Obama deixou uma carta a Trump no fim do mandato (e agora já se sabe o que dizia)

Michael Reynolds / EPA

Na carta escrita ao seu sucessor, Obama pede a Trump que respeite sempre as instituições democráticas e recorda-o de que a liderança dos EUA é indispensável para manter a ordem internacional.

Durante os seus últimos momentos na Casa Branca, Barack Obama escreveu uma carta ao seu sucessor. Na altura da tomada de posse, o republicano considerou-a uma “bonita carta” mas descartou logo a hipótese de mostrar à imprensa o que dizia.

Agora, meses depois desse momento, a CNN conseguiu uma cópia do texto em questão e decidiu partilhá-lo com todos os norte-americanos (e com o mundo).

Na carta, o ex-Presidente dos EUA deixa quatro conselhos a Donald Trump. Em primeiro lugar, lembra ao seu sucessor que ambos são afortunados.

Fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com muita sorte. Nem toda a gente é tão sortuda. Cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para construir escadas de sucesso para todas as crianças e famílias que estão dispostas a trabalhar arduamente”.

De seguida, Obama recorda que a liderança dos EUA no mundo é indispensável.

“A liderança norte-americana neste mundo é realmente indispensável. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se mantém desde o fim da Guerra Fria, e da qual a nossa própria riqueza e segurança dependem”.

Mais à frente, o democrata faz questão de mostrar a Trump que são “ocupantes temporários” daquele lugar e que é importante respeitar as instituições democráticas.

“Nós somos apenas ocupantes temporários deste cargo. Isso torna-nos guardiões destas instituições e tradições democráticas – como dita a lei, separação de poderes, garantia de igualdade e direitos civis – para os quais os nossos antepassados lutaram e sangraram”.

“Independentemente do impulso e da força das políticas diárias, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontrámos”.

Por fim, o ex-chefe de Estado aconselha o agora 45.º Presidente dos Estados Unidos a dedicar-se à família e aos amigos, apesar da “correria dos eventos e responsabilidades”, pois são eles quem o vão ajudar a superar os dias mais difíceis.

Obama termina a carta a desejar “boa sorte” a Trump e à esposa Melania, dizendo que tanto ele como Michelle estarão sempre prontos para ajudar no que for preciso.

Tal como recorda a CNN, ao escrever esta carta, Obama tentou fazer uma transição pacífica e manteve a tradição já estabelecida por outros Presidentes do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este é um bom exemplo da máxima Portuguesa:
    “Olha para o que eu digo (escrevo) e não para o que eu faço!”
    É por isso que o inferno esta cheio de boas intenções…

  2. Grande lata. O Obama é o homem mais desprezível de sempre: Prémio nobel da Paz que nunca teve um dia de presidência sem fazer guerra algures no mundo. Já para não falar no PIZZA-GATE, que os noticiários teimam em ocultar e que provam que Obama está metido em esquemas com crianças… Muito feito!!! E a mulher dele, a Michelle Obama, dizem que na verdade é um homem trans-sexual. Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!

    • Um conselho. Continue a tomar o que anda a tomar mas reforce a dose. O seu estado ainda poderá ser recuperável mas, por favor, por si e por todos nós, medique-se!

    • Hahahaaa!…
      Oh Informer, tens um sentido de humor um pouco estranho…
      Mas ri-me bastante com essa da mulher do Obama ser trans-sexual!…
      A parte “Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!” também teve piada!!

RESPONDER

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …