O maior vulcão da Europa entrou em erupção

O vulcão Etna, localizado em Itália, entrou em erupção pela terceira vez nos últimos três dias. A actividade, que não representa perigo imediato para a população local, atraiu a atenção do mundo pela espectacularidade das suas imagens.

Ao longo dos últimos três dias, profissionais e amadores observaram o Etna de todos os ângulos possíveis, com objectivo de capturar imagens do fenómeno vulcânico.

Os primeiros indícios de erupção ocorreram a 18 de maio, dia em que a montanha expeliu densas nuvens de cinzas para a atmosfera.

O fenómeno foi fotografado de vários pontos de vista – e até o astronauta Jeff Williams, em órbita da Terra na Estação Espacial Internacional, captou imagens das erupções.

As erupções do Etna não são nada raras. Na verdade, as crateras laterais da montanha produzem erupções a cada três meses.

O Etna é na realidade o vulcão mais activo da Europa e um dos vulcões mais activos do mundo.

Situado na parte oriental da Sicília, em Itália, é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo cerca de 3340 m de altitude, que varia devido às frequentes erupções.

O Etna é também a mais alta montanha de Itália a sul dos Alpes.

A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna também o maior vulcão da Europa, sendo 2,5 vezes maior que o Vesúvio, a 2º maior vulcão do velho continente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos descobrem esqueleto que acreditam pertencer a guerreiro anglo-saxão

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um esqueleto que parece ter pertencido a um guerreiro anglo-saxão. Os especialistas dizem que a descoberta lança uma nova luz sobre a ascensão e queda das tribos locais. O esqueleto foi …

Ana Rita Cavaco ataca plano de inverno (e duvida que Marcelo "tenha ficado mais sossegado")

Ana Rita Cavaco reuniu-se com Marcelo Rebelo de Sousa, mas duvida que o Presidente tenha ficado mais tranquilo após ter ouvido os representantes do setor da Saúde, no Palácio de Belém. Ana Rita Cavaco, presidente da …

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …