O smartphone ‘low cost’ indiano Freedom 251, que copia o design do iPhone da Apple, foi apresentado em Fevereiro – e esgotou em poucas horas.
Agora, a fabricante veio anunciar que está pronta a voltar a comercializar o equipamento “a partir de 28 de junho”. Os interessados devem fazer a sua encomenda através do seu site oficial.
O Freedom 251 promete arrasar com o mercado local de ‘smartphones’, combinando inúmeras funcionalidades que por norma só se encontram em telemóveis de gama média.
Segundo a fabricante, Ringing Bells, o Freedom 251 “vai capacitar os cidadãos, mesmo os que estão nos locais mais remotos da Índia, com as últimas novidades em tecnologia e por preços incrivelmente baratos”.
A empresa foi fundada em 2015 e é uma das fabricantes de ‘smartphones’ que está a crescer mais rapidamente na Índia.
O segredo para conseguir um produto tão barato passa por recorrer aos muitos subsídios atribuídos pelo Governo local, liderado por Narendra Modi.
“Sabemos que este telemóvel está a ser altamente subsidiado”, avança o analista Tarun Pathak, da consultora Counterpoint Research, ao portal Quartz.
Este equipamento poderá estar a ser financiado ao abrigo do programa “Make in India“, lançado em Setembro de 2014 para apoiar a produção nacional.
Até ao momento, o ‘smartphone’ mais barato na Índia custava 25 euros.
Apesar de parecer um iPhone, o Freedom 251 conta com um sistema operativo Android 5.1 Lollipop, um monitor de 4 polegadas, um processador quad-core 1,3 GHz, 8GB de armazenamento, uma câmara de 3,2 megapixels e um ano de garantia.
Custa apenas 251 rupias, o que quer dizer 3,28 euros. Sim, leu bem, são 3 euros e 28 cêntimos.
para um país do terceiro mundo tão pobre como a India, com milhares a morrer à fome todos os dias, sem nenhum respeito pelo ambiente e pelas condições de trabalho e com profunda discriminação das mulheres, 3 euros pode ser muito dinheiro.