O smartphone de 3 euros vai estar de novo à venda

(dr) Ringing Bells

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

Freedom 251, o smartphone indiano de 3 euros

O smartphone ‘low cost’ indiano Freedom 251, que copia o design do iPhone da Apple, foi apresentado em Fevereiro – e esgotou em poucas horas.

Agora, a fabricante veio anunciar que está pronta a voltar a comercializar o equipamento “a partir de 28 de junho”. Os interessados devem fazer a sua encomenda através do seu site oficial.

O Freedom 251 promete arrasar com o mercado local de ‘smartphones’, combinando inúmeras funcionalidades que por norma só se encontram em telemóveis de gama média.

Segundo a fabricante, Ringing Bells, o Freedom 251 “vai capacitar os cidadãos, mesmo os que estão nos locais mais remotos da Índia, com as últimas novidades em tecnologia e por preços incrivelmente baratos”.

A empresa foi fundada em 2015 e é uma das fabricantes de ‘smartphones’ que está a crescer mais rapidamente na Índia.

O segredo para conseguir um produto tão barato passa por recorrer aos muitos subsídios atribuídos pelo Governo local, liderado por Narendra Modi.

“Sabemos que este telemóvel está a ser altamente subsidiado”, avança o analista Tarun Pathak, da consultora Counterpoint Research, ao portal Quartz.

Este equipamento poderá estar a ser financiado ao abrigo do programa “Make in India“, lançado em Setembro de 2014 para apoiar a produção nacional.

Até ao momento, o ‘smartphone’ mais barato na Índia custava 25 euros.

Apesar de parecer um iPhone, o Freedom 251 conta com um sistema operativo Android 5.1 Lollipop, um monitor de 4 polegadas, um processador quad-core 1,3 GHz, 8GB de armazenamento, uma câmara de 3,2 megapixels e um ano de garantia.

Custa apenas 251 rupias, o que quer dizer 3,28 euros. Sim, leu bem, são 3 euros e 28 cêntimos.

Bom Dia

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. para um país do terceiro mundo tão pobre como a India, com milhares a morrer à fome todos os dias, sem nenhum respeito pelo ambiente e pelas condições de trabalho e com profunda discriminação das mulheres, 3 euros pode ser muito dinheiro.

RESPONDER

Operação Marquês. MP entrega recurso, mas Sócrates diz que o prazo "excepcionalérrimo" já acabou

O prazo para o MP avançar com o recurso acabou no dia 23, mas os procuradores entregaram os documentos esta terça-feira, nos três dias úteis adicionais que geralmente são concedidos. No entanto, a defesa de …

Chegou ao fim a "missão espinhosa coroada de sucesso" da task force

A task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 confirmou, esta terça-feira, o fim da missão no contexto da pandemia e a transição para um núcleo de coordenação. Tal como tinha sido avançado pelo …

Pizzi nunca jogou tão pouco como esta época

Nunca Pizzi jogou tão pouco como esta temporada ao serviço do SL Benfica. O médio era uma das peças mais importantes do plantel, mas tem vindo a perder relevância. "Ele não tem entrado tanto de início, …

Marcelo recusa crises políticas e defende discussão de reforma do Estado até às legislativas de 2023

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu esta segunda-feira que o país deve manter-se livre de crises políticas até 2023, mas considera difícil deixar de se fazer uma discussão sobre a reforma do …

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …