprensa o que dizia.

Agora, meses depois desse momento, a CNN conseguiu uma cópia do texto em questão e decidiu partilhá-lo com todos os norte-americanos (e com o mundo).

Na carta, o ex-Presidente dos EUA deixa quatro conselhos a Donald Trump. Em primeiro lugar, lembra ao seu sucessor que ambos são afortunados.

Fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com muita sorte. Nem toda a gente é tão sortuda. Cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para construir escadas de sucesso para todas as crianças e famílias que estão dispostas a trabalhar arduamente”.

De seguida, Obama recorda que a liderança dos EUA no mundo é indispensável.

“A liderança norte-americana neste mundo é realmente indispensável. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se mantém desde o fim da Guerra Fria, e da qual a nossa própria riqueza e segurança dependem”.

Mais à frente, o democrata faz questão de mostrar a Trump que são “ocupantes temporários” daquele lugar e que é importante respeitar as instituições democráticas.

“Nós somos apenas ocupantes temporários deste cargo. Isso torna-nos guardiões destas instituições e tradições democráticas – como dita a lei, separação de poderes, garantia de igualdade e direitos civis – para os quais os nossos antepassados lutaram e sangraram”.

“Independentemente do impulso e da força das políticas diárias, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontrámos”.

Por fim, o ex-chefe de Estado aconselha o agora 45.º Presidente dos Estados Unidos a dedicar-se à família e aos amigos, apesar da “correria dos eventos e responsabilidades”, pois são eles quem o vão ajudar a superar os dias mais difíceis.

Obama termina a carta a desejar “boa sorte” a Trump e à esposa Melania, dizendo que tanto ele como Michelle estarão sempre prontos para ajudar no que for preciso.

Tal como recorda a CNN, ao escrever esta carta, Obama tentou fazer uma transição pacífica e manteve a tradição já estabelecida por outros Presidentes do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este é um bom exemplo da máxima Portuguesa:
    “Olha para o que eu digo (escrevo) e não para o que eu faço!”
    É por isso que o inferno esta cheio de boas intenções…

  2. Grande lata. O Obama é o homem mais desprezível de sempre: Prémio nobel da Paz que nunca teve um dia de presidência sem fazer guerra algures no mundo. Já para não falar no PIZZA-GATE, que os noticiários teimam em ocultar e que provam que Obama está metido em esquemas com crianças… Muito feito!!! E a mulher dele, a Michelle Obama, dizem que na verdade é um homem trans-sexual. Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!

    • Um conselho. Continue a tomar o que anda a tomar mas reforce a dose. O seu estado ainda poderá ser recuperável mas, por favor, por si e por todos nós, medique-se!

    • Hahahaaa!…
      Oh Informer, tens um sentido de humor um pouco estranho…
      Mas ri-me bastante com essa da mulher do Obama ser trans-sexual!…
      A parte “Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!” também teve piada!!

RESPONDER

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …

Jogos de guerra ajudaram exércitos a vencer guerras. É uma tradição secular

Alguns jogos de guerra foram utilizados por vários exércitos internacionais para simular conflitos e treinar militares para guerras reais, contou à revista Vice Antoine Bourguilleau, que escreveu recentemente um livro sobre o fenómeno. Estes jogos …

Código da Estrada alterado. Uso do telemóvel ao volante com multas mais pesadas

O uso do telemóvel durante a condução vai passar a ter uma coima entre os 250 e os 1250 euros, segundo as alterações ao Código da Estrada aprovadas, esta sexta-feira, em Conselho de Ministros. "O Conselho …