Obama deixou uma carta a Trump no fim do mandato (e agora já se sabe o que dizia)

Michael Reynolds / EPA

Na carta escrita ao seu sucessor, Obama pede a Trump que respeite sempre as instituições democráticas e recorda-o de que a liderança dos EUA é indispensável para manter a ordem internacional.

Durante os seus últimos momentos na Casa Branca, Barack Obama escreveu uma carta ao seu sucessor. Na altura da tomada de posse, o republicano considerou-a uma “bonita carta” mas descartou logo a hipótese de mostrar à imprensa o que dizia.

Agora, meses depois desse momento, a CNN conseguiu uma cópia do texto em questão e decidiu partilhá-lo com todos os norte-americanos (e com o mundo).

Na carta, o ex-Presidente dos EUA deixa quatro conselhos a Donald Trump. Em primeiro lugar, lembra ao seu sucessor que ambos são afortunados.

Fomos ambos abençoados, de diferentes formas, com muita sorte. Nem toda a gente é tão sortuda. Cabe-nos a nós fazer tudo o que está ao nosso alcance para construir escadas de sucesso para todas as crianças e famílias que estão dispostas a trabalhar arduamente”.

De seguida, Obama recorda que a liderança dos EUA no mundo é indispensável.

“A liderança norte-americana neste mundo é realmente indispensável. Cabe-nos a nós, através da ação e do exemplo, sustentar a ordem internacional que se mantém desde o fim da Guerra Fria, e da qual a nossa própria riqueza e segurança dependem”.

Mais à frente, o democrata faz questão de mostrar a Trump que são “ocupantes temporários” daquele lugar e que é importante respeitar as instituições democráticas.

“Nós somos apenas ocupantes temporários deste cargo. Isso torna-nos guardiões destas instituições e tradições democráticas – como dita a lei, separação de poderes, garantia de igualdade e direitos civis – para os quais os nossos antepassados lutaram e sangraram”.

“Independentemente do impulso e da força das políticas diárias, cabe-nos a nós deixar esses instrumentos da nossa democracia pelo menos tão fortes como os encontrámos”.

Por fim, o ex-chefe de Estado aconselha o agora 45.º Presidente dos Estados Unidos a dedicar-se à família e aos amigos, apesar da “correria dos eventos e responsabilidades”, pois são eles quem o vão ajudar a superar os dias mais difíceis.

Obama termina a carta a desejar “boa sorte” a Trump e à esposa Melania, dizendo que tanto ele como Michelle estarão sempre prontos para ajudar no que for preciso.

Tal como recorda a CNN, ao escrever esta carta, Obama tentou fazer uma transição pacífica e manteve a tradição já estabelecida por outros Presidentes do país.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Este é um bom exemplo da máxima Portuguesa:
    “Olha para o que eu digo (escrevo) e não para o que eu faço!”
    É por isso que o inferno esta cheio de boas intenções…

  2. Grande lata. O Obama é o homem mais desprezível de sempre: Prémio nobel da Paz que nunca teve um dia de presidência sem fazer guerra algures no mundo. Já para não falar no PIZZA-GATE, que os noticiários teimam em ocultar e que provam que Obama está metido em esquemas com crianças… Muito feito!!! E a mulher dele, a Michelle Obama, dizem que na verdade é um homem trans-sexual. Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!

    • Um conselho. Continue a tomar o que anda a tomar mas reforce a dose. O seu estado ainda poderá ser recuperável mas, por favor, por si e por todos nós, medique-se!

    • Hahahaaa!…
      Oh Informer, tens um sentido de humor um pouco estranho…
      Mas ri-me bastante com essa da mulher do Obama ser trans-sexual!…
      A parte “Se souberem Inglês, informem-se com a Internet, informem-se!” também teve piada!!

RESPONDER

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade alemã

Um "rio" de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, nesta segunda-feira. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade que …

Formações rochosas ancestrais destruídas no Utah. Vandalismo ou fraude?

Misteriosos vídeos apareceram recentemente na Internet que mostram formações rochosas antigas protegidas no deserto do Utah a ser destruídas com explosivos. Os vídeos levantam mais perguntas do que dão respostas. Num primeiro, vê-se um arco rochoso …

Bruno de Carvalho foi a personalidade portuguesa mais pesquisada no Google em 2018

O futebol liderou as pesquisas no Google em 2018. Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting, foi a personalidade portuguesa mais pesquisada. Entretanto, a palavra mais pesquisada por portugueses foi "Mundial". Destituído da liderança do Sporting e …

McDonalds vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem adaptar-se e tornar-se resistentes. Quando se trata de reduzir o …

Além de Amália e Eusébio, quem está afinal sepultado no Panteão Nacional?

Do fado de Amália Rodrigues ao espetáculo futebolístico de Eusébio, o Panteão Nacional é morada última de vários talentos nacionais, que marcaram a História de Portugal e levaram a imagem do país além fronteiras. Mas …

Espanha anuncia aumento do salário mínimo para 900 euros

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou a subida de 22% no salário mínimo - de 735,90 para 900 euros. Num discurso no parlamento espanhol, Pedro Sánchez sublinhou que a subida será de 22%, a maior desde …

Ex-advogado de Trump condenado a três anos de prisão

Michael Cohen, antigo advogado do Presidente norte-americano, foi esta quarta-feira condenado a três anos de prisão. Esta é a sentença mais pesada já atribuída nos processos saídos das investigações sobre as suspeitas de interferência da …

Demissão em bloco dos chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia

Os chefes de equipa de urgência do hospital D. Estefânia, em Lisboa, consideram que houve "quebra do compromisso" feito pela instituição de contratar mais médicos. O anúncio, feito esta quarta-feira, refere que os médicos consideram que …

Lidl aumenta salário mínimo para 670 euros

O Lidl decidiu aumentar “para 670 euros o valor do ordenado de entrada” no primeiro ano na empresa, acima do salário mínimo nacional, que é de 600 euros. O Lidl Portugal anunciou esta terça-feira que …

Sindicato dos estivadores prolonga greve até 2019

O Sindicato Nacional dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) vai avançar com o pré-aviso para que a greve às horas extraordinárias dos estivadores do Porto de Setúbal continue em 2019 por tempo indeterminado. A greve às …