Nissan

A Nissan apresentou uma nova gama de elétricos de terceira geração que “irá redefinir a estrada”. À cabeça de uma linha com 10 novos modelos, um Leaf renovado — com uma autonomia decente para um veiculo de preço simpático.
Durante vários anos, o Nissan Leaf liderou as vendas globais de veículos elétricos, depois de ter entrado em produção em 2010.
Esta quarta-feira, a marca japonesa apresentou a nova geração do seu icónico elétrico: um crossover SUV compacto com uma autonomia de 600km com uma única carga — bastante superior à do atual Leaf, cujo modelo topo de gama oferece uns modestos 341 km.
O novo Leaf, que estará no mercado já no próximo ano, surge à cabeça de uma nova gama de veículos “com tecnologias de terceira geração” que a marca pretende lançar até 2027.
Em comunicado, a Nissan diz que o novo Leaf será espaçoso, adequado para famílias e compatível com os Superchargers da Tesla, graças à inclusão de uma porta de carregamento NACS.
“Estamos entusiasmados por apresentar uma gama impressionante que irá redefinir a estrada! Isto inclui o Nissan LEAF reimaginado e um novo e ousado Micra EV”, diz Ivan Espinosa, diretor de planeamento da marca japonesa.
“Mas não é tudo – estamos a renovar a nossa gama de SUVs para elevar a experiência de condução, e a próxima geração e-POWER trará novos níveis de requinte e eficiência”, acrescenta Espinosa, que a 1 de abril se tornará CEO da marca. “Este é apenas o início de uma emocionante viagem que temos pela frente”.
O novo Leaf irá partilhar a plataforma modular CMF-EV desenvolvida em colaboração com a Renault e originalmente introduzida no Ariya, o outro SUV compacto da marca — o que deverá traduzir-se efetivamente num habitáculo espaçoso e silencioso e, expectavelmente, também num preço baixo.
Em termos de design, e a avaliar pelas fotografias divulgadas pela marca, as alterações introduzidas no novo Leaf são menos arrojadas.
Com o seu painel dianteiro arredondado e retangular e faróis a toda a largura, o novo Leaf assemelha-se a muitos dos elétricos económicos atualmente no mercado, como o Hyundai Kauai. O Ariya, e até mesmo o Leaf da geração atual, diz o New Atlas, têm muito mais personalidade do que esta nova atualização.
A Nissan encontra-se atualmente em situação delicada, com quedas nas vendas que se prolongaram até 2024 e fluxos de tesouraria a abrandar. Recentemente, a fusão da Nissan com a Honda, que criaria o terceiro maior fabricante automóvel do mundo, fracassou.
Com um preço inferior a 30 000 euros, o Leaf tem sido um dos veículos eléctricos mais acessíveis do mercado. A nova versão terá o seu trabalho dificultado no concorrido segmento dos SUV compactos — mas, diz o Jalopnik, esta é uma batalha que a Nissan não pode nesta altura deixar de travar.
30000 euros é o valor de um carro acessível? Pelo visto mudaram o significado da palavra “acessível”…