Obama deixou uma carta a Trump no fim do mandato (e agora já se sabe o que dizia)

Michael Reynolds / EPA

Na carta escrita ao seu sucessor, Obama pede a Trump que respeite sempre as instituições democráticas e recorda-o de que a liderança dos EUA é indispensável para manter a ordem internacional.

Durante os seus últimos momentos na Casa Branca, Barack Obama escreveu uma carta ao seu sucessor. Na altura da tomada de posse, o republicano considerou-a uma “bonita carta” mas descartou logo a hipótese de mostrar à imprensa o que dizia.

Agora, meses depois desse momento, a CNN conseguiu uma cópia do texto em questão e decidiu partilhá-lo com todos os norte-americanos (e com o mundo).

Na carta, o ex-Presidente dos EUA deixa quatro conselhos a Donald Trump. Em primeiro lugar, lembra ao seu sucessor que ambos são afortunados.

Fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com muita sorte. Nem toda a gente é tão sortuda. Cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para construir escadas de sucesso para todas as crianças e famílias que estão dispostas a trabalhar arduamente”.

De seguida, Obama recorda que a liderança dos EUA no mundo é indispensável.

“A liderança norte-americana neste mundo é realmente indispensável. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se mantém desde o fim da Guerra Fria, e da qual a nossa própria riqueza e segurança dependem”.

Mais à frente, o democrata faz questão de mostrar a Trump que são “ocupantes temporários” daquele lugar e que é importante respeitar as instituições democráticas.

“Nós somos apenas ocupantes temporários deste cargo. Isso torna-nos guardiões destas instituições e tradições democráticas – como dita a lei, separação de poderes, garantia de igualdade e direitos civis – para os quais os nossos antepassados lutaram e sangraram”.

“Independentemente do impulso e da força das políticas diárias, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontrámos”.

Por fim, o ex-chefe de Estado aconselha o agora 45.º Presidente dos Estados Unidos a dedicar-se à família e aos amigos, apesar da “correria dos eventos e responsabilidades”, pois são eles quem o vão ajudar a superar os dias mais difíceis.

Obama termina a carta a desejar “boa sorte” a Trump e à esposa Melania, dizendo que tanto ele como Michelle estarão sempre prontos para ajudar no que for preciso.

Tal como recorda a CNN, ao escrever esta carta, Obama tentou fazer uma transição pacífica e manteve a tradição já estabelecida por outros Presidentes do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este é um bom exemplo da máxima Portuguesa:
    “Olha para o que eu digo (escrevo) e não para o que eu faço!”
    É por isso que o inferno esta cheio de boas intenções…

  2. Grande lata. O Obama é o homem mais desprezível de sempre: Prémio nobel da Paz que nunca teve um dia de presidência sem fazer guerra algures no mundo. Já para não falar no PIZZA-GATE, que os noticiários teimam em ocultar e que provam que Obama está metido em esquemas com crianças… Muito feito!!! E a mulher dele, a Michelle Obama, dizem que na verdade é um homem trans-sexual. Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!

    • Um conselho. Continue a tomar o que anda a tomar mas reforce a dose. O seu estado ainda poderá ser recuperável mas, por favor, por si e por todos nós, medique-se!

    • Hahahaaa!…
      Oh Informer, tens um sentido de humor um pouco estranho…
      Mas ri-me bastante com essa da mulher do Obama ser trans-sexual!…
      A parte “Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!” também teve piada!!

RESPONDER

Genoma do tubarão branco revela razões para resistência a doenças e longevidade

Uma equipa internacional de cientistas descodificou o genoma do tubarão branco, descobrindo razões para o sucesso evolutivo de um predador que está no topo da cadeia alimentar e que resiste a doenças e ferimentos. A equipa …

Morreu o cientista que tornou popular o termo “aquecimento global”

O cientista que fez soar os primeiros alarmes sobre as alterações climáticas e tornou popular o termo "aquecimento global", Wallace Smith Broecker, morreu aos 87 anos, foi anunciado esta terça-feira. O antigo professor e investigador da …

Descoberta super-Terra a apenas oito anos-luz do Sistema Solar

Uma equipa internacional de investigadores, em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), no Porto, descobriu uma nova super-Terra, a "apenas" oito anos-luz de distância do Sistema Solar.  Segundo o IA, o …

Homem que assassinou uma mulher em 1993 foi detido graças a um guardanapo

O empresário Jerry Westrom foi preso e acusado de esfaquear uma mulher em Minneapolis em 1993, graças a um site de genealogia e um guardanapo que deitou fora depois de limpar a boca. O corpo de …

México vai converter ilha-prisão num centro educativo e cultural

O estabelecimento prisional foi construído em 1905 e vai ser encerrado por decreto presidencial, para dar lugar ao centro cultural Muros de Água Jose Revueltas. Dos 600 presos, 200 vão ser libertados. A prisão existente numa …

Depois de defender o Brexit, o homem mais rico do Reino Unido muda-se para o Mónaco

Jim Ratcliffe, o homem mais rico do Reino Unido e fundador da multinacional de produtos químicos Ineos, vai mudar-se para o Mónaco juntamente com dois dos seus principais executivos para poupar até 4,6 mil milhões …

Surto de sarampo nas Filipinas escala para 8.400 casos e 130 mortos

O surto de sarampo continua a agravar-se nas Filipinas, com 8.443 casos confirmados desde o início do ano e 136 mortes causadas pela doença, na maioria crianças menores de cinco anos, indicaram as autoridades. De acordo …

Estado deixa de apoiar compra de carros elétricos acima de 60 mil euros

O Estado vai deixar de apoiar a compra de carros elétricos com um preço superior a 60 mil euros. Esta alteração vai constar nas novas regras de incentivos à introdução no consumo de veículos de baixas …

Bolsas do IEFP para estagiários com mestrado e doutoramento vão aumentar

O programa Estágios Profissionais vai ser alterado com o objetivo de dar uma resposta mais célere às empresas, prevendo-se ainda um aumento do valor das bolsas para estagiários com mestrado e doutoramento, de acordo com …

Filipe Santos volta a fazer história ao bater recorde do Mundo de natação adaptada

Filipe Santos voltou a fazer história. O nadador algarvio bateu o recorde do Mundo na prova dos 25 metros mariposa, na Classe SM21 - Síndrome de Down, durante o Campeonato de Inverno de Natação Adaptada. …