O vulcão Etna continua a crescer (e está mais alto do que nunca)

Solomonn Levi / Wikimedia

O vulcão Etna em erupção, visto a partir de Taormina, na costa leste da Sicília

A cratera sudeste do Etna cresceu em altura após seis meses de atividade, tornando aquele que já é o vulcão ativo mais alto da Europa ainda mais imbatível.

Segundo a agência AFP, que cita o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), com sede na cidade siciliana da Catânia, a cratera mais jovem e ativa do vulcão Etna atingiu um novo recorde de 3357 metros acima do nível do mar.

“Graças à análise e ao processamento de imagens de satélite, a cratera sudeste é agora muito mais alta do que a sua ‘irmã mais velha’, a cratera nordeste, que foi durante 40 anos o pico indiscutível do Etna”, escreveu o INGV, em comunicado.

Cerca de 50 episódios de cinzas e lava a sair da boca da cratera, desde meados de fevereiro, levaram a uma “transformação conspícua dos contornos do vulcão”, referiu ainda o mesmo instituto italiano.

Segundo o Science Alert, a cratera nordeste do Etna atingiu uma altura recorde de 3350 metros em 1981, mas um colapso nas suas bordas reduziu-a para 3326 metros, valor esse registado em 2018.

A cratera tem libertado fumo e cinzas desde fevereiro, mas continua a representar uma ameaça pouco perigosa para as aldeias vizinhas. As autoridades da Sicília estimaram, em julho, que foram limpas até agora 300 mil toneladas métricas de cinzas.

Segundo a agência noticiosa francesa, as cinzas incomodam as áreas circundantes, pois deixam as ruas sujas, reduzem a velocidade do trânsito e prejudicam as colheitas.

Na Catânia, cidade que fica a duas horas de carro do vulcão, Tania Cannizzaro, italiana já reformada, disse à AFP que o Etna tanto tem algo de bonito como de incómodo, com as suas cinzas a caírem por vezes “como se fossem chuva”.

“Dependendo do vento, os estrondos do vulcão chegam à Catânia e fazem tremer as janelas”, contou a moradora, acrescentando que as cinzas deixam as ruas e as varandas pretas.

“Mas também há aquele espetáculo, especialmente à noite, quando se vê aquela pluma vermelha a mover-se”, concluiu.

  ZAP // AFP

PARTILHAR

RESPONDER

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …