O mistério da rádio fantasma num edifício abandonado que continua a emitir desde 1982

chia ying Yang / wikimedia

Há uma rádio fantasma desde o tempo da Guerra Fria a emitir sinais misteriosos, que ninguém consegue desvendar. O edifício está abandonado, mas todas as semanas alguém fala na rádio.

Não muito longe de São Petersburgo, na Rússia, há um portão retangular de ferro. Por trás da porta enferrujada, um mistério com mais de 30 anos continua em atividade. Um conjunto de torres de rádio, num edifício abandonado com redes de energia limitadas.

O local sinistro é o centro de um mistério que volta ao tempo da Guerra Fria: o sítio é tido como o quartel general de uma estação de rádio, a MDZhB“, que, alegadamente, nos tempos que correm não pertence a ninguém.

No entanto, durante 24 horas, todos os dias, durante as últimas três décadas e meia, tem transmitido uma frequência “monótona”, segundo relata a BBC. A cada poucos segundos é ouvido um som que faz lembrar um navio fantasma com o aviso de nevoeiro.

Além disso, cerca de uma ou duas vezes por semana, um homem ou mulher lê umas palavras soltas em russo. E qualquer pessoa, a partir de qualquer parte do mundo, pode ouvir sintonizando o rádio na frequência 4625 kHz.

A BBC fala ainda num enigma feito com o propósito de ter “teorias da conspiração por trás”. A esta rádio, juntam-se duas outras “The Pip” e “Squeaky Wheel”. O mais interessante é que as rádios têm dezenas de milhares de fãs que admitem não fazer ideia do que estão a ouvir.

Na verdade, ninguém sabe. David Stuppples, especialista em sinais inteligentes pela University City, em Londres, confirma que “não há qualquer informação por trás do sinal”.

O que se passa, então?

A teoria é de que a frequência pertença ao Exército militar russo, apesar de estes nunca terem admitido.

Tudo começou no fim da Guerra Fria, com o declínio do comunismo. Hoje, é transmitido a partir de dois locais: o local perto de São Petersburgo e outra localidade perto de Moscovo. Surpreendentemente e contra todas as expectativas, depois do colapso da União Soviética, em vez do fim, a estação de rádio ganhou ainda mais seguidores.

O que não faltam são teorias sobre para a explicar o Buzzer – como é “carinhosamente” conhecida pelos seus seguidores -, desde uma forma de comunicar com os extraterrestres até manter o contacto com os submarinos russos, há de tudo.

O som vibrante é ouvido consecutivamente e, um minuto antes de cada hora, o tom de repetição é substituído por um tom contínuo, que se mantém até que o tom repetitivo volte a soar. Um som que, como o mistério, permanece.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E o que será que acontece se o sinal for silenciado?
    Será coisa boa?
    É bastante falível, mas, e se o sinal tiver complexidade como chave de autenticação e servir de farol para, em caso de, silêncio iniciar alguma ordem?
    Tipo:
    Se o rádio deixar de transmitir, verificar parâmetros x e y e iniciar operações de, sei lá, guerra nuclear?
    A ionização da atmosfera em caso de explosão nuclear podia interferir com a transmissão e ser alarme para tripulantes de submarinos russos por todo o mundo permitindo uma forma passiva e praticamente indetectável de manter contato com a hierarquia.
    A questão é que poderão haver fenomenos naturais que poderiam despoletar os mesmos acontecimentos e lançar a humanidade inadvertidamente no mesmo cenário de holocausto nuclear.
    Enfim, foi só um exercício pseudo intelectual. Não vale a pena levar muito a sério.

  2. Me explique, da onde você tirou a ideia de que a cada 1 ou 2 semanas pôde-se ouvir aquelas mensagens em russo? Isso não acontece desde 2010! Sem contar que isso foi só uma das poucas coisas que já foram ouvidas na rádio UVB-76.. Pesquise mais porque assim vai confundir muita gente..

RESPONDER

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …