/

Passe, portagem, cartão bancário: o que muda hoje

2

Estudantes até aos 23 anos passam a utilizar transportes públicos sem pagar, há alterações nas portagens e no turismo. Chegou 2024.

O ano novo começou há algumas horas e foi também há algumas horas que entraram em vigor mudanças que mexem com o dia-a-dia (ou com a carteira) de milhares ou milhões de portugueses.

Nos transportes públicos passa a haver passe gratuito para todos os estudantes entre 4 e 23 anos de idade. Até aos 18 anos não é preciso mostrar a matrícula na escola, entre os 18 e os 23 anos sim. Os estudantes de 24 anos em cursos com ciclo de estudos integrado (Arquitetura e Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e Medicina Veterinária) também são abrangidos. A poupança anual pode chegar a centenas de euros por casa.

Para quem utiliza mais transporte próprio, interessa saber que os preços descem em sete portagens. A descida será de 30% e vai ser aplicada em sete auto-estradas no interior e no Algarve: nas antigas SCUT A22 – Algarve, A23 – IP e Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – beiras Litoral e Alta, A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 (radial de Coimbra) na região do Pinhal Interior.

Hoje acabam os pagamentos online que eram feitos sem o cliente precisar de ter um cartão bancário. Quem fizer qualquer pagamento digital – através do site ou da aplicação do banco – terá de ter um cartão do respectivo banco. Físico ou virtual.

Em Lisboa, a partir de hoje os passageiros que cheguem à capital em cruzeiros passam a pagar taxa turística, que será de valor único, incluída no pacote turístico. Serão 2 euros por pessoa, independentemente do tempo que fiquem na cidade.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.