O maior vulcão da Europa entrou em erupção

O vulcão Etna, localizado em Itália, entrou em erupção pela terceira vez nos últimos três dias. A actividade, que não representa perigo imediato para a população local, atraiu a atenção do mundo pela espectacularidade das suas imagens.

Ao longo dos últimos três dias, profissionais e amadores observaram o Etna de todos os ângulos possíveis, com objectivo de capturar imagens do fenómeno vulcânico.

Os primeiros indícios de erupção ocorreram a 18 de maio, dia em que a montanha expeliu densas nuvens de cinzas para a atmosfera.

O fenómeno foi fotografado de vários pontos de vista – e até o astronauta Jeff Williams, em órbita da Terra na Estação Espacial Internacional, captou imagens das erupções.

As erupções do Etna não são nada raras. Na verdade, as crateras laterais da montanha produzem erupções a cada três meses.

O Etna é na realidade o vulcão mais activo da Europa e um dos vulcões mais activos do mundo.

Situado na parte oriental da Sicília, em Itália, é o mais alto vulcão da Europa e um dos mais altos do mundo, tendo cerca de 3340 m de altitude, que varia devido às frequentes erupções.

O Etna é também a mais alta montanha de Itália a sul dos Alpes.

A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz do Etna também o maior vulcão da Europa, sendo 2,5 vezes maior que o Vesúvio, a 2º maior vulcão do velho continente.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …

Pela primeira vez, porcos nascem com células de macaco (e morrem uma semana depois)

Pela primeira vez, cientistas chineses criaram pequenos leitões com órgãos que continham células de macaco. Os animais acabaram por morrer todos no espaço de uma semana. Os investigadores travam uma longa batalha para vir a desenvolver …